Duas seleções de pneus diferentes para a rodada dupla de Silverstone
Texto e fotos: Pirelli
Porque escolhemos os pneus
- Teremos duas seleções de pneus diferentes para a rodada dupla de Silverstone. O GP da Grã-Bretanha neste fim de semana, apoiado pela Pirelli, terá o composto C1 como P Zero White Hard, o C2 como P Zero Yellow Medio, e o C3 como P Zero Red Soft. O Grande Prêmio do 70º aniversário, uma semana depois, será um passo mais macio: C2 será o Hard, C3 será o Medio e C4 será o Soft. Isso cria uma história na Fórmula 1: a primeira vez em que acontece duas indicações diferentes de pneus para uma rodada dupla no mesmo local.
- Essa escolha foi feita para adicionar um elemento de imprevisibilidade de uma corrida para a próxima, com as equipes tendo que repensar suas estratégias para o segundo fim de semana de Silverstone.
- Durante a primeira meia hora de FP2 no Grande Prêmio do 70º aniversário, todas as equipes testarão pneus slick protótipos de 13 polegadas não marcados para o próximo ano, de acordo com um plano de corrida que será definido pela Pirelli. Isso validará o desenvolvimento de pneus para 2021: a temporada final de 13 polegadas na F1.
Características da pista
- Silverstone é a primeira corrida do ano em que haverá um teste realmente severo dos pneus, e é por isso também que é a primeira corrida de 2020 em que o composto C1 mais duro será visto. Isso se deve às altas demandas de curvas longas e rápidas, como visto no complexo Maggots e Becketts, onde os pneus ficam com sob forças G constantes.
- Silverstone foi recapeada duas vezes nos últimos dois anos. Em comparação ao ano passado, a superfície deve estar um pouco mais madura e menos oleosa à medida que o betume se estabiliza. A aspereza da pista é média quando se comparada a os outros circuitos vistos no calendário.
Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Com duas corridas no mesmo local, em uma pista que as equipes conhecem bem, era importante tentar inserir um elemento adicional para a segunda corrida, e é por isso que estamos dando um passo com os pneus mais macios no Grande Prêmio do 70º Aniversário. A nomeação do primeiro GP foi a mesma que tivemos no ano passado, o que, em termos gerais, deve criar entre um e dois pit stops. Para a segunda corrida, dependendo da estratégia de cada piloto, poderemos ver, principalmente, duas paradas. Colher dados sobre o C4, que enfrentará um grande desafio em Silverstone, será a chave para a segunda corrida, enquanto as equipes obviamente já terão muitas informações sobre o C2 e o C3. Silverstone é caracterizado por grandes cargas laterais que colocam bastante energia nos pneus, por isso, evitar o superaquecimento e o gerenciar as degradações serão especialmente importantes. Finalmente, nossos pneus para 2021 serão validados em um teste de meia hora em Silverstone com todas as equipes, portanto, há muito o que focar nesses dois finais de semana".
Pneus indicados para a temporada
0 Comentários