O sedĂ£ nervoso me levou para conhecer uma plataforma de gestĂ£o de leads e vendas que Ă© sucesso no mercado brasileiro

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Claudio Larangeira / FCA

Os SedĂ£s passam atualmente por um enorme teste de desejo, isso porque grande parte dos consumidores desta faixa se bandeou e optou por ter um SUV, um modelo cujas vendas crescem muito no mercado e Ă© adorado principalmente pelas mulheres, aquelas que dĂ£o a palavra final na hora da compra.



Mesmo com essa diminuiĂ§Ă£o no consumo deste modelo, nada se compara quando se dirige um automĂ³vel feito para quem curte dominar a mĂ¡quina em sua plenitude, mas veja, tem que ter um motor potente, cĂ¢mbio ajustado e muito luxo e conforto, coisa de carro para gente grande. Durante uma semana eu pude aproveitar tudo que o Cronos HGT tem para mostrar e o que precisamos aprender quando se fala em administrar o negĂ³cio de comprar, vender e cuidar dos nossos carros.



O sedĂ£ da FCA Ă© equipado com o moderno motor 1.8 E.torQ Evo VIS com 135 cv, torque de 18,8 kgfm com gasolina e 139 cv, torque 19,3 kgfm com etanol, recurso Neutral Function, cĂ¢mbio automĂ¡tico de seis velocidades, paddle shifters, direĂ§Ă£o elĂ©trica e rodas de liga leve de 17”. O modelo que eu avaliei estava abastecido com o combustĂ­vel renovĂ¡vel, isso ajuda muito no desempenho.



Ele tem uma Ă³tima posiĂ§Ă£o para o motorista, seja qual for a altura do banco a gente tem uma visĂ£o quase completa do carro e seu entorno, o Cronos HGT leva muito a sĂ©rio essa coisa de nĂ£o precisar mexer muito a cabeça nem tirar as mĂ£os do volante, as funções principais estĂ£o ao alcance dos dedos. É muito gostoso de dirigir, o peso da direĂ§Ă£o Ă© firme o suficiente para nĂ£o ser nem dura nem leve demais.



Rodando por ruas e avenidas, a gente sente que o isolamento acĂºstico foi uma das grandes preocupações do projeto, seu ambiente interno Ă© muito silencioso e seu rodar macio, o que nĂ£o ajuda sĂ£o os buracos ou imperfeições do asfalto que acabam transmitido uma sensaĂ§Ă£o errada, claro que amplificado pelas rodas de liga leve e pneus de perfil baixo, mas se estiver em um bairro descente, aĂ­ sim, tudo vira alegria.



A economia Ă© boa pela motorizaĂ§Ă£o, ele anda em 4ª marcha quase que o tempo todo, aos 35 km/h jĂ¡ estĂ¡ engatado nessa velocidade, isso ajuda bastante no consumo que ficou, segundo dados do computador de bordo, em 8,5 km/l, com duas pessoas a bordo, ar-condicionado ligado e transito pesado.



Na estrada ele Ă© realmente muito bom! Sua carroceria Ă© leve e sua parte mecĂ¢nica forte, o Cronos HGT Ă© muito rĂ¡pido nas ações e reações, retoma a velocidade sem fazer cara feia nem gritar. A rodovia Ă© a Castelo Branco e o destino a cidade de Itu, interior de SĂ£o Paulo, lugar onde fica a sede da Followize, Trata-se de uma plataforma de gestĂ£o de leads e vendas, ela foi fundada pelos irmĂ£os AndrĂ© e Anderson Gil, segundo eles, a empresa cresce desde a fundaĂ§Ă£o cerca de 150% ao ano e isso atraiu mais de 180 clientes.



A Followize esta diretamente ligada ao setor automotivo, 70% dos seus clientes sĂ£o concessionĂ¡rias, o restante se divide em corretoras e seguradoras, construtoras e sistemistas do setor automotivo. O grande “Pulo do Gato” dos irmĂ£os Gil Ă© a que a plataforma criada por eles e homologada por vĂ¡rias empresas, permite mapear 100% do retorno de investimento em campanhas, performance de mĂ­dia e da equipe, ranking de vendas, controle de tarefas, histĂ³rico de interações e distribuiĂ§Ă£o de leads em tempo real.



Segundo Anderson, “Muitas empresas hoje, principalmente no setor automotivo, nĂ£o sabem o que acontece com os leads que sĂ£o gerados em suas campanhas direcionadas para seus sites. Ao oferecermos um software que fornece um relatĂ³rio completo, e em tempo real, com informações das intenções de compra, a empresa pode organizar melhor os seus processos e dar seguimento Ă  jornada de venda em seus pontos fĂ­sicos, aumentando muito as taxas de conversões de venda”.



NĂ£o desistir do sonho Ă© o combustĂ­vel que impulsiona os irmĂ£os, e pensar que tudo começou com uma agencia de criaĂ§Ă£o, que faliu, depois na criaĂ§Ă£o de outra empresa, que a mĂ¡ administraĂ§Ă£o levou ao fechamento em 2008.



A vida mudou com a abertura da Followize em janeiro de 2014, profissionais especializados em cada setor turbinaram os negĂ³cios e agilizaram as ações, o planejamento Ă© ousado e sempre muito presente, as atualizações constantes de software sĂ£o feitas com frequĂªncia e, com esse crescimento, a contrataĂ§Ă£o de mais de funcionĂ¡rios e a mudança para um local maior onde um dia devem trabalhar mais de 100 pessoas jĂ¡ faz parte do presente, tudo dentro da expectativa para este ano que Ă© crescer mais de 150% e chegar aos 200 clientes.



Depois dessa aula de empreendedorismo, hora de voltar pra casa e terminar a avaliaĂ§Ă£o do Cronos HGT, usando o Cruise Control ou dosando o acelerador no pĂ©, o consumo de combustĂ­vel se mantĂ©m em valores muito prĂ³ximos. Ele atinge rapidamente os 120 km/h que Ă© a velocidade neste trecho, mesmo nas ultrapassagens ele nĂ£o faz reduções, graças a resposta rĂ¡pida e muito Ă¡gil do motor, pra baixar mesmo as marchas tem que diminuir muito a velocidade cruzeiro ou enfiar o pĂ© sem dĂ³. O impacto no consumo Ă© grande, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em Ă³timos 11,4 km/l, nĂ£o Ă© o mĂ¡ximo?



Com itens de sĂ©rie como: quadro de instrumentos de 7’’, ar-condicionado digital, revestimento em tecido especial HGT, teto e detalhes internos em preto, rodas de 17”, spoiler e retrovisores em preto, grade frontal escurecida, maçanetas na cor do veĂ­culo e tendo como opcionais o teto bicolor, bancos de couro, cĂ¢mera de rĂ©, side bags, Keyless Entry’N’ Go, retrovisor com rebatimento elĂ©trico, sensor de chuva, crepuscular e retrovisor eletrocrĂ´mico, oito cores para escolher, pacote de opcionais, acessĂ³rios e cuidados para personalizaĂ§Ă£o, garantia de trĂªs anos sem limite de quilometragem, plano de financiamento com serviços, RevisĂ£o Sob Medida o Cronos HGT tem preço sugerido de R$ 78.490,00, jĂ¡ estĂ¡ nas concessionĂ¡rias Fiat para agendar um Test Drive e sim, Ă© um automĂ³vel para quem gosta de dirigir e ser admirado quando passa, essa Ă© a mĂ¡gica do sedĂ£.


Ficha TĂ©cnica
Motor
PosiĂ§Ă£o: Transversal dianteiro
NĂºmero de cilindros: 4 em linha
DiĂ¢metro x Curso: 80,5 x 85,8 mm
Cilindrada total: 1.747 cm³

Taxa de compressĂ£o: 12,5:1
PotĂªncia mĂ¡xima (ABNT): 135 cv (gasolina)/ 139 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque mĂ¡ximo (ABNT): 18,8 kgfm (gasolina)/ 19,3 kgfm a 3.750 rpm (etanol)
Nº de vĂ¡lvulas por cilindro: 4 no cabeçote
Eixo de comando de vĂ¡lvulas: 1 no cabeçote

AlimentaĂ§Ă£o
IgniĂ§Ă£o: Magneti Marelli, eletrĂ´nica digital incorporada ao sistema de injeĂ§Ă£o
InjeĂ§Ă£o EletrĂ´nica: Magneti Marelli
CombustĂ­vel: Gasolina/Etanol

CĂ¢mbio
NĂºmero de marchas: seis Ă  frente e uma Ă  rĂ©
Relações de transmissĂ£o:
1ª – 4,459
2ª – 2,508
3ª – 1,556
4ª – 1,142
5ª – 0,852
6ª – 0,672
RĂ© – 3,185

RelaĂ§Ă£o de transmissĂ£o do diferencial: 3,683
TraĂ§Ă£o: Dianteira com juntas homocinĂ©ticas

Sistema de freios
Comando: A pedal e transmissĂ£o hidrĂ¡ulica com ESC
Dianteiro: A disco ventilado (diĂ¢metro de 284 mm) com pinça flutuante
Traseiro: A tambor (diĂ¢metro de 203 mm) com sapata autocentrante e regulagem automĂ¡tica de jogo

SuspensĂ£o dianteira

Tipo: McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora

Amortecedores: HidrĂ¡ulicos, telescĂ³picos de duplo efeito
Elemento elĂ¡stico: Mola helicoidal

SuspensĂ£o traseira
Tipo: Eixo de torĂ§Ă£o com rodas semi independentes
Amortecedores: HidrĂ¡ulicos, telescĂ³picos de duplo efeito
Elemento elĂ¡stico: Mola helicoidal



DireĂ§Ă£o
Tipo: ElĂ©trica com pinhĂ£o e cremalheira
DiĂ¢metro mĂ­nimo de curva: 10,5 m

Rodas
Medidas: 6” x 16” de liga leve
Pneus: 195/55 R16”

Peso do veĂ­culo
Em ordem de marcha: 1.271 kg
Capacidade de carga: 400 kg
Carga mĂ¡xima rebocĂ¡vel (reboque sem freio): 400 kg

Dimensões externas
Comprimento do veĂ­culo: 4.364 mm
Largura do veĂ­culo: 1.726 mm
Altura do veĂ­culo: 1.516 mm
DistĂ¢ncia entre-eixos: 2.521 mm
Bitola dianteira: 1.465 mm
Bitola traseira: 1.498 mm
Altura mĂ­nima do solo: 164 mm
Volume do porta-malas: 525 litros
Tanque de combustĂ­vel: 48 litros

Desempenho
Velocidade mĂ¡xima: 195 km/h (gasolina)/ 196 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 10,8 s (gasolina)/ 9,9 s (etanol)

Consumo
Ciclo urbano: 10,3 km/l (gasolina)/ 7,2 km/l (etanol)

Ciclo estrada: 13,3 km/l (gasolina)/ 9,6 km/l (etanol)