O sedã tem um powertrain novo e muito nervoso, acredite, é um carro bastante econômico

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Quando se fala em motor 2.0, aspirado e que equipa um sedã de tamanho generoso, geralmente os cabelos ficam arrepiados só de pensar na conta de combustível no fim do mês, com o Corolla XEi não é assim.


Durante uma semana eu pude avaliar com cuidado esse novo modelo lançado no ano passado junto com a versão Híbrida, que você pode conhecer AQUI, ele chega com um novo motor flex, a idéia é trazer de volta os adoradores de sedãs que andavam sumidos esses tempos, este estava abastecido com Etanol.


O Corolla XEi tem o desenho externo renovado, na frente se destaca a “boca” enorme de sua grade dianteira, o conjunto óptico de desenho longo e angular lembra sua origem oriental, todos em LED, incluindo os faróis de neblina e as luzes diurnas. É um carro bonito com linhas bem marcadas nas laterais, a traseira tem um novo desenho e as novas lanternas inteiras em LED, roda de liga leve de 17”, teto solar elétrico com função antiesmagamento, ele está mais comprido e mais largo.


O conjunto mecânico do Corolla XEi apresenta o novo motor 2.0L Dynamic Force que é 15% mais potente e 9% mais eficiente que seu antecessor, tem injeção direta, Dual VVT-iE, 16V DOHC, são 177 cv com etanol, 169 cv com gasolina e torque de 21,4 Kgf.m com qualquer combustível, para acompanhar, transmissão Direct Shift de 10 marchas com Paddle Shift e modo de condução SPORT.


No trecho urbano ele é um carro muito ágil, confortável, mesmo com seu tamanho generoso as manobras, sejam elas de estacionamento ou mudança de faixa em avenidas, são realizadas com muita precisão. Com transito pesado e ar-condicionado funcionando a todo vapor, a média de consumo dentro da cidade, segundo dados do computador de bordo, ficou em ótimos 8,5 km/l, ainda estavam mais duas pessoas a bordo.


Na estrada o Corolla XEi é realmente o que a Toyota sempre afirma em suas campanhas, ele realmente entrega tudo o que promete, entre seus principais equipamentos está o sistema multimídia Toyota Play+ com tela sensível ao toque de 8", rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth® e conexão para smartphones e tablets Android Auto® e Apple CarPlay®. O computador de bordo tem visor multifunção e tela TFT de 4,2” digital e colorida, indicador ECO driving, Start Button/Push Start, Smart Entry e ar-condicionado automático digital com filtro antipólen. Viajar nesse sedã é ter uma sensação completamente diferente, com o centro de gravidade mais baixo, a suspensão traseira mais rígida e um novo isolamento acústico, ele está mais na mão e a sua performance é muito melhor que da geração anterior.


Os equipamentos de segurança ativa são mais modernos: sete airbags, câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia, faróis com acendimento automático e ajuste de altura. As obrigatórias VSC, TRC, HAC se juntam ao Toyota Safety Sense (TSS) que inclui o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System - LDA), Faróis altos automáticos (AHB) e o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo detectam veículos, calcula o espaço entre os dois e ajusta a velocidade para ajudar a manter a distância determinada do carro da frente.


Na estrada o Corolla XEi é o rei, nada abala a confiança deste sedã absolutamente incrível criado em 1966 e que está na 12ª geração. Ele praticamente não troca de marcha mesmo usando o ACC, só quando você quer dar uma “ajudinha” acelerando um pouco mais, aí é que ele dá aquela resmungada típica de quem precisa reduzir uma ou duas marchas.


Fui até Alphaville visitar amigos, o caminho pela rodovia Castelo Branco tem velocidade máxima de 100 km/h que ele atinge rapidamente e sem reclamar. A eficiência e economia de combustível são muito marcantes, segundo dados do computador de bordo, a média de consumo com três pessoas a bordo, ar-condicionado ligado, alguma bagagem e andando na velocidade da rodovia ficou em ótimos 11,5 km/l.


O Corolla XEi tem preço inicial sugerido de R$ R$ 114.090, está no Ciclo Toyota, tem seis cores para escolher, 5 anos de garantia, revisões com preço fechado, assistência 24 horas, revisão expressa, vários acessórios originais e a sensação de dirigir o melhor sedã fabricado no Brasil e que é sucesso no mundo.


Ficha Técnica



Equipamentos