Fórmula 1 começa com a Mercedes na frente de pneus macios

Texto e fotos: Pirelli


Diferença entre os compostos

Resumo dos pneus da sexta-feira
  • O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, foi o mais rápido nos dois treinos livres usando o pneu P Zero macio vermelho, batendo o tempo equivalente no ano passado em ambas as sessões. Seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, foi o segundo no TL1 e no TL2.
  • A Ferrari decidiu não usar os pneus macios no TL1, usando-os só no TL2, com Sebastian Vettel classificado em quarto lugar no geral.
  • A equipe mais rápida fora a Mercedes hoje foi a Racing Point, com Sergio Perez em terceiro no geral no TL2, também com o pneu macio.
  • Os pneus P Zero de 18 polegadas da Pirelli estrearam hoje em uma competição de sucesso nos treinos livres e na qualificação para a Fórmula 2. A Fórmula 1 adotará o mesmo tamanho de aro em 2022.

Mario Isola - Gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Como esperado, houve uma diferença relativamente pequena em termos de desempenho entre os três compostos no Red Bull Ring, com uma volta curta que é coberta em pouco mais de um minuto. Apesar de muito tempo desde a última vez que os pilotos foram à pista, os tempos mais rápidos nos dois treinos livres de hoje foram ligeiramente mais velozes do que seus equivalentes no ano passado, confirmando o desenvolvimento dos carros com exatamente os mesmos pneus de 2019. Houve muita evolução da pista, após ter chovido durante a noite, o que levou os pneus intermediários a serem usados brevemente no FP1. Com mais equipes brigando pelo top 10, é mais provável que o macio seja necessário para garantir uma chance de progredir para o Q3, e é provavelmente por isso que vimos muitos pilotos se concentrando em simulações de corrida com o pneu macio, bem como o médio, hoje. Em um circuito tão equilibrado como o Red Bull Ring, o menor detalhe contará ainda mais do que o normal".