Fabricante tem soluĂ§Ă£o pronta para o mercado brasileiro com tecnologia de ponta

Texto e fotos: Secco Consultoria

A Dana, um dos principais sistemistas globais da indĂºstria automobilĂ­stica, participa da Fenatran 2019 – 22º SalĂ£o Internacional do Transporte RodoviĂ¡rio de Carga, que serĂ¡ realizada de 14 a 18 de outubro, no SĂ£o Paulo Expo, e apresenta no seu estande E284, novidades em eletromobilidade para veĂ­culos comerciais, alĂ©m de destacar sua completa linha de componentes para o mercado de reposiĂ§Ă£o com as tradicionais marcas Spicer, Albarus e Victor Reinz.


O principal destaque Ă© o foco da Dana na eletrificaĂ§Ă£o de veĂ­culos. A empresa que dĂ¡ continuidade aos mais de 20 anos de investimentos em cĂ©lulas de combustĂ­vel, componentes eletrificados e mecatrĂ´nica com importantes aquisições nos Ăºltimos dois anos, que ampliam seu pacote de soluções e a posiciona de forma diferenciada, atravĂ©s de tecnologia e conhecimento, como lĂ­der em sistemas de eletrificaĂ§Ă£o para veĂ­culos comerciais, leves e para os segmentos agrĂ­cola e de construĂ§Ă£o. As soluções da Dana jĂ¡ estĂ£o em operaĂ§Ă£o ao redor do mundo, equipando mais de 15 mil veĂ­culos, sobretudo na China e nos Estados Unidos. Segundo Ryan Laskey, vice-presidente da DivisĂ£o de VeĂ­culos Comerciais e Engenharia de Produtos de TransmissĂ£o na Dana, a empresa estĂ¡ atenta Ă  evoluĂ§Ă£o da indĂºstria automotiva e acredita que, quanto Ă  fonte de energia, para cada aplicaĂ§Ă£o, regiĂ£o e condições de uso poderĂ¡ haver uma tecnologia mais eficiente e adequada, com soluções de combustĂ£o, elĂ©tricas ou hibridas. “As primeiras aplicações para caminhões elĂ©tricos sĂ£o nos setores de serviço leve e mĂ©dio, geralmente em operações de distribuiĂ§Ă£o, que possuem rotas previsĂ­veis de baixa quilometragem”, analisa.


Na visĂ£o do executivo, as aplicações para veĂ­culos comerciais dependem dos ciclos de serviço do cliente, o que determinarĂ¡ que tipo de soluĂ§Ă£o serĂ¡ mais adequada: “Para caminhões pesados que percorrem entre 500 e 800 quilĂ´metros por dia e possuam rotas e cargas Ăºteis variadas, a tecnologia hĂ­brida continua a ser mais indicada”, disse ele. Ryan Laskey serĂ¡ um dos palestrantes do Congresso SAE no painel de VeĂ­culos ElĂ©tricos e HĂ­bridos, que serĂ¡ realizado no dia 16 de outubro, Ă s 14h. O executivo falarĂ¡ sobre o futuro dos powertrains na eletrificaĂ§Ă£o dos veĂ­culos comerciais.


No inĂ­cio de 2019 a Dana estabeleceu uma parceria estratĂ©gica com a Hyliion Inc. para expandir sua capacidade de oferecer sistemas hĂ­bridos diesel-elĂ©tricos completos. A Hyliion desenvolve arquiteturas hĂ­bridas elĂ©tricas para veĂ­culos comerciais pesados que podem ser instaladas em caminhões novos ou adaptadas em caminhões existentes, transformando essencialmente um caminhĂ£o 6x2 tradicional em um hĂ­brido 6x4. O portfĂ³lio elĂ©trico da Dana inclui sistemas de acionamento direto Spicer Electrified, bem como eixos eletrĂ´nicos totalmente integrados, equipados com os motores, inversores e sistemas de controle TM4. A empresa tambĂ©m concluiu recentemente sua aquisiĂ§Ă£o da Nordresa, que permite oferecer a frotas e clientes OEM soluções completas para veĂ­culos elĂ©tricos a bateria. “A Dana estĂ¡ pronta para atender seus clientes e oferecer a soluĂ§Ă£o mais eficiente e robusta, quer seja elĂ©trica, hĂ­brida ou a combustĂ£o, para quase todo tipo de veĂ­culo comercial, desde picapes e vans atĂ© caminhões e Ă´nibus, passando por modelos fora de estrada”, destaca Raul Germany, presidente da Dana para o Brasil.

Produtos para eletrificaĂ§Ă£o
Na Fenatran, a fabricante apresenta as tecnologias aplicadas no caminhĂ£o protĂ³tipo desenvolvido pela empresa nos Estados Unidos, o City Delivery Dana, com soluĂ§Ă£o que combina um eixo traseiro e motor elĂ©tricos com inversor, movidos a bateria, mais leves e compactos, pois nĂ£o utilizam o tradicional trem-de-força e nem componentes como tanque de combustĂ­vel. O conjunto pode ser montado em qualquer chassi que utilize os modelos de eixo S110 e S130. O produto tem autonomia de 161 quilĂ´metros, consome 8% menos energia do que um veĂ­culo com motor centralizado e Ă© cerca de 170 kg mais leve que os conjuntos convencionais de veĂ­culos a Diesel. Outra novidade Ă© o caminhĂ£o para aplicaĂ§Ă£o urbana, como distribuiĂ§Ă£o de bebidas, movido por um sistema de direĂ§Ă£o central, com motor elĂ©trico e inversor, que substituem o conjunto de motor a combustĂ£o, transmissĂ£o e tanque de combustĂ­vel. O resultado Ă© a reduĂ§Ă£o de 67% no consumo de energia e de 40% na emissĂ£o de poluentes, em comparaĂ§Ă£o com o mesmo veĂ­culo movido a Diesel. A autonomia tambĂ©m Ă© de 161 quilĂ´metros.