De roupa nova, o sucesso da montadora coreana mantĂ©m a mesma qualidade mecĂ¢nica e mexe no preço

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Hyundai

Quando ele chegou em setembro de 2012, os carros populares se pautavam pela mesmice, pareciam todos filhos do mesmo pai. Foi entĂ£o que os coreanos deram um salto de qualidade no design e na mecĂ¢nica com os motores de trĂªs cilindros, o resultado foi que o HB20 se tornou um sucesso instantĂ¢neo.


O tempo passou, varias versões de motor e carroceria apareceram e em 2019 a Hyundai resolveu fazer uma mudança radical na aparĂªncia do seu maior sucesso aqui no Brasil, mudou a frente, a traseira e cresceu, por dentro e por fora. Durante uma semana eu pude avaliar a nova versĂ£o hatch, a Diamond Plus Ă© a topo de linha e tem preço na mĂ©dia do mercado, ou seja, salgado.


O HB20 Diamond Plus Ă© equipado com o Ă³timo motor Kappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex, tem potĂªncia de 120 cv e torque de 17,5 kgf.m com qualquer combustĂ­vel, muita tecnologia embarcada com ar-condicionado digital, chave Smart Key, vidros elĂ©tricos dianteiros e traseiros com funĂ§Ă£o one touch e antiesmagamento, acendimento automĂ¡tico dos farĂ³is, piloto automĂ¡tico, limitador de velocidade, partida por botĂ£o, Smart Shift, sistema Stop & GO, central multimĂ­dia com tela touchscreen de 8 polegadas, direĂ§Ă£o elĂ©trica, sistema de alerta e frenagem autĂ´nomo, alerta de mudança de faixa, monitoramento de pressĂ£o dos pneus (TPMS), cĂ¢mera de rĂ©, controle de estabilidade (ESP), traĂ§Ă£o (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalizaĂ§Ă£o de frenagem de emergĂªncia (ESS) e cĂ¢mbio automĂ¡tico de 6 marchas.


Por fora ele ficou bem diferente com a grade dianteira maior, mas o que chama a atenĂ§Ă£o sĂ£o os farĂ³is dianteiros e as lanternas traseiras que parecem “impressas” na carroceria, Ă© um efeito visual muito interessante, talvez para compensar o desenho meio estranho dessa nova geraĂ§Ă£o, o HB20 pode demorar um pouco para agradar.


Em compensaĂ§Ă£o o conforto interno e o desempenho continuam com os mesmos, a sempre Ă³tima posiĂ§Ă£o de dirigir com os bancos do HB20 Diamond Plus em estilo esportivo e a pronta resposta do motor mesmo dentro da cidade e em velocidades baixas. Com um ajuste muito bom entre motor e cĂ¢mbio, rodando por SĂ£o Paulo consegui fazer, com dados do computador de bordo, a mĂ©dia de 9,4 km/l estando o carro abastecido com etanol. Isso foi possĂ­vel porque as marchas altas sĂ£o logo engatadas e o hatch praticamente roda em 4ª o tempo todo.


Na estrada ele Ă© mais eficiente, mesmo levando duas pessoas a mais com bagagem e o ar-condicionado ligado o tempo todo, o turbo do HB20 Diamond Plus dĂ¡ a impressĂ£o de estar equipado com um motor de maior cilindrada, atinge a velocidade da rodovia rapidamente, nĂ£o faz trocas desnecessĂ¡rias mesmo durante as ultrapassagens e mantĂ©m a velocidade programada no Cruize Control sem fazer alarde, com um detalhe: o sistema Ă© daqueles que economiza combustĂ­vel. A mĂ©dia que consegui na rodovia, viajando com velocidade de 110 km/h foi, com dados do computador de bordo, de 12,7 km/l, uma marca muito acima que a divulgada pela Hyundai.


O HB20 Diamond Plus tem preço inicial sugerido de R$ 77.990, 5 anos de garantia sem limite de quilometragem, plano de manutenĂ§Ă£o periĂ³dica, estĂ¡ disponĂ­vel nas concessionĂ¡rias para agendar Test Drive, programa de relacionamento Hyundai Sempre e a certeza que vai estar dirigindo um dos melhores carros compactos nacionais.


Ficha TĂ©cnica
MOTOR
Kappa 1.0l 12V
Gamma 1.6l 16V
Kappa 1.0l Turbo GDI 12V

DOHC CVVT Flex
DOHC D-CVVT Flex
DOHC D-CVVT Flex



TRANSMISSĂƒO
Manual
Manual

AutomĂ¡tica
AutomĂ¡tica








MOTOR






ConfiguraĂ§Ă£o dos cilindros
3 em linha

4 em linha
3 em linha







PosiĂ§Ă£o do motor
Transversal anterior
Transversal anterior
Transversal anterior







Bloco e cabeçote do motor
AlumĂ­nio

AlumĂ­nio
AlumĂ­nio







DiĂ¢metro (mm) X Curso dos pistões (mm)
71,0 X 84,0

77,0 X 85,4
71,0 X 84,0








Cilindrada (cm³)
998

1.591
998







PotĂªncia mĂ¡xima (cv @ RPM)
80 (E) | 75 (G)
130 (E) | 123 (G)
120 (E) | 120 (G)

@ 6.000 RPM
@ 6.000 RPM
@ 6.000 RPM



Torque mĂ¡ximo (m.kgf @ RPM)
10,2 (E) | 9,4 (G)
16,5 (E) @ 4.500 RPM
17,5 (E) | 17,5 (G)

@ 4.500 RPM
16,0 (G) @ 4.500 RPM
@ 1.500 RPM



Taxa de compressĂ£o
11,5

11,0
10,5








ALIMENTAĂ‡ĂƒO







DOHC CVVT
DOHC DUAL CVVT
DOHC DUAL CVVT


Comando duplo no cabeçote,
Comando duplo no cabeçote,

Comando de vĂ¡lvulas
Comando duplo,

duplo comando de vĂ¡lvula continuamente
duplo comando de vĂ¡lvula continuamente


variĂ¡vel na admissĂ£o


variĂ¡vel (admissĂ£o e escape)
variĂ¡vel (admissĂ£o e escape)









Tipo de alimentaĂ§Ă£o
EletrĂ´nica multiponto
EletrĂ´nica multiponto
EletrĂ´nica com injeĂ§Ă£o direta de

sequencial
sequencial
combustĂ­vel




CombustĂ­vel
Flex

Flex
Flex







Sistema de partida sem tanquinho e-start

-








TRANSMISSĂƒO






TraĂ§Ă£o
Dianteira

Dianteira
Dianteira








NĂºmero de marchas
5 a frente
6 a frente

6 a frente e 1 a ré
6 a frente e 1 a ré

e 1 a ré
e 1 a ré

trocas sequenciais
trocas sequenciais




1ª
3,909
3,769

4,400
4,400








2ª
2,167
2,045

2,726
2,726








3ª
1,346
1,370

1,834
1,834








4ª
0,964
1,036

1,392
1,392








5ª
0,774
0,839

1,000
1,000








6ª'
-
0,688

0,774
0,774








RĂ©
3,636
3,700

3,440
3,440








RelaĂ§Ă£o Final
5,063
3,833

3,270
3,270








FREIOS






Dianteiro
Disco ventilado
Disco ventilado
Disco ventilado







Traseiro
Tambor

Tambor
Tambor








PNEUS E RODAS







185/60 R15

185/60 R15
185/60 R15

Pneus (pneus verdes)
Pirelli Cinturato P1 ou


Michelin Primacy 4
Michelin Primacy 4


Michelin Primacy 4







Rodas
5.0J X 14  /  5.5J X 15

5.5J X 15
5.5J X 15








DIMENSĂ•ES E CAPACIDADES






Comprimento (mm)
3,940

3,940
3,940







Largura (mm)
1.720

1.720
1.720








Altura (mm)
1.470

1.470
1.470







Entre eixos (mm)
2.530

2.530
2.530







Altura livre do solo (mm)
160

160
160







Volume do porta-malas (litros, VDA)
300 | 930

300 |930
300 | 930

banco rebatido
banco rebatido
banco rebatido



Volume do tanque de combustĂ­vel (litros)
50

50
50








PESOS






Peso mĂ­nimo em ordem de marcha (kg)
989
1.030

1.062
1.091








Carga Ăºtil (kg)
431
420

428
419








DESEMPENHO






Velocidade mĂ¡xima (km/h)
161 (E)
190 (E)

191 (E)
190 (E)

158 (G)
185 (G)

187 (G)
190 (G)




AceleraĂ§Ă£o de 0 a 100 km/h (s)
14,5 (E)
9,3 (E)

10,5 (E)
10,7 (E)

15,4 (G)
9,7 (G)

10,9 (G)
10,7 (G)




GARANTIA






5 anos sem limite de quilometragem¹