• A GOL Linhas Aéreas - Companhia líder no mercado doméstico - e a American Airlines anunciam hoje um novo acordo recíproco de codeshare;
  • As duas empresas criarão, assim, o serviço de maior frequência entre os Estados Unidos e a América do Sul.
Texto e fotos: GOL Linhas Aéreas

A expansão da American Airlines na América Latina inclui:
  • Novos destinos na América do Sul ainda não  atendidos pela companhia americana: Uruguai, Paraguai e mais cidades brasileiras.
  • O estabelecimento de codeshare da GOL em rotas da American nos EUA, com acúmulo e resgate de pontos aos passageiros frequentes nas duas empresas (via Smiles e AAdvantage) logo após aprovação.
“Como duas das principais linhas aéreas no Brasil e nos EUA, a GOL e a American Airlines oferecerão a melhor experiência aos Clientes, com o maior número de voos e destinos entre as Américas”, afirma Paulo Kakinoff, presidente da GOL. “Isso fortalecerá nossa presença nos mercados externos e irá acelerar nosso crescimento no longo prazo”, completa. A malha atual atende 88 destinos no Brasil e 16 internacionais operados pela GOL, além de 149 destinos internacionais por meio de acordos de codeshare. “Estamos orgulhosos da nossa forte presença na América Latina, que inclui 170 voos diários para a região, lounges Admirals Club e times dedicados do Premium Guest Service na Cidade do México, em Buenos Aires, no Rio de Janeiro e em São Paulo”, diz Robert Isom, presidente da American Airlines.


Codeshare trará benefícios aos Clientes
Após ser aprovado pelas autoridades brasileiras e americanas, o acordo entre as aéreas permitirá que os Clientes aproveitem 53 voos da GOL a partir do Rio de Janeiro (GIG), São Paulo (GRU), Brasília (BSB) e Fortaleza (FOR). Para os brasileiros, a Companhia oferecerá conexões com a American Airlines em Orlando (MCO) e Miami (MIA), para cidades como Boston, Chicago, Las Vegas, Los Angeles, Nova York e Washington, entre outras, em 540 operações. “Temos uma longa e rica história na América do Sul e essa nova aliança com a GOL realça ainda mais essa presença na região”, afirma Vasu Raja, vice-presidente sênior de relações estratégicas da American Airlines. “Os clientes continuarão a ter acesso aos lugares para os quais sempre escolhem viajar, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, mas também poderão ir a novos destinos da sua lista de desejos. Continuaremos avaliando nossos relacionamentos e procurando parcerias estratégicas que beneficiem nossos passageiros e melhorem nossas alianças”.
Eduardo Bernardes, vice-presidente comercial e de marketing da GOL diz que a parceria entre as empresas possibilitará agora uma melhor e mais conveniente oferta de produtos e serviços para viagens entre a América do Sul e os EUA. “Fortalecemos, com isso, a nossa estratégia e presença nos maiores aeroportos, para atender cada vez melhor os Clientes. Esse novo acordo de codeshare atingirá em breve mais de 30 destinos nos Estados Unidos”. Entre os novos destinos contemplados na América do Sul pela American estão incluídos Assunção (ASU), no Paraguai, Montevidéu (MVD), no Uruguai, Mendoza (MDZ), na Argentina, Curitiba (CWB) e Foz do Iguaçu (IGU), dependendo de aprovação governamental. A empresa americana antecipa que o código da GOL deve ser colocado em voos selecionados e que esse relacionamento permitirá acúmulo e resgate de pontos ao passageiro frequente, ainda no primeiro semestre de 2020, via programas Smiles e AAdvantage.