O sedĂ£ tem um powertrain novo e
muito nervoso, acredite, Ă© um carro bastante econĂ´mico
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
Quando se fala em motor 2.0,
aspirado e que equipa um sedĂ£ de tamanho generoso, geralmente os cabelos ficam
arrepiados sĂ³ de pensar na conta de combustĂvel no fim do mĂªs, com o Corolla XEi nĂ£o Ă© assim.
Durante uma semana eu pude avaliar com cuidado esse novo modelo lançado no ano passado junto com a versĂ£o HĂbrida, que vocĂª pode conhecer AQUI, ele chega com um novo motor flex, a idĂ©ia Ă© trazer de volta os adoradores de sedĂ£s que andavam sumidos esses tempos, este estava abastecido com Etanol.
O Corolla XEi tem o desenho externo renovado, na frente se destaca a “boca” enorme de sua grade dianteira, o conjunto Ă³ptico de desenho longo e angular lembra sua origem oriental, todos em LED, incluindo os farĂ³is de neblina e as luzes diurnas. É um carro bonito com linhas bem marcadas nas laterais, a traseira tem um novo desenho e as novas lanternas inteiras em LED, roda de liga leve de17” , teto solar elĂ©trico com
funĂ§Ă£o antiesmagamento, ele estĂ¡ mais comprido e mais largo.
O conjunto mecĂ¢nico do Corolla XEi apresenta o novo motor 2.0L Dynamic Force que Ă© 15% mais potente e 9% mais eficiente que seu antecessor, tem injeĂ§Ă£o direta, Dual VVT-iE, 16V DOHC, sĂ£o 177 cv com etanol, 169 cv com gasolina e torque de 21,4 Kgf.m com qualquer combustĂvel, para acompanhar, transmissĂ£o Direct Shift de 10 marchas com Paddle Shift e modo de conduĂ§Ă£o SPORT.
No trecho urbano ele Ă© um carro muito Ă¡gil, confortĂ¡vel, mesmo com seu tamanho generoso as manobras, sejam elas de estacionamento ou mudança de faixa em avenidas, sĂ£o realizadas com muita precisĂ£o. Com transito pesado e ar-condicionado funcionando a todo vapor, a mĂ©dia de consumo dentro da cidade, segundo dados do computador de bordo, ficou em Ă³timos 8,5 km/l, ainda estavam mais duas pessoas a bordo.
Na estrada o Corolla XEi Ă© realmente o que a Toyota sempre afirma em suas campanhas, ele realmente entrega tudo o que promete, entre seus principais equipamentos estĂ¡ o sistema multimĂdia Toyota Play+ com tela sensĂvel ao toque de 8", rĂ¡dio AM/FM, funĂ§Ă£o MP3, entrada USB, Bluetooth® e conexĂ£o para smartphones e tablets Android Auto® e Apple CarPlay®. O computador de bordo tem visor multifunĂ§Ă£o e tela TFT de4,2”
digital e colorida, indicador ECO driving, Start Button/Push Start, Smart Entry
e ar-condicionado automĂ¡tico digital com filtro antipĂ³len. Viajar nesse sedĂ£ Ă© ter uma sensaĂ§Ă£o completamente diferente, com o centro de gravidade mais baixo,
a suspensĂ£o traseira mais rĂgida e um novo isolamento acĂºstico, ele estĂ¡ mais na mĂ£o e a sua performance Ă©
muito melhor que da geraĂ§Ă£o anterior.
Os equipamentos de segurança ativa sĂ£o mais modernos: sete airbags, cĂ¢mera de rĂ© com linhas de distĂ¢ncia com projeĂ§Ă£o na central multimĂdia, farĂ³is com acendimento automĂ¡tico e ajuste de altura. As obrigatĂ³rias VSC, TRC, HAC se juntam ao Toyota Safety Sense (TSS) que inclui o Sistema de PrĂ©-ColisĂ£o Frontal (PCS), Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System - LDA), FarĂ³is altos automĂ¡ticos (AHB) e o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), o radar de ondas milimĂ©tricas montado na grade frontal e a cĂ¢mera projetada a bordo detectam veĂculos, calcula o espaço entre os dois e ajusta a velocidade para ajudar a manter a distĂ¢ncia determinada do carro da frente.
Na estrada o Corolla XEi Ă© o rei, nada abala a confiança deste sedĂ£ absolutamente incrĂvel criado em 1966 e que estĂ¡ na 12ª geraĂ§Ă£o. Ele praticamente nĂ£o troca de marcha mesmo usando o ACC, sĂ³ quando vocĂª quer dar uma “ajudinha” acelerando um pouco mais, aĂ Ă© que ele dĂ¡ aquela resmungada tĂpica de quem precisa reduzir uma ou duas marchas.
Fui atĂ© Alphaville visitar amigos, o caminho pela rodovia Castelo Branco tem velocidade mĂ¡xima de100 km/h
que ele atinge rapidamente e sem reclamar. A eficiĂªncia e economia de combustĂvel
sĂ£o muito marcantes, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia de consumo
com trĂªs pessoas a bordo, ar-condicionado ligado, alguma bagagem e andando na
velocidade da rodovia ficou em Ă³timos 11,5 km/l.
O Corolla XEi tem preço inicial sugerido de R$ R$ 114.090, estĂ¡ no Ciclo Toyota, tem seis cores para escolher, 5 anos de garantia, revisões com preço fechado, assistĂªncia 24 horas, revisĂ£o expressa, vĂ¡rios acessĂ³rios originais e a sensaĂ§Ă£o de dirigir o melhor sedĂ£ fabricado no Brasil e que Ă© sucesso no mundo.
Durante uma semana eu pude avaliar com cuidado esse novo modelo lançado no ano passado junto com a versĂ£o HĂbrida, que vocĂª pode conhecer AQUI, ele chega com um novo motor flex, a idĂ©ia Ă© trazer de volta os adoradores de sedĂ£s que andavam sumidos esses tempos, este estava abastecido com Etanol.
O Corolla XEi tem o desenho externo renovado, na frente se destaca a “boca” enorme de sua grade dianteira, o conjunto Ă³ptico de desenho longo e angular lembra sua origem oriental, todos em LED, incluindo os farĂ³is de neblina e as luzes diurnas. É um carro bonito com linhas bem marcadas nas laterais, a traseira tem um novo desenho e as novas lanternas inteiras em LED, roda de liga leve de
O conjunto mecĂ¢nico do Corolla XEi apresenta o novo motor 2.0L Dynamic Force que Ă© 15% mais potente e 9% mais eficiente que seu antecessor, tem injeĂ§Ă£o direta, Dual VVT-iE, 16V DOHC, sĂ£o 177 cv com etanol, 169 cv com gasolina e torque de 21,4 Kgf.m com qualquer combustĂvel, para acompanhar, transmissĂ£o Direct Shift de 10 marchas com Paddle Shift e modo de conduĂ§Ă£o SPORT.
No trecho urbano ele Ă© um carro muito Ă¡gil, confortĂ¡vel, mesmo com seu tamanho generoso as manobras, sejam elas de estacionamento ou mudança de faixa em avenidas, sĂ£o realizadas com muita precisĂ£o. Com transito pesado e ar-condicionado funcionando a todo vapor, a mĂ©dia de consumo dentro da cidade, segundo dados do computador de bordo, ficou em Ă³timos 8,5 km/l, ainda estavam mais duas pessoas a bordo.
Na estrada o Corolla XEi Ă© realmente o que a Toyota sempre afirma em suas campanhas, ele realmente entrega tudo o que promete, entre seus principais equipamentos estĂ¡ o sistema multimĂdia Toyota Play+ com tela sensĂvel ao toque de 8", rĂ¡dio AM/FM, funĂ§Ă£o MP3, entrada USB, Bluetooth® e conexĂ£o para smartphones e tablets Android Auto® e Apple CarPlay®. O computador de bordo tem visor multifunĂ§Ă£o e tela TFT de
Os equipamentos de segurança ativa sĂ£o mais modernos: sete airbags, cĂ¢mera de rĂ© com linhas de distĂ¢ncia com projeĂ§Ă£o na central multimĂdia, farĂ³is com acendimento automĂ¡tico e ajuste de altura. As obrigatĂ³rias VSC, TRC, HAC se juntam ao Toyota Safety Sense (TSS) que inclui o Sistema de PrĂ©-ColisĂ£o Frontal (PCS), Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System - LDA), FarĂ³is altos automĂ¡ticos (AHB) e o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), o radar de ondas milimĂ©tricas montado na grade frontal e a cĂ¢mera projetada a bordo detectam veĂculos, calcula o espaço entre os dois e ajusta a velocidade para ajudar a manter a distĂ¢ncia determinada do carro da frente.
Na estrada o Corolla XEi Ă© o rei, nada abala a confiança deste sedĂ£ absolutamente incrĂvel criado em 1966 e que estĂ¡ na 12ª geraĂ§Ă£o. Ele praticamente nĂ£o troca de marcha mesmo usando o ACC, sĂ³ quando vocĂª quer dar uma “ajudinha” acelerando um pouco mais, aĂ Ă© que ele dĂ¡ aquela resmungada tĂpica de quem precisa reduzir uma ou duas marchas.
Fui atĂ© Alphaville visitar amigos, o caminho pela rodovia Castelo Branco tem velocidade mĂ¡xima de
O Corolla XEi tem preço inicial sugerido de R$ R$ 114.090, estĂ¡ no Ciclo Toyota, tem seis cores para escolher, 5 anos de garantia, revisões com preço fechado, assistĂªncia 24 horas, revisĂ£o expressa, vĂ¡rios acessĂ³rios originais e a sensaĂ§Ă£o de dirigir o melhor sedĂ£ fabricado no Brasil e que Ă© sucesso no mundo.
Ficha TĂ©cnica
0 ComentĂ¡rios