Companhia destaca algumas dicas para preservar o veĂ­culo mesmo com o baixo uso devido ao distanciamento social

Texto e fotos: MAPFRE

Durante essas semanas em que muitas famĂ­lias se recolheram em suas casas devido Ă  pandemia do novo coronavĂ­rus, o carro acaba sendo menos utilizado. Para evitar que o veĂ­culo apresente problemas em peças e sistemas, Ă© preciso atenĂ§Ă£o a alguns detalhes, para nĂ£o ficar na mĂ£o na retomada Ă  rotina ou em alguma emergĂªncia.

  1. DĂª partida no motor: ligar o carro pelo menos uma vez por semana, por volta de 10 minutos, jĂ¡ Ă© suficiente para manter as peças mecĂ¢nicas lubrificadas e a bateria ativa. Esta prĂ¡tica deve ser realizada em garagens abertas e bem ventiladas, se o veĂ­culo ficar em uma garagem fechada, recomenda-se que o usuĂ¡rio dĂª uma volta no quarteirĂ£o com o veĂ­culo. Em hipĂ³tese alguma realize o procedimento em garagens fechadas, pois os gases do escapamento sĂ£o tĂ³xicos e pode causar envenenamento por monĂ³xido de carbono. Rodar com o veĂ­culo Ă© importante para que todos os sistemas que compõem a parte eletrĂ´nica funcionem de forma adequada.
  2. Os pneus devem ser observados: se houver espaço na garagem ou estacionamento coletivo, dirija um pouco o carro para evitar a deformaĂ§Ă£o dos pneus - importante tambĂ©m os manter calibrados na pressĂ£o mĂ¡xima recomendada pelo fabricante, jĂ¡ que o veĂ­culo permanecerĂ¡ parado.
  3. Fluidos e filtros precisam seguir em dia: verificar o estado dos filtros e os nĂ­veis dos fluidos necessĂ¡rios para o bom funcionamento sĂ£o imprescindĂ­veis para prevenir a deterioraĂ§Ă£o de peças internas. É aconselhĂ¡vel ainda manter o tanque de combustĂ­vel cheio. Lembre-se que os fluidos sĂ£o trocados quando o veĂ­culo atingir a quantidade de quilĂ´metros previsto pelo fabricante de Ă³leo e/ou montadora mais tambĂ©m pelo tempo decorrido da Ăºltima troca, o que chegar primeiro.
  4. Cuidado aos sistemas elĂ©tricos e eletrĂ´nicos: alĂ©m da parte mecĂ¢nica, os componentes elĂ©tricos e eletrĂ´nicos devem ser ativados periodicamente, como vidros elĂ©tricos, painĂ©is, ar condicionado, controles de regulagem de assentos e espelhos e cĂ¢meras de rĂ©.
  5. Seguro garante total conforto: em casos de pane a MAPFRE estĂ¡ preparada para prestar uma sĂ©rie de assistĂªncias e ainda proteger contra colisĂ£o, roubos, furtos ou danos a terceiros, por exemplo.

Para o diretor de Provedores, Tulio Dias Carvalho, mesmo estando com o veĂ­culo parado na garagem e depois de seguir todas essas orientações, Ă© importante manter este bem protegido. "Os segurados da MAPFRE seguem contando com todas as assistĂªncias contratadas em casos de emergĂªncia. Entre março e abril a MAPFRE jĂ¡ prestou cerca de 65 mil serviços de assistĂªncia, tendo como destaque, mais de 23 mil auxĂ­lios mecĂ¢nicos. A companhia tambĂ©m concedeu benefĂ­cios aos clientes em perĂ­odo de renovaĂ§Ă£o, adotando as mesmas tarifas do ano passado em apĂ³lices que mantiveram o veĂ­culo e as coberturas contratadas anteriormente. TambĂ©m permitiu parcelamento do pagamento sem cobrança de juros", pontua.