O Carnaval finalmente chegou

Texto e fotos: Pirelli

Um dos perĂ­odos mais aguardados pelos milhões de foliões brasileiros, festejado com muita alegria, mĂºsica e diversĂ£o, Ă© uma oportunidade para muitos aproveitarem, mas para isso Ă© importante garantir a segurança da sua famĂ­lia se vocĂª for viajar. Antes de sair, faça uma revisĂ£o completa do veĂ­culo, para garantir que tudo mecanicamente esteja de acordo. JĂ¡ quando falamos sobre os pneus, algumas dicas sĂ£o importantes de serem seguidas. “Os pneus sĂ£o extremamente importantes para o veĂ­culo, jĂ¡ que sĂ£o o Ăºnico ponto de contato com o solo”, declara Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a AmĂ©rica Latina. “Uma parte importante do comportamento do veĂ­culo, seja para acelerar, frear ou mudanças de direĂ§Ă£o, depende dos pneus. Inclusive, quando falamos sobre o acionamento dos sistemas de segurança, como ABS, os pneus possuem aĂ§Ă£o primordial, por isso devem ser mantidos sempre nas melhores condições possĂ­veis”.

Dicas para uma viagem segura
Ao se preparar para a viagem, faça uma revisĂ£o mecĂ¢nica do carro. Isso garante que ele esteja em condições tĂ©cnicas ideais de segurança e desempenho. Quando o assunto Ă© pneu, uma vistoria visual pode identificar problemas mais gritantes, porĂ©m leve o seu veĂ­culo para uma das centenas de revendas Pirelli espalhadas em todo o Brasil, onde profissionais treinados poderĂ£o avaliar de forma mais precisa as condições dos seus pneus.


O TWI, ou Indicador de Desgaste, presente em vĂ¡rios pontos da banda de rodagem, permite uma avaliaĂ§Ă£o rĂ¡pida do desgaste e da capacidade do produto em drenar a Ă¡gua, evitando o risco de aquaplanagem, mantendo assim a segurança. Se ele estiver no mesmo nĂ­vel dos blocos, ou pouco abaixo, o pneu deve ser trocado por um novo imediatamente. Este indicador Ă© importante para saber, tambĂ©m, a forma como os pneus estĂ£o se desgastando. O desgaste irregular pode indicar que o produto nĂ£o foi, ou nĂ£o estĂ¡, calibrado como especificado no manual do proprietĂ¡rio do veĂ­culo. Faça a calibragem, sempre Ă  frio, inclusive no estepe, seguindo as indicações do livreto do veĂ­culo. Faça o alinhamento, balanceamento e rodĂ­zio a cada 10.000 km no mĂ¡ximo, jĂ¡ que os pneus do eixo de traĂ§Ă£o se desgastam mais rapidamente. Importante lembrar que se o seu veĂ­culo trafegar muito em pisos acidentados ou muito esburacados, estes procedimentos devem ser feitos a cada 5.000 km, apenas para garantir o melhor retorno ao seu investimento.
Caso fique constatado que seja necessĂ¡rio trocar algum pneu, e o consumidor optar por trocar apenas dois pneus, coloque os mais novos no eixo traseiro, jĂ¡ que em caso de algum incidente, a recuperaĂ§Ă£o do controle da direĂ§Ă£o vindo da parte traseira requer uma maior dificuldade para a retomada do controle do veĂ­culo . Outras dicas importantes relacionadas a trocas de pneus sĂ£o sempre fazer a montagem em aros corretos e em perfeito estado e manter a equivalĂªncia de medidas, Ă­ndice de carga e cĂ³digos de velocidade. Seguindo estas dicas bĂ¡sicas, vocĂª poderĂ¡ aproveitar sua viagem com a melhor segurança, conforto e desempenho.