Em seu estande fabricante reforça suas soluções personalizadas e conectadas e apresenta alternativas para “Mudar o Mundo do Transporte na América Latina”

Texto e fotos: Scania

A Fenatran 2019 marca a primeira grande feira de exposição da Nova Geração de caminhões da Scania, que começou a ser entregue aos clientes a partir de fevereiro deste ano. O maior evento do setor na América Latina, também inicia uma nova era para a fabricante: a abertura das vendas da linha de caminhões movidos a GNV, GNL e/ou biometano. São soluções que traduzem o ‘Aqui e Agora’ para o Brasil e países vizinhos, ou seja, de alternativas ao diesel de combustíveis perfeitamente viáveis economicamente. O 22º Salão Internacional do Transporte será realizado de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo.


Os destaques do estande são os caminhões da Nova Geração. Os clientes estão registrando até 12%, e em muitos casos ultrapassando este índice, de economia de combustível em comparação à geração anterior. É a palavra do cliente comprovando os resultados de rentabilidade prometidos e cumpridos pela Scania.


As novidades são dois pesados mais sustentáveis, um movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano e outro 100% a gás natural liquefeito (GNL) e/ou biometano. O espaço tem no total 13 caminhões – sendo duas Edições Especiais (V8 50 anos e Scania Vintage) –, está todo conectado por uma grande e tecnológica espiral de led e apresenta o novo conceito de soluções personalizadas de produtos, serviços e alternativas financeiras via sistema TMA (Tailor Made for Application).


Além de dois motores, um de 7 litros da linha urbana/regional, de semipesados, e outro V8 a gás para grupos geradores de energia, um mercado de grande potencial. Outras atrações são a Split Cabin, uma cabine S (a primeira da marca com piso plano) toda aberta para o público conhecer os benefícios de conforto e ergonomia, a área Apaixonados por Scania, um lugar de livre acesso, entretenimento e distribuição de brindes, e o Espaço Inovação, de tendências e tecnologias Scania para o futuro. “A proposta da Scania para a Fenatran 2019 é “Mudar o Mundo do Transporte” em parceria com o cliente. Assumimos um acordo global de liderar a transformação para um sistema de transporte mais sustentável. É comprometimento público, não apenas promessa. E o visitante vai comprovar isso num estande tecnológico e amigável, que apresenta nossas soluções de forma interativa e detalhada”, afirma Márcio Furlan, gerente Marketing e Comunicação da Scania no Brasil. “Mais uma vez teremos um ambiente acolhedor, que é nossa marca para receber a “família Scania”, nossos fãs e clientes.”


Os 13 caminhões expostos são os seguintes: R 410 6x2 (GNV e/ou biometano), R 410 6x2 (gás natural liquefeito (GNL) e/ou biometano), S 540 6X4, R 620 6X4, R 450 6X2, R 500 6X4, G 410 6X2 e S 500 6x4 (da linha pesada); P 360 4X2, P 320 8X2 e P 280 6X2 (da gama urbana/regional); e G 500 8X4 XT e G 540 6X4 XT (segmento fora de estrada). Na entrada exclusiva da Scania, atrás do estande, estão outros dois modelos, um semipesado P 280 6x2 da Multilixo customizado como coletor de lixo e um S 500 6x2. Na área externa, no Fenatran Experience, estão à disposição dos visitantes quatro veículos para test drive: R 410 6x2 a gás, S 450 6X2, P 280 6X2 e um R 540 6X4.

Os primeiros caminhões a GNV/GNL e/ou biometano do Brasil
O início das encomendas dos caminhões movidos a GNV, GNL e/ou biometano é visto com muito otimismo. Há grande interesse de clientes, especialmente após os resultados da demonstração com a Citrosuco, realizada desde dezembro de 2018. Na rota de Matão ao Porto de Santos (SP) foi comprovada a diminuição de 15% no gasto do km rodado proveniente da redução do combustível. O custo é viável considerando-se a realidade atual de preços do combustível e dos altos impostos. A redução de CO2 chegou a 15% no GNV. A Scania afirma que pode chegar a até 90% no biometano.

Estande todo conectado chama a atenção
A Scania inova mais uma vez na Fenatran e traz um conceito de conexão de todo o estande por meio de uma tecnológica e colorida espiral de LED. Ela nasce bem no centro de uma torre em círculo que representa as “Soluções Personalizadas” da fabricante. Esse “coração do estande” mostra tudo o que é oferecido de produtos e serviços aos clientes. De forma interativa, o visitante pode fazer uma simulação da solução ideal indicada para sua necessidade de transporte por meio do sistema TMA e do Scania Configurator. Ao final, receberá a cotação da Casa Scania mais próxima. “Dessa forma, o visitante sentirá a nova experiência de adquirir o portfólio Scania por meio do exclusivo sistema TMA. A personalização da solução ideal avança por detalhes da operação que serão decisivos para a máxima rentabilidade”, explica Furlan. “Há muito conteúdo nesta área desde o novo plano Premium Flexível, que reduz em até 25% os custos de manutenção, passando pela loja oficial da Scania no Mercado Livre, até os completos pacotes de serviços de conectividade, Driver Services (treinamento) e Fleet Care (gestão de frotas)”, diz. O sucesso da Nova Geração se faz presente por vídeos com depoimentos de clientes de “Rentabilidade Comprovada”.
Uma dentre as grandes novidades da Nova Geração de caminhões é a cabine S, a primeira da Scania com piso plano e que oferece a maior altura interna do mercado, 2,07m. Para que o público conheça com mais detalhes as vantagens do amplo espaço, de conforto, ergonomia e tecnologia embarcada, está presente uma versão Split Cabin toda aberta em corte que pode ser acessada por uma escadaria. No Espaço Inovação há surpresas. Nele será possível conhecer como a Scania está olhando para o futuro (no Brasil e globalmente). Por meio de vídeos são apresentadas  tendência e novas tecnologias, como por exemplo, das futuras linhas NXT, modelo que muda seu design físico para atuar em diferentes transportes, e AXL, veículo autônomo que não tem cabine e serve para ambientes confinados, como minas. Na parte da segurança, os caminhões da Nova Geração são os únicos do mundo com airbag lateral de cortina. Eles ajudam a preservar a vida do motorista em caso de tombamento. Para ilustrar e comprovar sua eficiência uma porta com o airbag aberto está em exposição. Outra tecnologia da marca é o moderno sistema ADAS, que utiliza câmera e radar instalados no para-brisa e no para-choque. São três dispositivos. A Frenagem de Emergência Avançada (mede a distância e a velocidade à frente e evita acidentes frontais), Aviso de Saída de Faixa (avisa quando o veículo sai de forma involuntária da faixa). O ACC (controle de cruzeiro adaptativo) que auxilia a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente.
A Scania tem em seu DNA o relacionamento diferenciado com o cliente. Para homenagear alguns deles, nas paredes laterais e traseiras do estande estão fotos e depoimentos de vários tipos de perfis e regiões do país. E, não poderia deixar de haver na Fenatran os tradicionais espaços de entretenimento. Na área Apaixonados por Scania, um grande centro de convivência, o visitante tem livre acesso, e pode participar de interações que valem brindes, a exemplo um quiz sobre diversos temas do setor e da Scania. Também está presente a loja oficial da Scania, um dos pontos mais visitados da feira. “O fã da Scania busca algo exclusivo, diferente. O seu amor pela marca é grande e ele gosta de usar os produtos oficiais. A relação da Scania com seus fãs e admiradores é algo inexplicável”, lembra Furlan.
Pela primeira vez, a Scania terá uma área com um estúdo de tatuagens. A parceria é com  a Tatoo You que disponibiliza mais de 30 opções, de temas variados ligados à Scania e ao transporte. Os agendamentos foram efetivados por meio das redes sociais. Completa o estande o espaço dedicado para as Soluções Financeiras. Estão disponíveis para orientar os clientes as equipes do Consórcio Scania e do Scania Banco, que faz 10 anos em 2019 e aproveita a feira para lançar seu aplicativo. Atrás do espaço oficial da fabricante sueca há uma área de circulação de público e uma entrada exclusiva para convidados da Scania. Além da exposição de dois caminhões, P 280 6x2 da Multilixo e S 500 6x2, há mais opções de interação. “Trouxemos uma cabine apenas em sua estrutura original de aço para que os visitantes escrevam mensagens de como deve ser um sistema de transporte mais sustentável”, salienta Furlan. Uma letra-caixa “Apaixonados por Scania” completa a decoração do local estimulando o público a fazer fotos e selfies para eternizar o amor pela marca.