O segmento de carros altos que ganha força no país das enchentes, ruas esburacadas e ameaça antigos modelos, mas precisa usar os pneus certos

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Arquivo

A certeza que o segmento de SUV caiu definitivamente no gosto do brasileiro é que ele já representa 1/4 do mercado automotivo. Na verdade ele chegou para mexer no vespeiro que era o reinado dos sedãs, sempre grandes e confortáveis e que não tinha na verdade concorrentes, quem optava por esse modelo de automóvel não estava nem aí para os hatchs, coupês e esportivos, eram uma casta superior.


Mas, e sempre existe um mas, o mundo dá voltas e sempre que os humanos lembram-se de algo que marcou a sua história procuram resgatar. Quem já estava vivo nos anos 60 e 70, certamente vai se lembrar de uma “perua” que, ou seu pai, ou seu tio, ou seu vizinho, ou o dono da padaria, ou o entregador de leite, enfim, alguém tinha. Era a espetacular Rural, o primeiro SUV fabricado no Brasil, inicialmente pela Willys-Overland e depois pela Ford, hoje é um clássico venerado.


Seu conceito ficou adormecido por muitos anos, até que, no fim dos anos 90 as montadoras resolveram recuperar a idéia e modernizar seus modelos com tudo que existe de mais novo em tecnologia e conforto e claro, não poderia ter outro resultado que não fosse o sucesso. Aqui em terras tupiniquins, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), mais de 270 mil utilitários já foram vendidos no primeiro semestre de 2019, incluindo também as pick-ups, que passaram a ser opção para quem quer um carro com mais de uma função durante e no fim da semana.


Claro que esse aumento nas vendas desse tipo de veículo também assanha quem fabrica componentes, principalmente pneus. A Pirelli, que não dorme no ponto há muitos anos, já tem uma gama completa e promoveu o 1º Seminário Pirelli TecSUV, lá discutimos as últimas evoluções tecnológicas e o segmento dos pneus de SUVs, o Fabio Magliano, Gerente de Produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América Latina foi nosso anfitrião e apresentador.


A gama pertence a linha Scorpion, nome que foi escolhido por causa do aracnídeo que está em todos os continentes menos na Antártida, vive nos mais diversos tipos de habitat, não medo de nenhuma temperatura quente ou fria, são resistentes, se adaptam rapidamente e estão no planeta há mais de 400 milhões de anos, uma perfeita referencia a qualidade dos pneus.


Segundo Fabio, “a diferença entre os pneus para uso off road, misto e cidade precisam ser definidos pela utilização que os usuários pretendem”, a pior coisa será gastar muito dinheiro em um pneu incorreto e que não vai te atender. Vamos entender como alguns deles funcionam?


Scorpion MUD – é especial para uso fora de estrada, a banda de rodagem oferece a máxima tração, inclusive em terrenos escorregadios e inconsistentes, expulsa rapidamente lama, terra, água e garante ao veículo dirigibilidade e tração, o uso dele é indicado 100% OFF;


Scorpion MTR – indicado para terrenos acidentados, tem excelente tração, alta resistência em impactos laterais por causa das paredes reforçadas, alta resistência a perfurações e danos mecânicos e alto rendimento quilométrico, seu uso é indicado para 80% OFF e 20% ON;


Scorpion ATR – é o mais vendido para veículos do segmento, trata-se de um pneu de uso misto, para todos os tipos de superfícies, é versátil e tem excelente capacidade off road, ele é robusto e confiável no on road proporciona conforto, excelente tração e resistência ao desgaste, seu uso é 50% OFF 50% On;


Scorpion STR – aqui a variação já começa a ficar mais voltada ao uso urbano, mas ainda com características off road, esta é uma escolha racional para SUV e caminhonetes que passam a maior parte do tempo rodando no asfalto e em algumas ocasiões experimentam estradas de terra, esse pneu tem conforto reforçado, baixo nível de ruído e alto rendimento quilométrico e seu uso é 80% ON 20% OFF;


Scorpion VERDE – desenvolvido especificamente para picapes e SUVs ele melhora a aderência e frenagem em pisos molhados, dá maior estabilidade, seus compostos auxiliam no desempenho, economia de combustível e na resistência ao rolamento, seu uso é indicado 100% ON;


Scorpion ZERO ASIMMETRICO – é projetado para alto desempenho esportivo na estrada e condução segura em condições fora de estrada, é ideal para quem procura alto nível de aderência e resposta precisa de direção, sua utilização é 100% ON.


Todo respeito ao pneu será recompensado, que a nova geração de motoristas que adoram SUV, seja elétrico, híbrido ou a combustão, que não quer perder tempo na estrada, de vez em quando visitam um amigo no sítio e curtem uma aventura mais radical, coloquem o calçado certo para o momento, afinal de contas, não dá para fazer maratona de pantufas né?