• A experiĂªncia adquirida com a FĂ³rmula 1 e o automobilismo agora vem para as ruas;
  • O novo simulador Ă© o mais novo passo da estratĂ©gia de digitalizaĂ§Ă£o de longo alcance da Pirelli.
Texto e fotos: Pirelli

O novo simulador da Pirelli, inaugurado recentemente na renomada divisĂ£o de pesquisa e desenvolvimento da empresa em MilĂ£o, na ItĂ¡lia, reduzirĂ¡ o tempo de desenvolvimento de pneus, bem como o nĂºmero de protĂ³tipos fĂ­sicos necessĂ¡rios, melhorando ainda mais a jĂ¡ prĂ³xima relaĂ§Ă£o de trabalho entre a empresa italiana e os fabricantes de automĂ³veis mais conhecidos do mundo.


O novo simulador visa acelerar ciclos de desenvolvimento e testes de pneus, reduzindo o tempo de desenvolvimento e reforçando as fortes parcerias com as principais montadoras, graças a uma interaĂ§Ă£o mais Ă¡gil entre a Pirelli e os principais produtores de carros dos segmentos Premium e Prestige. O resultado desta tecnologia de ponta Ă© que agora hĂ¡ uma reduĂ§Ă£o de 30% no tempo mĂ©dio de desenvolvimento de pneus novos, tanto para a estrada quanto para as pistas, graças Ă  avaliaĂ§Ă£o mais rĂ¡pida dos protĂ³tipos virtuais produzidos para diferentes modelos de carros. O novo simulador permite que diferentes parĂ¢metros de desenvolvimento sejam remodelados rapidamente, levando a uma troca mais rĂ¡pida de informações digitais entre a Pirelli e os fabricantes de automĂ³veis.
Em comparaĂ§Ă£o com os mĂ©todos tradicionais de desenvolvimento, o simulador permite que um modelo virtual de qualquer carro, fornecido pelo fabricante ou produzido internamente, seja rapidamente programado no sistema, enquanto o trabalho conjunto de design e desenvolvimento tambĂ©m pode ser realizado no prĂ³prio simulador do fabricante. Isso significa que os tempos de desenvolvimento de pneus permanecem perfeitamente em sintonia com os dos carros para os quais estĂ£o destinados, com novos modelos sendo lançados com frequĂªncia atualmente cada dia maior. AlĂ©m disso, o uso de um simulador para maximizar a fase de desenvolvimento virtual significa que o nĂºmero de protĂ³tipos fĂ­sicos feitos Ă© reduzido, seguindo a vocaĂ§Ă£o de sustentabilidade da Pirelli, com benefĂ­cios para o meio ambiente.

Tecnologia da FĂ³rmula 1 Ă© levada para as ruas
A simulaĂ§Ă£o avançada jĂ¡ Ă© usada hĂ¡ mais de 10 anos no processo de desenvolvimento e de design dos pneus da FĂ³rmula 1 e de outras categorias. Agora, esta tecnologia, aliada com a rica experiĂªncia do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, tambĂ©m estĂ¡ sendo utilizada para pneus de rua.


O simulador Ă© produzido pela VI-grade e consiste em uma tela panorĂ¢mica de 210 graus, com 7,5 metros de diĂ¢metro, que reproduz visualmente uma ampla gama de diferentes condições de conduĂ§Ă£o, estradas e circuitos. No coraĂ§Ă£o do sistema estĂ¡ um carro estĂ¡tico equipado com vĂ¡rias tecnologias ativas para reproduzir exatamente as sensações que qualquer motorista sentiria em um veĂ­culo real, por meio do banco, volante, cintos de segurança e diferentes sistemas que replicam precisamente os movimentos da suspensĂ£o e do motor. Todo o processo Ă© coordenado de uma sala de controle, que pode programar o simulador para reproduzir as diferentes especificações tĂ©cnicas de qualquer pneu ou carro. Os resultados sĂ£o cuidadosamente registrados, medindo a interaĂ§Ă£o entre o pneu e a 'estrada', bem como todos os outros parĂ¢metros relevantes para o comportamento dos pneus. Estas informações podem entĂ£o ser adicionadas Ă s impressões do piloto de testes.


O importante trabalho realizado neste simulador pode ser integrado ao projeto de simulador dinĂ¢mico, projetado para reproduzir acelerações laterais e longitudinais, bem como rotações, que serĂ£o instalados na Politecnico di Milano. A Pirelli desfruta de uma longa colaboraĂ§Ă£o com esta instituiĂ§Ă£o, realizando trabalho de teste complementar a todas as atividades do prĂ³prio centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa em MilĂ£o.