Gasly consegue a primeira vitória na Fórmula 1 depois da bandeira vermelha, usando os três compostos e contando com o erro de Hamilton e da Mercedes

Texto e fotos: Pirelli

Melhores Momentos

  • Pierre Gasly venceu em Monza usando os três compostos levados pela Pirelli. A bandeira vermelha na volta 26 significava que todos os pilotos poderiam trocar os pneus, então o GP da Itália acabou se transformando em uma corrida de 27 voltas.
  • Lance Stroll, que terminou em terceiro, fez um pit stop a menos, ele foi o único a não parar antes da bandeira vermelha.

  • Lewis Hamilton liderou a corrida desde a pole, mas recebeu um stop-and-go de 10 segundos que cumpriu imediatamente após o reinício da corrida. Com pneus Yellow Médios ele estava em primeiro antes da bandeira vermelha, acabou indo para o fim do pelotão após cumprir a penalidade, chegou em sétimo usando o White Hard na segunda parte da corrida.
  • Uma série de estratégias diferentes de pneus já foram vistas antes da bandeira vermelha, mas quando a corrida foi reiniciada, havia uma seleção ampla de pneus usados, todos os três compostos foram escolhidos no reinício, no entanto, os seis primeiros colocados usaram o pneu Médio na segunda metade da corrida.
  • Não houve mais pit stops após o reinício da corrida, mesmo para aqueles que optaram pelo pneu Red Soft, usado por Esteban Ocon que chegou em oitavo.
  • As condições meteorológicas permaneceram secas e quentes, com 30º ambiente e 41º no reinício da prova.

Como se comportou cada composto

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Todos os nossos compostos tiveram um bom desempenho hoje. A estratégia de corrida foi obviamente dominada e redefinida pela bandeira vermelha. Isso foi precedido por um safety car, o que resultou em um GP altamente incomum e divertido. Efetivamente, tivemos uma corrida rápida de 27 voltas, o que significou que os pilotos tiveram que pensar em controlar seus pneus durante a segunda metade da prova. Parabéns a Pierre Gasly e a AlphaTauri por essa vitória memorável e perfeitamente administrada, bem como Carlos Sainz e a McLaren e Lance Stroll e a Racing Point, que terminaram respectivamente em segundo e terceiro neste incrível GP da Itália, os três primeiros usaram estratégias totalmente diferentes".

Campeonato