A pick-up equipada com motor Flex Ă© Ă³tima na cidade, estrada e campo

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: FCA

NĂ£o Ă© sempre que se pode desfilar com um automĂ³vel muito bem pensado e construĂ­do como esta pick-up, o Fiat Toro (sim, Ă© masculino!) estreou tropeçando, mas conseguiu em pouquĂ­ssimo tempo resolver todos os problemas que assombravam os consumidores e a fabricante, ela usa a mesma plataforma do Jeep Renegade, outro sucesso da marca.


Durante o perĂ­odo que eu utilizei o Toro Volcano deu para notar a evoluĂ§Ă£o que os “carros de trabalho” tiveram no quesito conforto, segurança e conectividade. O desenho moderno ganhou novo pĂ¡ra-choque com overbumper, ficou mais sofisticado e agrada muito mais aos olhos.


A parte mecĂ¢nica Ă© muito robusta, o modelo que eu avaliei estava abastecido com etanol, o motor Ă© o 2.4 com 186 CV de potĂªncia e 24,9 kgfm de torque, cĂ¢mbio automĂ¡tico de nove marchas.


Mesmo com esse tamanho todo de motor, nĂ£o Ă© um veĂ­culo gastĂ£o, o Toro Volcano foi muito generoso na cidade, consegui fazer a mĂ©dia de 6,5 km/l, segundo dados do computador de bordo, viajando com trĂªs pessoas e ar-condicionado ligado. É um veĂ­culo muito bom de dirigir, confortĂ¡vel e o silencio interno Ă© uma das suas marcas mais fortes.


As trocas de marchas sĂ£o muito raras, ele praticamente roda o tempo todo nas ruas e avenidas em 5ª, as reduções sĂ£o raras e as subidas mais constantes, seu tamanho generoso nĂ£o Ă© empecilho para se estacionar ou mesmo fazer manobras menos convencionais, como colocar em uma vaga de rĂ©, os sensores, espelhos e a cĂ¢mera sĂ£o fundamentais e dĂ£o aquela força.


O Toro Volcano teve em sua construĂ§Ă£o uma enorme preocupaĂ§Ă£o com o conforto, tecnologia e conectividade, tem uma nova central multimĂ­dia de 7" com entradas USB e auxiliar, Bluetooth, GPS integrado e computador de bordo com sistemas de monitoramento de todo o carro.


Mas o que Ă© realmente muito bom fazer com o Toro Volcano Ă© dirigir na estrada, o motor forte faz muita diferença na manutenĂ§Ă£o da velocidade. Indo de SĂ£o Paulo atĂ© Campinas pela Rodovia dos Bandeirantes com quatro pessoas a bordo, atingir e manter a velocidade limite da estrada nĂ£o Ă© trabalho nenhum, o conforto e a segurança para todos os passageiros Ă© enorme.


Uma das grandes qualidades que a Fiat coloca em seus modelos mais sofisticados Ă© o controle total de todos os sistemas e aparelhos no volante. Usar a parte da frente e de trĂ¡s para instalar botões de ajustes e seleĂ§Ă£o Ă© um enorme facilitador para o motorista, a dimensĂ£o generosa do automĂ³vel no seu interior muitas vezes dificulta o acesso ao rĂ¡dio, por exemplo, mas tudo se resolve se estiver perto das mĂ£os, ao alcance dos dedos. Outra coisa que facilita demais Ă© ter no visor do painel todas as informações selecionĂ¡veis, com isso nĂ£o Ă© preciso tirar os olhos da pista por muito tempo.


O Toro Volcano viaja praticamente o tempo todo em 9ª marcha, raramente existe uma reduĂ§Ă£o mesmo quando Ă© necessĂ¡rio pisar mais um pouco por conta de uma ultrapassagem. Controlando a velocidade no pĂ© ou mesmo no Cruise Control, o consumo de combustĂ­vel foi muito melhor do que eu esperava, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em 10,5 km/l, isso andando perto dos 120 km/h, velocidade mĂ¡xima permitida na rodovia.


Toro Volcano tem preço sugerido de R$ 127.990, nove cores para escolher, pacote de opcionais e de acessĂ³rios para personalizaĂ§Ă£o, garantia de trĂªs anos, plano de financiamento com serviços, RevisĂ£o Sob Medida, AssistĂªncia 24 Horas, jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias da Fiat para agendar Test Drive e acabar com aquela impressĂ£o de que carro bonito Ă© fraco, nĂ£o se engane!


Ficha TĂ©cnica