Zero emissões na cidade e autonomia elevada fora das Ă¡reas urbanas

Texto e fotos: DAF

A DAF Caminhões iniciou testes de campo com o CF Hybrid, na Holanda, com o objetivo de ganhar experiĂªncia na utilizaĂ§Ă£o diĂ¡ria do veĂ­culo. A transportadora holandesa Peter Appel estĂ¡ utilizando dois destes caminhões inovadores para o abastecimento de supermercados no centro dos PaĂ­ses Baixos. O DAF CF Hybrid Ă© 100% elĂ©trico em Ă¡reas urbanas e utiliza tecnologia diesel limpa fora da cidade. O caminhĂ£o inovador combina o melhor dos dois mundos ao proporcionar uma conduĂ§Ă£o "zero emissões" na cidade, enquanto garante autonomia elevada e flexibilidade fora das Ă¡reas urbanas.


Os caminhões DAF CF Hybrid Innovation estĂ£o equipados com o motor a diesel PACCAR MX-11 de 10,8 litros (330 kW/450 cv) extremamente eficiente, um motor elĂ©trico ZF (75 kW/100 CV, potĂªncia de pico: 130 kW/175 cv) e uma caixa de velocidades ZF TraXon especial para grupos motopropulsores hĂ­bridos.

Carregamento durante a conduĂ§Ă£o ou em uma estaĂ§Ă£o de carregamento
O motor elĂ©trico recebe energia de uma bateria de 85 kWh, que recarrega quando o motor a diesel Ă© utilizado. Durante o funcionamento a diesel, o motor elĂ©trico funciona como um alternador e fornece energia Ă  bateria. No futuro, tambĂ©m serĂ¡ possĂ­vel carregar a bateria numa estaĂ§Ă£o de carregamento rĂ¡pido. Quando a bateria estĂ¡ totalmente carregada, o DAF CF Hybrid (dependendo do peso total do conjunto de caminhĂ£o e implemento) tem uma autonomia elĂ©trica de 30 km a 50 km, o que Ă© suficiente para entrar e sair de Ă¡reas urbanas sem produzir quaisquer emissões de escape.

GestĂ£o inteligente da energia
Fora da cidade, o CF Hybrid Ă© alimentado pelo eficiente e limpo motor a diesel PACCAR MX-11, que proporciona uma autonomia elevada. AlĂ©m disso, a tecnologia hĂ­brida proporciona poupança adicional no consumo de combustĂ­vel, graças Ă  gestĂ£o inteligente de energia. A energia gerada pelo freio motor, bem como o controle da velocidade em descidas, Ă© utilizada pelo motor elĂ©trico para suportar o motor a diesel. Isso Ă© vantajoso em termos de consumo de combustĂ­vel e emissões de CO2.

Adequado para viagens mais longas
"Em conjunto com o nosso cliente, Albert Heijn, estamos sempre Ă  procura de formas de reduzir a nossa emissĂ£o de CO2", afirma Marcel Pater, gestor de frotas da Peter Appel Transport, que possui um total de 680 caminhões. "Embora os caminhões elĂ©tricos sejam ideais para a distribuiĂ§Ă£o urbana, a tecnologia hĂ­brida Ă© preferĂ­vel para rotas mais longas. Na cidade, o DAF CF Hybrid funciona de forma totalmente elĂ©trica e o motor a diesel do caminhĂ£o possibilita a viagem para diferentes centros de distribuiĂ§Ă£o nos PaĂ­ses Baixos e no estrangeiro sem quaisquer problemas".

UtilizaĂ§Ă£o diĂ¡ria pelos clientes
"Levando em consideraĂ§Ă£o um futuro mais limpo, a DAF acredita que nĂ£o existe apenas uma soluĂ§Ă£o tecnolĂ³gica para o amplo espectro de requisitos de transporte", afirma Ron Borsboom, diretor executivo de desenvolvimento de produtos. "É por isso que estamos testando diferentes tecnologias. A opĂ§Ă£o totalmente elĂ©trica Ă© uma boa alternativa para a distribuiĂ§Ă£o urbana e a tecnologia diesel limpa Ă© excelente para distĂ¢ncias mais longas, em parte devido aos novos tipos de combustĂ­vel. AlĂ©m disso, estamos analisando de perto a utilizaĂ§Ă£o de hidrogĂªnio a longo prazo. Com o teste de campo do CF Hybrid, queremos avaliar nĂ£o sĂ³ seu desempenho relativo Ă  tecnologia elĂ©trica/diesel, mas tambĂ©m a adequaĂ§Ă£o Ă  utilizaĂ§Ă£o diĂ¡ria pelos nossos clientes".