Os três compostos mais macios para a pista de Sochi
Texto e fotos: Pirelli
Porque escolhemos os pneus
- Duas semanas após os três compostos mais duros terem sido utilizados em Mugello, a Pirelli agora traz os três mais macios para Sochi: C3 como P Zero White Hard, C4 como P Zero Yellow Médio e C5 como P Zero Red Soft.
- A escolha foi feita com base na suavidade do asfalto de Sochi, conhecido por ser relativamente tranquilo com os pneus.
- O clima é geralmente ameno em Sochi e não há muitas curvas de alta, tornando os três pneus mais macios da gama P Zero da F1 a escolha ideal.
Características da pista
- Inaugurado em 2014, o asfalto de Sochi amadureceu gradualmente ao longo dos anos, no entanto a pista ainda é conhecida por oferecer níveis baixos de aderência.
- A escolha dos compostos é, na verdade, um passo mais macio do que no ano passado, quando o C2, C3 e C4 foram selecionados. A maioria dos pilotos parou uma vez em 2019, apenas cinco dos 15 que chegaram ao final pararam duas vezes, isso foi influenciado pelo safety car.
- A curva mais exigente é a três, à esquerda e de raio constante de 750 metros, trabalhando mais fortemente com o pneu dianteiro direito. O restante do circuito é em grande parte composto de curvas de 90 graus de velocidade lenta ou média, dando a sensação de um circuito de rua (a pista foi construída em torno do Parque Olímpico).
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "O GP da Rússia é um dos poucos eventos deste ano a manter seu calendário original, ele acontece na mesma época do ano passado. Optamos por um passo mais macio na escolha dos pneus também para prover maiores velocidades e ter um desafio extra em termos de estratégia. Graças a atual espessura reduzida da banda de rodagem, introduzida pela primeira vez em 2019, a nomeação mais macia de C3, C4 e C5 deve encorajar o uso de todos os três compostos sem que os pilotos tenham que gerenciá-los extensivamente durante toda a corrida. Com a estratégia do ano passado tendo sido fortemente influenciada por neutralizações e os carros de 2020 serem mais rápidos, as equipes certamente terão algumas incógnitas no GP da Rússia deste ano. Dito isso, Sochi exige pouco dos pneus e uma corrida de uma parada ainda deve ser possível, as equipes vão avaliar durante os treinos livres se este ainda é o caminho mais rápido, já que elas optam sempre em fazer um único pit stop".
Pneus indicados para a temporada
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