- A experiĂªncia adquirida com a FĂ³rmula 1 e o automobilismo agora vem para as ruas;
- O novo simulador Ă© o mais novo passo da estratĂ©gia de digitalizaĂ§Ă£o de longo alcance da Pirelli.
O novo simulador da Pirelli, inaugurado recentemente na renomada divisĂ£o de pesquisa e desenvolvimento da empresa em MilĂ£o, na ItĂ¡lia, reduzirĂ¡ o tempo de desenvolvimento de pneus, bem como o nĂºmero de protĂ³tipos fĂsicos necessĂ¡rios, melhorando ainda mais a jĂ¡ prĂ³xima relaĂ§Ă£o de trabalho entre a empresa italiana e os fabricantes de automĂ³veis mais conhecidos do mundo.
O novo simulador visa acelerar ciclos de desenvolvimento e testes de pneus, reduzindo o tempo de desenvolvimento e reforçando as fortes parcerias com as principais montadoras, graças a uma interaĂ§Ă£o mais Ă¡gil entre a Pirelli e os principais produtores de carros dos segmentos Premium e Prestige. O resultado desta tecnologia de ponta Ă© que agora hĂ¡ uma reduĂ§Ă£o de 30% no tempo mĂ©dio de desenvolvimento de pneus novos, tanto para a estrada quanto para as pistas, graças Ă avaliaĂ§Ă£o mais rĂ¡pida dos protĂ³tipos virtuais produzidos para diferentes modelos de carros. O novo simulador permite que diferentes parĂ¢metros de desenvolvimento sejam remodelados rapidamente, levando a uma troca mais rĂ¡pida de informações digitais entre a Pirelli e os fabricantes de automĂ³veis.
Em comparaĂ§Ă£o com os mĂ©todos tradicionais de desenvolvimento, o simulador permite que um modelo virtual de qualquer carro, fornecido pelo fabricante ou produzido internamente, seja rapidamente programado no sistema, enquanto o trabalho conjunto de design e desenvolvimento tambĂ©m pode ser realizado no prĂ³prio simulador do fabricante. Isso significa que os tempos de desenvolvimento de pneus permanecem perfeitamente em sintonia com os dos carros para os quais estĂ£o destinados, com novos modelos sendo lançados com frequĂªncia atualmente cada dia maior. AlĂ©m disso, o uso de um simulador para maximizar a fase de desenvolvimento virtual significa que o nĂºmero de protĂ³tipos fĂsicos feitos Ă© reduzido, seguindo a vocaĂ§Ă£o de sustentabilidade da Pirelli, com benefĂcios para o meio ambiente.
O simulador Ă© produzido pela VI-grade e consiste em uma tela panorĂ¢mica de 210 graus, com 7,5 metros de diĂ¢metro, que reproduz visualmente uma ampla gama de diferentes condições de conduĂ§Ă£o, estradas e circuitos. No coraĂ§Ă£o do sistema estĂ¡ um carro estĂ¡tico equipado com vĂ¡rias tecnologias ativas para reproduzir exatamente as sensações que qualquer motorista sentiria em um veĂculo real, por meio do banco, volante, cintos de segurança e diferentes sistemas que replicam precisamente os movimentos da suspensĂ£o e do motor. Todo o processo Ă© coordenado de uma sala de controle, que pode programar o simulador para reproduzir as diferentes especificações tĂ©cnicas de qualquer pneu ou carro. Os resultados sĂ£o cuidadosamente registrados, medindo a interaĂ§Ă£o entre o pneu e a 'estrada', bem como todos os outros parĂ¢metros relevantes para o comportamento dos pneus. Estas informações podem entĂ£o ser adicionadas Ă s impressões do piloto de testes.
O importante trabalho realizado neste simulador pode ser integrado ao projeto de simulador dinĂ¢mico, projetado para reproduzir acelerações laterais e longitudinais, bem como rotações, que serĂ£o instalados na Politecnico di Milano. A Pirelli desfruta de uma longa colaboraĂ§Ă£o com esta instituiĂ§Ă£o, realizando trabalho de teste complementar a todas as atividades do prĂ³prio centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa em MilĂ£o.
O novo simulador visa acelerar ciclos de desenvolvimento e testes de pneus, reduzindo o tempo de desenvolvimento e reforçando as fortes parcerias com as principais montadoras, graças a uma interaĂ§Ă£o mais Ă¡gil entre a Pirelli e os principais produtores de carros dos segmentos Premium e Prestige. O resultado desta tecnologia de ponta Ă© que agora hĂ¡ uma reduĂ§Ă£o de 30% no tempo mĂ©dio de desenvolvimento de pneus novos, tanto para a estrada quanto para as pistas, graças Ă avaliaĂ§Ă£o mais rĂ¡pida dos protĂ³tipos virtuais produzidos para diferentes modelos de carros. O novo simulador permite que diferentes parĂ¢metros de desenvolvimento sejam remodelados rapidamente, levando a uma troca mais rĂ¡pida de informações digitais entre a Pirelli e os fabricantes de automĂ³veis.
Em comparaĂ§Ă£o com os mĂ©todos tradicionais de desenvolvimento, o simulador permite que um modelo virtual de qualquer carro, fornecido pelo fabricante ou produzido internamente, seja rapidamente programado no sistema, enquanto o trabalho conjunto de design e desenvolvimento tambĂ©m pode ser realizado no prĂ³prio simulador do fabricante. Isso significa que os tempos de desenvolvimento de pneus permanecem perfeitamente em sintonia com os dos carros para os quais estĂ£o destinados, com novos modelos sendo lançados com frequĂªncia atualmente cada dia maior. AlĂ©m disso, o uso de um simulador para maximizar a fase de desenvolvimento virtual significa que o nĂºmero de protĂ³tipos fĂsicos feitos Ă© reduzido, seguindo a vocaĂ§Ă£o de sustentabilidade da Pirelli, com benefĂcios para o meio ambiente.
Tecnologia da FĂ³rmula 1 Ă© levada para as ruas
A simulaĂ§Ă£o avançada jĂ¡ Ă© usada hĂ¡ mais de 10 anos no processo de desenvolvimento e de design dos pneus da FĂ³rmula 1 e de outras categorias. Agora, esta tecnologia, aliada com a rica experiĂªncia do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, tambĂ©m estĂ¡ sendo utilizada para pneus de rua.O simulador Ă© produzido pela VI-grade e consiste em uma tela panorĂ¢mica de 210 graus, com 7,5 metros de diĂ¢metro, que reproduz visualmente uma ampla gama de diferentes condições de conduĂ§Ă£o, estradas e circuitos. No coraĂ§Ă£o do sistema estĂ¡ um carro estĂ¡tico equipado com vĂ¡rias tecnologias ativas para reproduzir exatamente as sensações que qualquer motorista sentiria em um veĂculo real, por meio do banco, volante, cintos de segurança e diferentes sistemas que replicam precisamente os movimentos da suspensĂ£o e do motor. Todo o processo Ă© coordenado de uma sala de controle, que pode programar o simulador para reproduzir as diferentes especificações tĂ©cnicas de qualquer pneu ou carro. Os resultados sĂ£o cuidadosamente registrados, medindo a interaĂ§Ă£o entre o pneu e a 'estrada', bem como todos os outros parĂ¢metros relevantes para o comportamento dos pneus. Estas informações podem entĂ£o ser adicionadas Ă s impressões do piloto de testes.
O importante trabalho realizado neste simulador pode ser integrado ao projeto de simulador dinĂ¢mico, projetado para reproduzir acelerações laterais e longitudinais, bem como rotações, que serĂ£o instalados na Politecnico di Milano. A Pirelli desfruta de uma longa colaboraĂ§Ă£o com esta instituiĂ§Ă£o, realizando trabalho de teste complementar a todas as atividades do prĂ³prio centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa em MilĂ£o.
0 ComentĂ¡rios