Marca mostra aos consumidores como é possÃvel manter melhores condições de uso e prolongar a vida útil da motocicleta com cuidados básicos
Texto e fotos: Mobil™
Quem é apaixonado por moto ou utiliza o veÃculo para trabalho e agilidade no dia a dia, sabe da importância em manter alguns cuidados para conservação. A manutenção da moto passa por vários itens como pneus, freios, bateria e é claro, a lubrificação. Manter boas condições de uso vai muito além da troca de óleo do motor dentro do prazo recomendado.
É importante cuidar de cada um dos componentes para prolongar a vida útil dos itens da motocicleta e evitar acidentes. A Mobil™, presente há mais de 100 anos no Brasil e pioneira no mercado de lubrificantes para motos, ressalta a importância da manutenção. Com uma linha completa de produtos auxiliares Mobil Super Moto que cuidam de cada um dos componentes da motocicleta, a marca mostra quais as peças que precisam de atenção especial e qual produto especÃfico deve ser usado. A linha traz também mudanças nos rótulos, onde foi feita uma adequação para que as informações mais importantes ficassem evidentes no momento da compra.
Garfo da motocicleta
Fundamental para o bom funcionamento da moto, o garfo da motocicleta é formado por tubos cilÃndricos de aço inoxidável, acoplados à parte interior de outros dois tubos, de material diferente, que possuem diâmetro maior e são mais resistentes. O conjunto deve estar sempre em boas condições para manter a estabilidade as irregularidades da pista e garantir a segurança de quem pilota. A manutenção pode ser realizada com o Fluido para Garfos (Fork Oil). O produto é o fluido hidráulico recomendado pela Honda e proporciona maior vida útil ao equipamento. O fluido conta ainda com pacote de aditivos que proporcionam caracterÃsticas anti-desgastantes e inibidores de ferrugem, com viscosidade própria para o clima do Brasil, proporcionando ótimo desempenho em altas e baixas temperaturas.
Freios
Ter um bom sistema de freios é primordial para as motocicletas. Por ter apenas dois pontos de contato com o solo, manter a manutenção desses elementos é de extrema importância, principalmente para evitar acidentes e trazer maior segurança e proteção ao motociclista. O Fluido para Freios da MobilTM (Brake Fluid) é recomendado pela Honda. Com alta resistência à oxidação, alto desempenho e segurança nas frenagens, o produto faz com que sejam reduzidos os custos de manutenção e oferece um ótimo desempenho em condições extremas, na alta velocidade e temperatura. Ele é recomendado para ser utilizado em sistemas hidráulicos de freios a disco, protegendo todo o sistema de frenagem.
Correntes
A corrente é o componente responsável por transmitir a potência para a roda e o único ponto de conexão entre a caixa de câmbio e o cubo da roda traseira. A peça é fundamental para o funcionamento da motocicleta e exige uma atenção redobrada na manutenção. Por estar constantemente exposta a sujeiras, que podem se prender a corrente, os detritos podem contribuir para a corrosão da peça. O Lubrificante para Correntes (Chain Lube), é de fácil aplicação, pelo formato spray e tem uma ótima aderência. Além de proteger, o produto evita respingos, acúmulo de poeira e o desgaste e corrosão dos elos da corrente. É resistente a alta velocidade e temperatura.
A Graxa para Motocicletas (Grease) é outro material que pode ser usado na lubrificação geral de várias partes da moto, inclusive correntes. Resistente à oxidação e à água, o produto proporciona proteção por mais tempo e é indicado para amplas faixas de temperatura, rotação e carga. Sua boa consistência e estabilidade estrutural, permite as condições de uso por mais tempo, aumentando a vida útil dos componentes da moto e gerando menos custo de manutenção.
Para identificar o momento correto para a troca dos produtos é extremamente importante verificar o manual da moto e seguir as recomendações, realizando as revisões e manutenções com as quilometragens indicadas. No caso do Fluido para Garfo (Break Fluid) e o Fluido para Freios (Fork Oil), é necessário verificar o que o manual da moto recomenda e a quilometragem correta para a verificação da troca desses produtos. Como por exemplo na moto Honda CG 160 cc Titan, o manual especifica que a troca do Fluido para Garfos (Fork Oil) deve ser realizada a cada 24.000 km e é necessário que a verificação seja feita a cada 6.000 km. Já o Fluido para Freios (Brake Fluid) também deve ser verificado a cada 6.000 km e a troca deve acontecer a cada 2 anos (por uma mão de obra especializada). O manete do freio e sua articulação devem ser lubrificados a cada 24.000 km. É muito importante destacar que é necessário aumentar a periodicidade na verificação dos componentes e a frequência de troca dos produtos quando a motocicleta é submetida à condições severas como muita poeira, lama e umidade. Quanto ao Lubrificantes para Correntes (Chain Lube) e a Graxa para Motocicletas (Grease) o ideal é que seja realizada a aplicação a cada revisão da moto, desta forma ela vai rodar melhor e por muito mais tempo.
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