Verstappen vence com três paradas, a corrida foi muito quente em Interlagos

Texto e fotos: Pirelli

Max Verstappen venceu com três trocas, ele que largou da pole, fez a última parada durante o penúltimo Safety Car, deixando a liderança da corrida para Lewis Hamilton, mas na relargada Max retomou a ponta e conquistou a terceira vitória do ano, em segundo chegou Pierre Gasly. Como já era esperado, as condições da corrida em São Paulo foram muito mais quentes do que nos dias anteriores, com temperaturas de pista acima dos 20 graus.


Pontos chave
  • Verstappen foi um dos únicos dois pilotos que marcaram pontos a fazer três pit stops, ele apostou em mais uma parada durante o penúltimo Safety Car.
  • Foram três estratégias completamente diferentes nos quatro primeiros, com uma grande variedade de táticas, Verstappen e Hamilton (foi penalizado e ficou em quinto) fizeram três paradas, Carlos Sainz ficou em quarto lugar (depois subiu para terceiro) fez só uma parada, ele que largou em último no grid e Gasly terminou em segundo com duas paradas.
  • Os dois Safety Car no final do GP transformaram a corrida, vários incidentes aconteceram enquanto os pilotos tentavam tirar vantagem da situação.
  • Antes disso, a estratégia Soft-Médio-Soft foi adotada pela maioria dos ponteiros, ela oferecia velocidade e flexibilidade nas condições mais quentes.
  • Com as temperaturas mais altas, a degradação aumentou levemente para alguns pilotos, os três compostos foram usados ​​durante a corrida e tivemos alguns stints longos com o composto Soft.
Como cada composto se comportou

Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Essa foi uma das corridas mais dramáticas da história da Fórmula 1, com ações quase inacreditáveis até a bandeirada final. Os dois períodos de safety car no final mudaram completamente as estratégias, que até aquele momento pareciam ser a de uma corrida com duas paradas, tivemos temperaturas mais altas na hora da corrida em comparação com os dias anteriores. Isso também colocou em jogo o composto mais duro, no entanto, Carlos Sainz provou que é possível fazer só uma parada, haviam muitos  pilotos que aproveitaram ao máximo essa corrida imprevisível para escolher diferentes táticas na estratégia de pneus e que valeram a pena. Parabéns a Pierre Gasly e a Toro Rosso pelo merecido segundo lugar e a Honda por colocar dois de seus carros no pódio”.

Stint por piloto