Na série especial, o melhor
modelo da montadora ganha tecnologia e acabamento mais refinado
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Ford
Quando desembarcou por aqui hĂ¡
exatos 100 anos, a Ford certamente nĂ£o
poderia imaginar que durantes essas milhares de voltas que o mundo deu a sua
vida fosse ser tĂ£o cheia de altos e baixos, coisa de uma empresa que nasceu,
assim como seu fundador, para surpreender de tempos em tempos.
Quis o destino, no ano do centenĂ¡rio de sua chegada em terras tupiniquins, que eu avaliasse um dos modelos comemorativos da data, o KA Hatch 100 anos. Ele Ă© fabricado com muito cuidado e bom gosto, sĂ³ tem na exclusiva cor azul Belize e durante uma semana eu pude aproveitar tudo de bom que ele oferece para quem se interessar em guardar uma das 1.000 unidades na coleĂ§Ă£o, trata-se de uma serie limitada
Ele Ă© equipado com o eficientĂssimo motor 1.5 Ti-VCT Flex de trĂªs cilindros, potĂªncia de 136 cv, torque de 15,8 Nm e cĂ¢mbio automĂ¡tico de seis velocidades, o modelo que eu avaliei estava abastecido com gasolina. É um carro muito bem equipado, tem direĂ§Ă£o elĂ©trica, trio elĂ©trico, ar-condicionado, piloto automĂ¡tico, computador de bordo, central multimĂdia SYNC 2.5 com tela flutuante de7 polegadas ,
comandos de voz, conexĂ£o Bluetooth, entrada USB, conectividade com Apple
CarPlay, Android Auto e Waze, os bancos na cor preta com costura e detalhes azuis trazem
o logo 100 aplicado nos encostos de cabeça e também tem ajuste de altura para o
motorista, ajuste de altura e profundidade do volante, farĂ³is de neblina, abertura
elétrica do porta-malas, grade dianteira, maçanetas, espelhos retrovisores e rodas
de liga leve de 15
polegadas na cor preta, a mesma do teto.
Na cidade ele tem um tamanho e desempenho ideais, Ă© Ă¡gil nas ruas e avenidas, suas manobras de troca de faixa e estacionamento sĂ£o precisas e muito fĂ¡ceis de serem executadas, sua economia surpreende, as vias de velocidade baixa sĂ£o percorridas com muita segurança, a conversa do motor com o cĂ¢mbio faz com que o KA Hatch 100 anos sempre esteja em uma marcha alta (4ª na maior parte do tempo) e rotações baixas, entre 1.200 rpm e 1.400 rpm.
Essa equalizaĂ§Ă£o mecĂ¢nica faz com que o consumo de combustĂvel seja significativo, mesmo rodando com duas pessoas a bordo, ar-condicionado ligado e transito lento, a mĂ©dia ficou, segundo dados do computador de bordo, em Ă³timos 11,2 km/l. Claro que na estrada o desempenho deve ser, jĂ¡ que a mĂ©dia da cidade ficou bem alta, bem maior.
Dito e feito, mesmo usando o Cruise Control (neste caso, ele ajuda na economia) e viajando atĂ© JundiaĂ pela Rodovia dos Bandeirantes, posso afirmar que o KA Hatch 100 anos Ă© uma maravilha da engenharia automotiva. A estabilidade mesmo em situações de veĂculos maiores do lado, a retomada de velocidade, o conforto para os passageiros e a praticidade do comando de voz, um dos melhores do mercado, dĂ£o a impressĂ£o de se estar em um carro de categoria maior e com cilindrada mais alta.
Respeitando a média da rodovia que é de120 km/h ,
duas pessoas a bordo, ar-condicionado ligado, farĂ³is ligados, na ida
controlando no pé e a volta com o Cruise Control, consegui fazer a média
informada pelo computador de bordo, de 15,4 km/l, sem choro nem vela, a indicaĂ§Ă£o
de autonomia passava dos 500
km mesmo jĂ¡ tendo usado o carro na cidade.
O KA Hatch 100 anos tem preço sugerido de R$ 65.990, 3 anos de garantia, Serviços Total Ford, RevisĂ£o Preço Fixo Ford, Quick Lane, Agenda Ford, Programa Seguros Ford e a certeza de estar guardando na garagem um pedaço muito importante da histĂ³ria da indĂºstria automotiva brasileira.
Quis o destino, no ano do centenĂ¡rio de sua chegada em terras tupiniquins, que eu avaliasse um dos modelos comemorativos da data, o KA Hatch 100 anos. Ele Ă© fabricado com muito cuidado e bom gosto, sĂ³ tem na exclusiva cor azul Belize e durante uma semana eu pude aproveitar tudo de bom que ele oferece para quem se interessar em guardar uma das 1.000 unidades na coleĂ§Ă£o, trata-se de uma serie limitada
Ele Ă© equipado com o eficientĂssimo motor 1.5 Ti-VCT Flex de trĂªs cilindros, potĂªncia de 136 cv, torque de 15,8 Nm e cĂ¢mbio automĂ¡tico de seis velocidades, o modelo que eu avaliei estava abastecido com gasolina. É um carro muito bem equipado, tem direĂ§Ă£o elĂ©trica, trio elĂ©trico, ar-condicionado, piloto automĂ¡tico, computador de bordo, central multimĂdia SYNC 2.5 com tela flutuante de
Na cidade ele tem um tamanho e desempenho ideais, Ă© Ă¡gil nas ruas e avenidas, suas manobras de troca de faixa e estacionamento sĂ£o precisas e muito fĂ¡ceis de serem executadas, sua economia surpreende, as vias de velocidade baixa sĂ£o percorridas com muita segurança, a conversa do motor com o cĂ¢mbio faz com que o KA Hatch 100 anos sempre esteja em uma marcha alta (4ª na maior parte do tempo) e rotações baixas, entre 1.200 rpm e 1.400 rpm.
Essa equalizaĂ§Ă£o mecĂ¢nica faz com que o consumo de combustĂvel seja significativo, mesmo rodando com duas pessoas a bordo, ar-condicionado ligado e transito lento, a mĂ©dia ficou, segundo dados do computador de bordo, em Ă³timos 11,2 km/l. Claro que na estrada o desempenho deve ser, jĂ¡ que a mĂ©dia da cidade ficou bem alta, bem maior.
Dito e feito, mesmo usando o Cruise Control (neste caso, ele ajuda na economia) e viajando atĂ© JundiaĂ pela Rodovia dos Bandeirantes, posso afirmar que o KA Hatch 100 anos Ă© uma maravilha da engenharia automotiva. A estabilidade mesmo em situações de veĂculos maiores do lado, a retomada de velocidade, o conforto para os passageiros e a praticidade do comando de voz, um dos melhores do mercado, dĂ£o a impressĂ£o de se estar em um carro de categoria maior e com cilindrada mais alta.
Respeitando a média da rodovia que é de
O KA Hatch 100 anos tem preço sugerido de R$ 65.990, 3 anos de garantia, Serviços Total Ford, RevisĂ£o Preço Fixo Ford, Quick Lane, Agenda Ford, Programa Seguros Ford e a certeza de estar guardando na garagem um pedaço muito importante da histĂ³ria da indĂºstria automotiva brasileira.
Ficha TĂ©cnica
Altura do veĂculo (mm)
|
1525
|
Capacidade de carga (Kg)
|
399
|
CombustĂvel
|
Gasolina / Etanol
|
Comprimento do veĂculo (mm)
|
3941
|
DireĂ§Ă£o
|
Elétrica
|
DistĂ¢ncia entre-eixos (mm)
|
2490
|
Freios dianteiros
|
A Disco
|
Freios traseiros
|
A Tambor
|
Largura do veĂculo com espelhos (mm)
|
1911
|
Largura do veĂculo sem espelhos (mm)
|
1695
|
Motor
|
1.5
|
NĂºmero de cilindros
|
3
|
Peso bruto total (Kg)
|
1530
|
Peso do veĂculo em ordem de marcha (Kg)
|
1131
|
Pneu
|
195/55 R15
|
Porta-malas (L)
|
257
|
PotĂªncia (cv)
|
136 (E) / 128 (G)
|
Roda
|
Liga Leve 15"
|
Sistema de partida a frio
|
Ford Easy-Start
|
SuspensĂ£o dianteira
|
Independente tipo Macpherson
|
SuspensĂ£o traseira
|
Eixo autoestabilizante tipo Twist Beam
|
Tanque de combustĂvel (L)
|
51
|
Torque (Nm)
|
158 (E) / 153 (G)
|
TraĂ§Ă£o
|
Dianteira
|
TransmissĂ£o AutomĂ¡tica
|
6 Velocidades
|
2 Air bags (Frontais)
|
|
Acendimento automĂ¡tico das luzes de
emergĂªncia apĂ³s frenagem brusca
|
|
Alças de segurança
|
1 Dianteira
|
Alerta de manutenĂ§Ă£o programada por tempo
e/ou quilometragem
|
|
Barras de proteĂ§Ă£o laterais
|
|
Cintos de segurança dianteiros com ajuste de
altura
|
|
Cintos de segurança traseiros laterais e
central de 3 pontos
|
|
FarĂ³is com temporizador (Follow me Home)
|
|
Farol de neblina dianteiro
|
|
Freios ABS com EBD
|
|
ISOFIX - Ganchos de ancoragem e fita para
segurança de cadeiras de crianças
|
|
Luz elevada de freio (Brake-light)
|
|
PATS - Sistema Ford anti-furto
|
|
Retrovisores externos com ajuste elétrico
|
|
Trava de segurança para crianças nas portas
traseiras
|
|
Trava elétrica das portas
|
|
Travamento automĂ¡tico das portas
|
|
Alto falantes
|
4 alto falantes
|
Comando de voz
|
|
Computador de bordo
|
|
Conectividade com Car Play e Android Auto
|
|
ConexĂ£o bluetooth
|
|
Controles de Ă¡udio no volante
|
|
Entrada USB
|
|
Limpador do pĂ¡ra-brisa com temporizador e
velocidade variĂ¡vel
|
|
Palhetas do tipo "Flat Blade"
|
|
Piloto automĂ¡tico
|
|
Radio AM, FM
|
|
SYNC ® 2.5
|
|
Tela de LCD multifuncional touchscreen no
painel central
|
7"
|
AerofĂ³lio traseiro
|
Na cor do veĂculo
|
Aplique preto na coluna das portas
|
|
Capa dos retrovisores externos
|
Na cor preta
|
FarĂ³is com acabamento escurecido
|
|
Grade dianteira
|
Colméia (pintada em preto)
|
Lavador e limpador do vidro traseiro
|
|
Maçanetas externas
|
Na cor preta
|
Para choque dianteiro
|
Na cor do veĂculo
|
Para choque traseiro
|
Na cor do veĂculo
|
Teto Preto
|
|
Ajuste de altura do banco do motorista
|
|
Ajuste de altura do volante
|
|
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de
altura
|
|
Apoios de cabeça traseiros com regulagem de
altura
|
3
|
Aquecedor
|
|
Ar condicionado
|
|
Aviso de portas abertas
|
|
Aviso dos farĂ³is acesos
|
|
Bancos revestidos com acabamento premium e
tecido
|
|
Banco traseiro bipartido
|
|
Banco traseiro rebatĂvel
|
|
Bolso porta-revistas atrĂ¡s do banco do
passageiro
|
|
Desembaçador do vidro traseiro
|
|
Ganchos para sacolas no porta-malas
|
|
IluminaĂ§Ă£o do porta-malas
|
|
Luz de cortesia
|
Dianteira com temporizador
|
Maçanetas internas
|
Na cor preta
|
Molduras das saĂdas de ar
|
Na cor preta
|
PĂ¡ra-sol do motorista com espelho de
cortesia
|
|
PĂ¡ra-sol do passageiro com espelho de
cortesia
|
|
Ponto de Força 12V
|
|
Porta Copos
|
|
Porta Garrafa
|
|
Porta-malas com abertura elétrica
|
|
Tapetes de borracha
|
Dianteiros / Traseiros
|
Vidro elétrico do motorista com sistema de
abertura / fechamento com um toque para cima / baixo
|
|
Vidros elétricos
|
Dianteiros / Traseiros
|
0 ComentĂ¡rios