Cinco ônibus Mercedes-Benz OF 1721 equipados com transmissões automáticas Allison foram entregues à empresa de transportes urbanos Auto Viação Três Amigos, do Rio de Janeiro, essas são as primeiras unidades produzidas pela fabricante alemã no país

Texto e fotos: Allison Transmission

A Allison Transmission esteve presente à entrega técnica dos primeiros cinco OF 1721 equipados com transmissões Allison da Série 3000™ produzidos pela Mercedes-Benz para a Auto Viação Três Amigos. Eles fazem parte das primeiras dez unidades adquiridas pelo grupo carioca que é proprietário da Auto Viação Três Amigos entre outras. A segunda parte de cinco veículos está destinada às empresas Auto Viação Santo Antonio e Expresso Garcia. A Três Amigos conta com uma frota de 172 ônibus convencionais e 27 articulados para o Bus Rapid Transport (BRT).


A experiência das empresas com ônibus automáticos vem de dois protótipos montados em 2010, já em parceria com a Allison, o que foi determinante para a decisão da compra dos novos OF 1721. Esses protótipos já rodaram mais de 1,1 milhão de quilômetros sem qualquer problema. Essas dez unidades Mercedes-Benz foram as primeiras da série a serem produzidas com motor dianteiro e transmissão automática Allison. “Os novos ônibus automáticos serão colocados em circulação em uma das nossas linhas principais em termos de topografia, distância e carregamento”, afirma Claudio Marcelo Ferreira, diretor administrativo da Três Amigos. “Trata-se da linha 355, que vai de Madureira à Praça Tiradentes, com 58 quilômetros de extensão, onde os ônibus rodarão em média 250 km diários em dois turnos. Portanto, é uma das rotas mais travadas da cidade e uma das mais indicadas para a robustez das transmissões automáticas”. Entre as vantagens das Allison Automáticas™ listadas pela empresa, está a maior produtividade. Isso é resultado de uma aceleração mais ágil, o que leva o veículo à sua velocidade de cruzeiro mais rapidamente, além do menor ruído dentro da cabine, já que as marchas são trocadas em regime de giros mais baixos do motor, e da maior suavidade na operação pela ausência de trancos nas mudanças de marchas.


Os motoristas que conduzirão os novos veículos também estão recebendo um treinamento específico da Allison para que possam operar a transmissão da forma mais eficiente em termos de desempenho e para obter índices mais baixos de consumo de combustível. Isso é importante porque as planilhas de controle da empresa indicam que o diesel representa mais de 30% dos custos de operação da frota. “Em termos de manutenção e disponibilidade do veículo, as automáticas Allison também trarão uma grande economia para a empresa. Em nossos percursos, um ônibus com transmissão manual troca todo o sistema de embreagem com a quilometragem entre 60 mil e 70 mil quilômetros, situação que jamais ocorrerá com os novos veículos automáticos da frota”, constata Ferreira. “Temos uma expectativa muito grande em relação a esses ônibus que estão chegando. Além da transmissão automática eles têm suspensão pneumática, o que também colabora para um maior conforto dos passageiros”, diz Ferreira. “Vamos fazer o máximo para que eles sejam operados da forma mais correta e que esse investimento nos garanta um bom diferencial em relação às demais empresas de transportes. A concorrência está muito grande”.