De roupa nova, o sucesso da montadora coreana mantĂ©m a mesma qualidade mecĂ¢nica e mexe no preço
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Hyundai
Quando ele chegou em setembro de 2012, os carros populares se pautavam pela mesmice, pareciam todos filhos do mesmo pai. Foi entĂ£o que os coreanos deram um salto de qualidade no design e na mecĂ¢nica com os motores de trĂªs cilindros, o resultado foi que o HB20 se tornou um sucesso instantĂ¢neo.
O tempo passou, varias versões de motor e carroceria apareceram e em2019 a Hyundai resolveu fazer uma mudança radical na aparĂªncia do seu maior sucesso aqui no Brasil, mudou a frente, a traseira e cresceu, por dentro e por fora. Durante uma semana eu pude avaliar a nova versĂ£o hatch, a Diamond Plus Ă© a topo de linha e tem preço na mĂ©dia do mercado, ou seja, salgado.
O HB20 Diamond Plus Ă© equipado com o Ă³timo motor Kappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex, tem potĂªncia de 120 cv e torque de 17,5 kgf.m com qualquer combustĂvel, muita tecnologia embarcada com ar-condicionado digital, chave Smart Key, vidros elĂ©tricos dianteiros e traseiros com funĂ§Ă£o one touch e antiesmagamento, acendimento automĂ¡tico dos farĂ³is, piloto automĂ¡tico, limitador de velocidade, partida por botĂ£o, Smart Shift, sistema Stop & GO, central multimĂdia com tela touchscreen de8 polegadas , direĂ§Ă£o elĂ©trica, sistema de alerta e frenagem autĂ´nomo, alerta de mudança de faixa, monitoramento de pressĂ£o dos pneus (TPMS), cĂ¢mera de rĂ©, controle de estabilidade (ESP), traĂ§Ă£o (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalizaĂ§Ă£o de frenagem de emergĂªncia (ESS) e cĂ¢mbio automĂ¡tico de 6 marchas.
Por fora ele ficou bem diferente com a grade dianteira maior, mas o que chama a atenĂ§Ă£o sĂ£o os farĂ³is dianteiros e as lanternas traseiras que parecem “impressas” na carroceria, Ă© um efeito visual muito interessante, talvez para compensar o desenho meio estranho dessa nova geraĂ§Ă£o, o HB20 pode demorar um pouco para agradar.
Em compensaĂ§Ă£o o conforto interno e o desempenho continuam com os mesmos, a sempre Ă³tima posiĂ§Ă£o de dirigir com os bancos do HB20 Diamond Plus em estilo esportivo e a pronta resposta do motor mesmo dentro da cidade e em velocidades baixas. Com um ajuste muito bom entre motor e cĂ¢mbio, rodando por SĂ£o Paulo consegui fazer, com dados do computador de bordo, a mĂ©dia de 9,4 km/l estando o carro abastecido com etanol. Isso foi possĂvel porque as marchas altas sĂ£o logo engatadas e o hatch praticamente roda em 4ª o tempo todo.
Na estrada ele Ă© mais eficiente, mesmo levando duas pessoas a mais com bagagem e o ar-condicionado ligado o tempo todo, o turbo do HB20 Diamond Plus dĂ¡ a impressĂ£o de estar equipado com um motor de maior cilindrada, atinge a velocidade da rodovia rapidamente, nĂ£o faz trocas desnecessĂ¡rias mesmo durante as ultrapassagens e mantĂ©m a velocidade programada no Cruize Control sem fazer alarde, com um detalhe: o sistema Ă© daqueles que economiza combustĂvel. A mĂ©dia que consegui na rodovia, viajando com velocidade de110 km/h foi, com dados do computador de bordo, de 12,7 km/l, uma marca muito acima que a divulgada pela Hyundai.
O HB20 Diamond Plus tem preço inicial sugerido de R$ 77.990, 5 anos de garantia sem limite de quilometragem, plano de manutenĂ§Ă£o periĂ³dica, estĂ¡ disponĂvel nas concessionĂ¡rias para agendar Test Drive, programa de relacionamento Hyundai Sempre e a certeza que vai estar dirigindo um dos melhores carros compactos nacionais.
O tempo passou, varias versões de motor e carroceria apareceram e em
O HB20 Diamond Plus Ă© equipado com o Ă³timo motor Kappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex, tem potĂªncia de 120 cv e torque de 17,5 kgf.m com qualquer combustĂvel, muita tecnologia embarcada com ar-condicionado digital, chave Smart Key, vidros elĂ©tricos dianteiros e traseiros com funĂ§Ă£o one touch e antiesmagamento, acendimento automĂ¡tico dos farĂ³is, piloto automĂ¡tico, limitador de velocidade, partida por botĂ£o, Smart Shift, sistema Stop & GO, central multimĂdia com tela touchscreen de
Por fora ele ficou bem diferente com a grade dianteira maior, mas o que chama a atenĂ§Ă£o sĂ£o os farĂ³is dianteiros e as lanternas traseiras que parecem “impressas” na carroceria, Ă© um efeito visual muito interessante, talvez para compensar o desenho meio estranho dessa nova geraĂ§Ă£o, o HB20 pode demorar um pouco para agradar.
Em compensaĂ§Ă£o o conforto interno e o desempenho continuam com os mesmos, a sempre Ă³tima posiĂ§Ă£o de dirigir com os bancos do HB20 Diamond Plus em estilo esportivo e a pronta resposta do motor mesmo dentro da cidade e em velocidades baixas. Com um ajuste muito bom entre motor e cĂ¢mbio, rodando por SĂ£o Paulo consegui fazer, com dados do computador de bordo, a mĂ©dia de 9,4 km/l estando o carro abastecido com etanol. Isso foi possĂvel porque as marchas altas sĂ£o logo engatadas e o hatch praticamente roda em 4ª o tempo todo.
Na estrada ele Ă© mais eficiente, mesmo levando duas pessoas a mais com bagagem e o ar-condicionado ligado o tempo todo, o turbo do HB20 Diamond Plus dĂ¡ a impressĂ£o de estar equipado com um motor de maior cilindrada, atinge a velocidade da rodovia rapidamente, nĂ£o faz trocas desnecessĂ¡rias mesmo durante as ultrapassagens e mantĂ©m a velocidade programada no Cruize Control sem fazer alarde, com um detalhe: o sistema Ă© daqueles que economiza combustĂvel. A mĂ©dia que consegui na rodovia, viajando com velocidade de
O HB20 Diamond Plus tem preço inicial sugerido de R$ 77.990, 5 anos de garantia sem limite de quilometragem, plano de manutenĂ§Ă£o periĂ³dica, estĂ¡ disponĂvel nas concessionĂ¡rias para agendar Test Drive, programa de relacionamento Hyundai Sempre e a certeza que vai estar dirigindo um dos melhores carros compactos nacionais.
Ficha TĂ©cnica
MOTOR
|
Kappa 1.0l 12V
|
Gamma 1.6l 16V
|
Kappa 1.0l Turbo GDI 12V
| |||
DOHC CVVT Flex
|
DOHC D-CVVT Flex
|
DOHC D-CVVT Flex
| ||||
TRANSMISSĂƒO
|
Manual
|
Manual
|
AutomĂ¡tica
|
AutomĂ¡tica
| ||
MOTOR
| ||||||
ConfiguraĂ§Ă£o dos cilindros
|
3 em linha
|
4 em linha
|
3 em linha
| |||
PosiĂ§Ă£o do motor
|
Transversal anterior
|
Transversal anterior
|
Transversal anterior
| |||
Bloco e cabeçote do motor
|
AlumĂnio
|
AlumĂnio
|
AlumĂnio
| |||
DiĂ¢metro (mm) X Curso dos pistões (mm)
|
71,0 X 84,0
|
77,0 X 85,4
|
71,0 X 84,0
| |||
Cilindrada (cm³)
|
998
|
1.591
|
998
| |||
PotĂªncia mĂ¡xima (cv @ RPM)
|
80 (E) | 75 (G)
|
130 (E) | 123 (G)
|
120 (E) | 120 (G)
| |||
@ 6.000 RPM
|
@ 6.000 RPM
|
@ 6.000 RPM
| ||||
Torque mĂ¡ximo (m.kgf @ RPM)
|
10,2 (E) | 9,4 (G)
|
16,5 (E) @ 4.500 RPM
|
17,5 (E) | 17,5 (G)
| |||
@ 4.500 RPM
|
16,0 (G) @ 4.500 RPM
|
@ 1.500 RPM
| ||||
Taxa de compressĂ£o
|
11,5
|
11,0
|
10,5
| |||
ALIMENTAĂ‡ĂƒO
| ||||||
DOHC CVVT
|
DOHC DUAL CVVT
|
DOHC DUAL CVVT
| ||||
Comando duplo no cabeçote,
|
Comando duplo no cabeçote,
| |||||
Comando de vĂ¡lvulas
|
Comando duplo,
| |||||
duplo comando de vĂ¡lvula continuamente
|
duplo comando de vĂ¡lvula continuamente
| |||||
variĂ¡vel na admissĂ£o
| ||||||
variĂ¡vel (admissĂ£o e escape)
|
variĂ¡vel (admissĂ£o e escape)
| |||||
Tipo de alimentaĂ§Ă£o
|
EletrĂ´nica multiponto
|
EletrĂ´nica multiponto
|
EletrĂ´nica com injeĂ§Ă£o direta de
| |||
sequencial
|
sequencial
|
combustĂvel
| ||||
CombustĂvel
|
Flex
|
Flex
|
Flex
| |||
Sistema de partida sem tanquinho e-start
|
●
|
●
|
-
| |||
TRANSMISSĂƒO
| ||||||
TraĂ§Ă£o
|
Dianteira
|
Dianteira
|
Dianteira
| |||
NĂºmero de marchas
| ||||||
e
|
e
|
trocas sequenciais
|
trocas sequenciais
| |||
1ª
|
3,909
|
3,769
|
4,400
|
4,400
| ||
2ª
|
2,167
|
2,045
|
2,726
|
2,726
| ||
3ª
|
1,346
|
1,370
|
1,834
|
1,834
| ||
4ª
|
0,964
|
1,036
|
1,392
|
1,392
| ||
5ª
|
0,774
|
0,839
|
1,000
|
1,000
| ||
6ª'
|
-
|
0,688
|
0,774
|
0,774
| ||
RĂ©
|
3,636
|
3,700
|
3,440
|
3,440
| ||
RelaĂ§Ă£o Final
|
5,063
|
3,833
|
3,270
|
3,270
| ||
FREIOS
| ||||||
Dianteiro
|
Disco ventilado
|
Disco ventilado
|
Disco ventilado
| |||
Traseiro
|
Tambor
|
Tambor
|
Tambor
| |||
PNEUS E RODAS
| ||||||
185/60 R15
|
185/60 R15
|
185/60 R15
| ||||
Pneus (pneus verdes)
|
Pirelli Cinturato P1 ou
| |||||
Michelin Primacy 4
|
Michelin Primacy 4
| |||||
Michelin Primacy 4
| ||||||
Rodas
|
5.0J X 14 / 5.5J X 15
|
5.5J X 15
|
5.5J X 15
| |||
DIMENSĂ•ES E CAPACIDADES
| ||||||
Comprimento (mm)
|
3,940
|
3,940
|
3,940
| |||
Largura (mm)
|
1.720
|
1.720
|
1.720
| |||
Altura (mm)
|
1.470
|
1.470
|
1.470
| |||
Entre eixos (mm)
|
2.530
|
2.530
|
2.530
| |||
Altura livre do solo (mm)
|
160
|
160
|
160
| |||
Volume do porta-malas (litros, VDA)
|
300 | 930
|
300 |930
|
300 | 930
| |||
banco rebatido
|
banco rebatido
|
banco rebatido
| ||||
Volume do tanque de combustĂvel (litros)
|
50
|
50
|
50
| |||
PESOS
| ||||||
Peso mĂnimo em ordem de marcha (kg)
|
989
|
1.030
|
1.062
|
1.091
| ||
Carga Ăºtil (kg)
|
431
|
420
|
428
|
419
| ||
DESEMPENHO
| ||||||
Velocidade mĂ¡xima (km/h)
|
161 (E)
|
190 (E)
|
191 (E)
|
190 (E)
| ||
158 (G)
|
185 (G)
|
187 (G)
|
190 (G)
| |||
AceleraĂ§Ă£o de
|
14,5 (E)
|
9,3 (E)
|
10,5 (E)
|
10,7 (E)
| ||
15,4 (G)
|
9,7 (G)
|
10,9 (G)
|
10,7 (G)
| |||
GARANTIA
| ||||||
5 anos sem limite de quilometragem¹
|
●
|
●
|
●
| |||
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