Bottas conquista a pole com pneus Soft e marca novo recorde da pista
Texto e fotos: Pirelli
Valtteri Bottas conquistou a pole position para o GP dos Estados Unidos estabelecendo também um novo recorde da pista. O tempo de Bottas foi definido com o composto Red Soft, mas seu melhor tempo no Q2 foi estabelecido com o Yellow Médio, isso significa que é com esse jogo de pneus que ele vai começar a corrida amanhã. Seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Charles Leclerc e Max Verstappen também começarão com composto Médio amanhã.
Bottas recebeu o Pirelli Pole Position Award da lenda americana Mario Andretti, ele foi Campeão do Mundo de Fórmula 1 em 1978 e é um verdadeiro herói para todos os fãs de corrida nos Estados Unidos e no mundo.
Há também uma opção de duas paradas viável e competitiva: usar dois conjuntos de Soft por 15 a 18 voltas e depois médios por 20 a 26 voltas. Todas as quatro estratégias detalhadas aqui podem funcionar bem no Circuito das Américas, dependendo, é claro, da taxa de degradação do pneu Soft, isso será influenciado pelo clima e pelas condições da pista na hora da corrida, vimos no GP do México a diferença que isso pode fazer.
Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Excepcionalmente, é improvável que as condições na classificação sejam representativas na corrida já que o GP acontece três horas antes. As temperaturas mais quentes de hoje se adaptaram melhor à gama de pneus: o resultado é um novo recorde. Com a pista mais emborrachada, vimos um alto grau de evolução, a batalha tática começou com a Mercedes, Ferrari e Red Bull de Verstappen optando por começar a corrida com pneus Médios, eles largam à frente dos outros com pneus mais rápidos, isso deve tornar as primeiras voltas interessantes. Foi uma grande honra para nós Mario Andretti entregar o prêmio da pole aqui na América , ele é uma verdadeira lenda do nosso esporte”.
Possíveis estratégias de corrida
As estratégias são muito próximas no GP dos Estados Unidos que tem 56 voltas, a mais rápida é uma parada, usando o Soft por 22 a 25 voltas e o Médio por 31 a 34 voltas. A segunda mais rápida é também de um parada, usando o Médio por 24 a 27 voltas e o Hard por 29 a 32 voltas. Finalmente, usar o Soft por 19 a 22 voltas e o Hard por 34 a 37 voltas constitui a terceira estratégia mais rápida. Se pode escolher qualquer uma delas, provavelmente veremos muitas táticas diferentes amanhã.Há também uma opção de duas paradas viável e competitiva: usar dois conjuntos de Soft por 15 a 18 voltas e depois médios por 20 a 26 voltas. Todas as quatro estratégias detalhadas aqui podem funcionar bem no Circuito das Américas, dependendo, é claro, da taxa de degradação do pneu Soft, isso será influenciado pelo clima e pelas condições da pista na hora da corrida, vimos no GP do México a diferença que isso pode fazer.
Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Excepcionalmente, é improvável que as condições na classificação sejam representativas na corrida já que o GP acontece três horas antes. As temperaturas mais quentes de hoje se adaptaram melhor à gama de pneus: o resultado é um novo recorde. Com a pista mais emborrachada, vimos um alto grau de evolução, a batalha tática começou com a Mercedes, Ferrari e Red Bull de Verstappen optando por começar a corrida com pneus Médios, eles largam à frente dos outros com pneus mais rápidos, isso deve tornar as primeiras voltas interessantes. Foi uma grande honra para nós Mario Andretti entregar o prêmio da pole aqui na América , ele é uma verdadeira lenda do nosso esporte”.
0 Comentários