- Com apelo alegre e divertido, KIA RIO é um dos modelos mais vendidos da história da marca sul-coreana em todo o mundo;
- Disponível em duas versões, hatch conta com motor 1.6 litro, flex, capaz de desenvolver 130 cv (etanol) e 123 cv de potência (gasolina);
- Tecnológico, modelo vem equipado com sistema multimídia de 7” e conectividade com smartphones, além do amplo conjunto de itens de conforto e conveniência.
Com design atraente e uma ampla lista de itens de série, o hatch KIA RIO é o mais recente lançamento da Kia Motors no Brasil, ampliando a linha de veículos da marca no País. Projetado nos estúdios de Design da KIA na Europa e nos EUA, em colaboração com a base de Design de Namyang, na Coreia do Sul, o KIA RIO apresenta uma atrativa combinação de desempenho, tecnologia, recursos de segurança e conveniência, com uma divertida experiência de condução. “Estamos otimistas com a chegada do KIA RIO, um modelo que tem tudo a ver com o Brasil. O hatch é um produto alegre e divertido – e seu nome ainda remete, mesmo que não intencionalmente, ao Rio de Janeiro, cidade-símbolo do nosso País e referência em belezas naturais, musicalidade e estilo de vida”, observa José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. “Seu design externo, qualidade de acabamento e conectividade vão surpreender o consumidor brasileiro de todas as idades, mas em especial os jovens. Trata-se de um carro produzido para competir no mercado internacional, ou seja, com detalhes de acabamento superiores”, enfatiza Gandini.
Em sua quarta geração, o KIA RIO tem o status de um dos modelos mais vendidos da história da montadora sul-coreana, com mais 6,7 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo a partir do ano de 2000.
Fabricado na planta de Pesquería, no México, o KIA RIO está disponível nas concessionárias brasileiras em duas versões: uma LX, por R$ 69.990,00, e uma EX, por R$ 78.990,00. Ambas possuem garantia de cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País.
Visual moderno - O exterior do KIA RIO é definido por linhas firmes e bem marcantes, proporcionando visual mais sofisticado e esportivo. Na frente, a grade “nariz de tigre” conta com acabamento black piano e se une aos faróis para uma aparência mais agressiva.
A traseira possui projeções mais curtas e lanternas mais finas e expressivas. O visual traseiro do KIA RIO também reforça a sensação de estabilidade no design do modelo.
O hatch possui 4.065 mm de comprimento, 1.450 mm de altura e 1.725 mm de largura. O entre-eixos é de 2.580 mm, o que resulta em uma cabine espaçosa e confortável para todos os passageiros. A capacidade normal do porta-malas (VDA) é de 325 litros.
As versões LX e EX vêm equipadas com rodas de liga leve de 15”, com pneus 185/65, o que destaca o apelo divertido e o refinamento do KIA RIO. Em breve, para um visual mais esportivo e dinâmico, o RIO EX terá uma outra versão equipada com rodas de 17” com pneus 205/45, cujo preço ainda não está definido.
Espaçoso e confortável - O interior do KIA RIO é espaçoso e moderno, com um painel de instrumentos aprimorado, layout ergonômico e materiais sofisticados. A cabine também foi projetada para acomodar uma ampla gama de tecnologias.
As linhas horizontais que percorrem o painel seguem o padrão do design exterior e proporcionam visual mais amplo. Para aumentar a conveniência, o console central oferece uma bandeja de dois níveis para acomodar melhor os dispositivos móveis, como smartphones.
Graças às dimensões ampliadas, a cabine do KIA RIO está entre as mais espaçosas da categoria. Os bancos da frente também foram desenhados para proporcionar o máximo em conforto, com design mais fino e acolchoado para minimizar o cansaço do motorista durante longas viagens.
Tecnológico, o KIA RIO oferece uma lista generosa de recursos, incluindo sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque, conectividade com smartphones, por meio do Android Auto™ e do Apple CarPlay®, Bluetooth com reconhecimento de voz e volante multifuncional com regulagem de altura, além de controles de chamada e do sistema de som.
Na versão EX, o conforto e a conveniência são reforçados pelo ar-condicionado automático digital com filtro antipólen, revestimento de couro nos bancos, no volante e na alavanca de transmissão, além de revestimento dos apoios de braço em soft touch nas quatro portas e saída USB para os assentos traseiros.
Potência e eficiência - O KIA RIO vem sempre equipado com transmissão automática de seis velocidades e motor 1.6 litro, flex, 16V, de quatro cilindros, com comando duplo variável (Dual CVVT), visando eficiência energética aprimorada, melhor capacidade de resposta e dinâmica de condução de baixa velocidade.
Abastecido com etanol, desenvolve até 130 cv de potência a 6.000 rpm e 16,5 kgm de torque a 4.500 rpm. Com gasolina, atinge até 123 cv de potência a 6.000 rpm e 16,0 kgm de torque a 4.700 rpm.
Plataforma avançada - A nova plataforma do KIA RIO é maior que a do modelo da geração anterior, além de sustentada por uma suspensão atualizada. Os engenheiros da Kia Motors procuraram refinar a experiência de condução por meio da suspensão dianteira MacPherson totalmente independente e de um eixo traseiro com barra de torção. A capacidade de frenagem vem dos freios a disco na dianteira e dos freios a tambor de 8” na traseira.
A estrutura sólida do KIA RIO é constituída de aço avançado de alta resistência para melhorar o desempenho do teste de colisão e a rigidez à torção, além de reduzir o peso, aperfeiçoando a qualidade da condução.
Segurança – Em ambas as versões disponíveis no Brasil, os recursos de segurança do KIA RIO incluem câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia, direção elétrica progressiva, air bags frontais, freios com ABS / EBD, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS), sistema de gerenciamento de estabilidade veicular (VSM), sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), controle de frenagem em curvas (CBC), assistente de partida em rampa (HAC), acelerador tipo Drive by wire (eletrônico), acendimento automático dos faróis, sistema imobilizador de condução, sistema Isofix, destravamento automático das portas em caso de colisão e vidros, retrovisores e travas elétricas.
Na versão EX, a segurança é reforçada por recursos como luz diurna de navegação (DRL) em LED, faróis com SBL (luz de assistência de manobra) e espelhos retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático, setas integradas de LED e aquecimento.
Em sua quarta geração, o KIA RIO tem o status de um dos modelos mais vendidos da história da montadora sul-coreana, com mais 6,7 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo a partir do ano de 2000.
Fabricado na planta de Pesquería, no México, o KIA RIO está disponível nas concessionárias brasileiras em duas versões: uma LX, por R$ 69.990,00, e uma EX, por R$ 78.990,00. Ambas possuem garantia de cinco anos ou 100 mil km, uma das maiores oferecidas no País.
Visual moderno - O exterior do KIA RIO é definido por linhas firmes e bem marcantes, proporcionando visual mais sofisticado e esportivo. Na frente, a grade “nariz de tigre” conta com acabamento black piano e se une aos faróis para uma aparência mais agressiva.
A traseira possui projeções mais curtas e lanternas mais finas e expressivas. O visual traseiro do KIA RIO também reforça a sensação de estabilidade no design do modelo.
O hatch possui 4.065 mm de comprimento, 1.450 mm de altura e 1.725 mm de largura. O entre-eixos é de 2.580 mm, o que resulta em uma cabine espaçosa e confortável para todos os passageiros. A capacidade normal do porta-malas (VDA) é de 325 litros.
As versões LX e EX vêm equipadas com rodas de liga leve de 15”, com pneus 185/65, o que destaca o apelo divertido e o refinamento do KIA RIO. Em breve, para um visual mais esportivo e dinâmico, o RIO EX terá uma outra versão equipada com rodas de 17” com pneus 205/45, cujo preço ainda não está definido.
Espaçoso e confortável - O interior do KIA RIO é espaçoso e moderno, com um painel de instrumentos aprimorado, layout ergonômico e materiais sofisticados. A cabine também foi projetada para acomodar uma ampla gama de tecnologias.
As linhas horizontais que percorrem o painel seguem o padrão do design exterior e proporcionam visual mais amplo. Para aumentar a conveniência, o console central oferece uma bandeja de dois níveis para acomodar melhor os dispositivos móveis, como smartphones.
Graças às dimensões ampliadas, a cabine do KIA RIO está entre as mais espaçosas da categoria. Os bancos da frente também foram desenhados para proporcionar o máximo em conforto, com design mais fino e acolchoado para minimizar o cansaço do motorista durante longas viagens.
Tecnológico, o KIA RIO oferece uma lista generosa de recursos, incluindo sistema multimídia com tela de 7” sensível ao toque, conectividade com smartphones, por meio do Android Auto™ e do Apple CarPlay®, Bluetooth com reconhecimento de voz e volante multifuncional com regulagem de altura, além de controles de chamada e do sistema de som.
Na versão EX, o conforto e a conveniência são reforçados pelo ar-condicionado automático digital com filtro antipólen, revestimento de couro nos bancos, no volante e na alavanca de transmissão, além de revestimento dos apoios de braço em soft touch nas quatro portas e saída USB para os assentos traseiros.
Potência e eficiência - O KIA RIO vem sempre equipado com transmissão automática de seis velocidades e motor 1.6 litro, flex, 16V, de quatro cilindros, com comando duplo variável (Dual CVVT), visando eficiência energética aprimorada, melhor capacidade de resposta e dinâmica de condução de baixa velocidade.
Abastecido com etanol, desenvolve até 130 cv de potência a 6.000 rpm e 16,5 kgm de torque a 4.500 rpm. Com gasolina, atinge até 123 cv de potência a 6.000 rpm e 16,0 kgm de torque a 4.700 rpm.
Plataforma avançada - A nova plataforma do KIA RIO é maior que a do modelo da geração anterior, além de sustentada por uma suspensão atualizada. Os engenheiros da Kia Motors procuraram refinar a experiência de condução por meio da suspensão dianteira MacPherson totalmente independente e de um eixo traseiro com barra de torção. A capacidade de frenagem vem dos freios a disco na dianteira e dos freios a tambor de 8” na traseira.
A estrutura sólida do KIA RIO é constituída de aço avançado de alta resistência para melhorar o desempenho do teste de colisão e a rigidez à torção, além de reduzir o peso, aperfeiçoando a qualidade da condução.
Segurança – Em ambas as versões disponíveis no Brasil, os recursos de segurança do KIA RIO incluem câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra e visor no sistema multimídia, direção elétrica progressiva, air bags frontais, freios com ABS / EBD, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS), sistema de gerenciamento de estabilidade veicular (VSM), sensor de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), controle de frenagem em curvas (CBC), assistente de partida em rampa (HAC), acelerador tipo Drive by wire (eletrônico), acendimento automático dos faróis, sistema imobilizador de condução, sistema Isofix, destravamento automático das portas em caso de colisão e vidros, retrovisores e travas elétricas.
Na versão EX, a segurança é reforçada por recursos como luz diurna de navegação (DRL) em LED, faróis com SBL (luz de assistência de manobra) e espelhos retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático, setas integradas de LED e aquecimento.
Ficha Técnica
VERSÃO
|
EX / LX
|
|||
MOTOR
|
F4FA
- 1.6L
|
|||
Tipo
|
4
cilindros em linha
|
|||
Sistema
de alimentação
|
Injeção
eletrônica sequencial
|
|||
Cilindrada
|
(cm3)
|
1.591
|
||
Comando
|
DOHC,
16 válvulas D-CVVT (variáveis)
|
|||
Taxa
de compressão
|
11,0:1
|
|||
Potência
máxima
|
(cv
@ rpm)
|
123
/ 130 @ 6.000
|
||
Torque
máximo
|
(kgm
@ rpm)
|
16,0
@ 4.700 / 16,5 @ 4.500
|
||
COMBUSTÍVEL
|
Flex
|
|||
SUSPENSÃO
|
||||
Dianteira
|
Tipo
Mc Pherson, independente, molas helicoidais e amortecedores a gás
|
|||
Traseira
|
Eixo
de torção, molas helicoidais e amortecedores a gás
|
|||
DIREÇÃO
|
||||
Tipo
|
Elétrica
|
|||
Raio
de giro
|
(m)
|
5,1
|
||
TRANSMISSÃO
|
||||
Tipo
|
Automática
|
|||
Relação
de transmissão
|
6
A/T
|
|||
1ª
|
4,400
|
|||
2ª
|
2,726
|
|||
3ª
|
1,834
|
|||
4ª
|
1,392
|
|||
5ª
|
1,000
|
|||
6ª
|
0,774
|
|||
Final
|
3,437
|
|||
TRAÇÃO
|
Dianteira
4x2
|
|||
FREIOS
|
||||
Dianteiros
|
Discos
ventilados
|
|||
Traseiros
|
Tambor
|
|||
RODAS
|
Liga
leve
|
|||
Dianteiras
|
6J15
|
|||
Traseiras
|
6J15
|
|||
PNEUS
|
||||
Dianteiros
|
185/65R15
|
|||
Traseiros
|
185/65R15
|
|||
CHASSI
E CARROCERIA
|
||||
Tipo
|
Carroceria
monobloco em aço estampado e alumínio
|
|||
DIMENSÕES
DO VEÍCULO
|
||||
Comprimento
|
(mm)
|
4.065
|
||
Largura
|
(mm)
|
1.725
|
||
Altura
|
(mm)
|
1.450
|
||
Distância
entre eixos
|
(mm)
|
2.580
|
||
Bitola
(diant./tras.)
|
(mm)
|
1.518 / 1.524
|
||
Balanço
traseiro
|
(mm)
|
655
|
||
Balanço
dianteiro
|
(mm)
|
830
|
||
PESOS
|
||||
Em
ordem de marcha
|
(kg)
|
1.141
|
||
Peso
bruto total
|
(kg)
|
1.610
|
||
OUTRAS
ESPECIFICAÇÕES
|
||||
Altura
mínima do solo
|
(mm)
|
140
|
||
Volume
do porta malas (VDA)
|
Normal
(l)
|
325
|
||
Rebatido
(l)
|
1.103
|
|||
Volume
do tanque de combustível
|
(l)
|
45
|
||
Número
de ocupantes
|
5
|
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