Falha no catalisador, componente responsĂ¡vel por converter atĂ© 98% dos gases tĂ³xicos da combustĂ£o, pode ser identificada por uma luz acesa no painel

Texto e fotos: Umicore

No Brasil, desde 2010 Ă© obrigatĂ³rio que todos os veĂ­culos venham com um sistema de autodiagnĂ³stico chamado OBD, o que jĂ¡ acontecia nos Estados Unidos e na Europa ainda na dĂ©cada de 1990.  Sigla para On Board Diagnostics, essa tecnologia chegou ao PaĂ­s em sua segunda geraĂ§Ă£o, o OBD II, que Ă© ligado Ă  central eletrĂ´nica do carro, e faz acender as luzes de alerta no painel, indicando que o carro precisa passar por uma avaliaĂ§Ă£o e manutenĂ§Ă£o.


A diagnose do OBD avalia todos os componentes que influenciam nas emissões do carro e possibilita a leitura e transmissĂ£o dos mais diversos tipos de dados, tendo, inclusive, um cĂ³digo de falha especĂ­fico para o desgaste acentuado do catalisador. No painel, um problema neste componente pode fazer acender a luz de alerta da injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica, que tem o formato de um pequeno motor.

A luz de alerta da injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica pode indicar falha no catalisador
Assim, o diagnĂ³stico eletrĂ´nico, alĂ©m de agilizar a reparaĂ§Ă£o, ajudou a reduzir os custos de investigaĂ§Ă£o de problemas nos carros em oficinas. Sua funĂ§Ă£o estĂ¡ diretamente ligada com a necessidade do controle de emissĂ£o de poluentes e do correto funcionamento do sistema de injeĂ§Ă£o eletrĂ´nica. “O catalisador Ă© projetado para durar no mĂ­nimo 80 mil quilĂ´metros. PorĂ©m, pode permanecer em boas condições por mais tempo e ter uma longa vida Ăºtil se houver a boa manutenĂ§Ă£o do veĂ­culo, incluindo a troca do Ă³leo dentro do prazo, inspeĂ§Ă£o das velas de igniĂ§Ă£o e uso de combustĂ­vel de qualidade. Qualquer alteraĂ§Ă£o deve ser investigada, com auxĂ­lio do OBD”, afirma ClĂ¡udio Furlan, gerente de Marketing & Vendas da Umicore, empresa especialista em tecnologias para reduĂ§Ă£o de emissões tĂ³xicas e uma das principais fabricantes de catalisadores automotivos do mundo.
Entretanto, se esses passos nĂ£o forem seguidos, a vida Ăºtil do catalisador pode ser abreviada e, assim, alĂ©m de permitir a emissĂ£o de gases tĂ³xicos, compromete o funcionamento do motor. Entre os principais sinais de mau funcionamento estĂ£o o aumento de consumo, ruĂ­dos anormais e reduĂ§Ă£o no desempenho do carro. “A falta de manutenĂ§Ă£o do veĂ­culo Ă© o principal fator que pode gerar problemas no componente. A falha de peças do sistema de igniĂ§Ă£o e de injeĂ§Ă£o, por exemplo, alĂ©m do uso de combustĂ­vel de mĂ¡ qualidade e de aditivos e fluĂ­dos nĂ£o especificados pela montadora, podem prejudicar o catalisador e, em alguns casos, atĂ© comprometer definitivamente a aĂ§Ă£o do componente”, alerta Miguel Zoca, gerente de AplicaĂ§Ă£o de Produto da Umicore.