O modelo de luxo da montadora
japonesa dĂ¡ muita dor de cabeça para os europeus sem imaginaĂ§Ă£o
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota
É um espetĂ¡culo, mas tambĂ©m Ă© de
se esperar que os japoneses quando resolvem fazer algo bem feito, eles fazem
muito bem feito. Isso se aplica perfeitamente aos carros de luxo que fazem
parte do line-up da montadora e que resolveram dar as caras por aqui, nĂ£o para
fazer volume, mas para mostrar que sim, eles sĂ£o capazes de muito mais.
Durante uma semana eu pude usar sem abusar do Camry XLE, um sedĂ£ importado dos Estados Unidos, onde ele Ă© montado na unidade da Toyota de Georgetown, Kentucky, e que traz tudo de mais moderno em relaĂ§Ă£o a conforto e desempenho, aquela dor de cabeça que os carros japoneses dĂ£o aos seus concorrentes nativos.
A oitava geraĂ§Ă£o chega com linhas mais agressivas, projetadas para o desempenho aerodinĂ¢mico, com pĂ¡ra-lamas mais largos, grade de formato fino, farĂ³is em harmonia com o capĂ´ e centro de gravidade mais baixos e o desenho mais arredondado com vincos fortes, proporcionam uma melhoria no fluxo de ar, ele ganhou muito em beleza e aerodinĂ¢mica.
É um carro bonito e que chama muito a atenĂ§Ă£o na rua, claro, mas se mantĂ©m discreto mesmo com uma parte mecĂ¢nica de muito respeito. O Camry XLE estĂ¡ equipado com o motor V6 3.5L DOHC de 24 vĂ¡lvulas com novo sistema VVT-iW, injeĂ§Ă£o direta D-4S que gera potĂªncia de 310 cv, torque de 37,7 kgf.m e sĂ³ pode ser abastecido com gasolina. A transmissĂ£o automĂ¡tica Ă© de oito velocidades com novo conversor de torque, sistema de suspensĂ£o dianteira do tipo MacPherson e traseira do tipo Double Wishbone que utilizam amortecedores recĂ©m-desenvolvidos para manipulaĂ§Ă£o dinĂ¢mica e estabilidade.
É um senhor automĂ³vel, dirigir na cidade Ă© um prazer sem comparaĂ§Ă£o, mesmo para mim que nĂ£o sou muito fĂ£ de carros sedĂ£. A percepĂ§Ă£o Ă© que se estĂ¡ em um modelo menor tamanha Ă© a agilidade que o Camry XLE tem quando se precisa mudar de faixa em avenidas com larguras reduzidas. A equalizaĂ§Ă£o entre motor e cĂ¢mbio faz com que ele rode em marchas altas e rotações baixas, o que garante um consumo de combustĂvel baixo pelo tamanho e peso, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia na cidade ficou em 8,5 km/l, levando trĂªs pessoas e com o ar condicionado ligado.
As manobras sĂ£o facilitadas graças aos apĂªndices eletrĂ´nicos que ele carrega, mesmo com seu tamanho generoso, o Camry XLE nĂ£o tem pontos cegos, seu interior tem muito conforto e elegĂ¢ncia, o painel de instrumentos possui iluminaĂ§Ă£o em LED, o sistema de Ă¡udio e controles de temperatura estĂ£o em uma disposiĂ§Ă£o integrada, os bancos da frente foram remodelados, a idĂ©ia Ă© que o motorista movimente apenas e tĂ£o somente a cabeça, sem a necessidade de fazer contorcionismos quando se estaciona em uma vaga de shopping.
Na estrada ele Ă© um grande devorador de asfalto, com um motor muito nervoso e transmissĂ£o precisa, viajar se torna uma aventura prazerosa. Fiz um percurso de ida e volta no Rodoanel Mario Covas, sĂ£o pouco mais de100 km
entre as rodovias Anchieta e Raposo Tavares, com velocidade limite
de 100km/h em um traçado moderno e sem muitas surpresas. Logo o Camry XLE atinge a velocidade da
estrada, a tranqĂ¼ilidade e o silencio na tocada firme e constante fazem dele um
automĂ³vel de nĂvel muito superior.
Ele tem muita eletrĂ´nica de segurança embarcada: freio eletrĂ´nico (EPB), assistente de subidas (HAC), farĂ³is de neblina dianteiros de LED, controle eletrĂ´nico de traĂ§Ă£o (TRC) e estabilidade (VSC), sete airbags, cintos de segurança dianteiros e traseiros de trĂªs pontos. As ultrapassagens sĂ£o firmes e seguras, nĂ£o existe “refugar” no dicionĂ¡rio dele, mesmo usando o controle de velocidade, o consumo de combustĂvel pouco se altera, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em Ă³timos 12,4 km/l.
O Camry XLE tem preço sugerido de R$ 206.200,00, 3 anos de garantia, 7 cores externas e duas internas para escolher, estĂ¡ no Ciclo Toyota, revisões com preço fechado, assistĂªncia 24 horas, acessĂ³rios originais, RevisĂ£o Expressa e a confiança que os japoneses da Toyota sempre vĂ£o fazer melhor, seja aqui, nos Estado Unidos ou em qualquer lugar do planeta Terra.
Durante uma semana eu pude usar sem abusar do Camry XLE, um sedĂ£ importado dos Estados Unidos, onde ele Ă© montado na unidade da Toyota de Georgetown, Kentucky, e que traz tudo de mais moderno em relaĂ§Ă£o a conforto e desempenho, aquela dor de cabeça que os carros japoneses dĂ£o aos seus concorrentes nativos.
A oitava geraĂ§Ă£o chega com linhas mais agressivas, projetadas para o desempenho aerodinĂ¢mico, com pĂ¡ra-lamas mais largos, grade de formato fino, farĂ³is em harmonia com o capĂ´ e centro de gravidade mais baixos e o desenho mais arredondado com vincos fortes, proporcionam uma melhoria no fluxo de ar, ele ganhou muito em beleza e aerodinĂ¢mica.
É um carro bonito e que chama muito a atenĂ§Ă£o na rua, claro, mas se mantĂ©m discreto mesmo com uma parte mecĂ¢nica de muito respeito. O Camry XLE estĂ¡ equipado com o motor V6 3.5L DOHC de 24 vĂ¡lvulas com novo sistema VVT-iW, injeĂ§Ă£o direta D-4S que gera potĂªncia de 310 cv, torque de 37,7 kgf.m e sĂ³ pode ser abastecido com gasolina. A transmissĂ£o automĂ¡tica Ă© de oito velocidades com novo conversor de torque, sistema de suspensĂ£o dianteira do tipo MacPherson e traseira do tipo Double Wishbone que utilizam amortecedores recĂ©m-desenvolvidos para manipulaĂ§Ă£o dinĂ¢mica e estabilidade.
É um senhor automĂ³vel, dirigir na cidade Ă© um prazer sem comparaĂ§Ă£o, mesmo para mim que nĂ£o sou muito fĂ£ de carros sedĂ£. A percepĂ§Ă£o Ă© que se estĂ¡ em um modelo menor tamanha Ă© a agilidade que o Camry XLE tem quando se precisa mudar de faixa em avenidas com larguras reduzidas. A equalizaĂ§Ă£o entre motor e cĂ¢mbio faz com que ele rode em marchas altas e rotações baixas, o que garante um consumo de combustĂvel baixo pelo tamanho e peso, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia na cidade ficou em 8,5 km/l, levando trĂªs pessoas e com o ar condicionado ligado.
As manobras sĂ£o facilitadas graças aos apĂªndices eletrĂ´nicos que ele carrega, mesmo com seu tamanho generoso, o Camry XLE nĂ£o tem pontos cegos, seu interior tem muito conforto e elegĂ¢ncia, o painel de instrumentos possui iluminaĂ§Ă£o em LED, o sistema de Ă¡udio e controles de temperatura estĂ£o em uma disposiĂ§Ă£o integrada, os bancos da frente foram remodelados, a idĂ©ia Ă© que o motorista movimente apenas e tĂ£o somente a cabeça, sem a necessidade de fazer contorcionismos quando se estaciona em uma vaga de shopping.
Na estrada ele Ă© um grande devorador de asfalto, com um motor muito nervoso e transmissĂ£o precisa, viajar se torna uma aventura prazerosa. Fiz um percurso de ida e volta no Rodoanel Mario Covas, sĂ£o pouco mais de
Ele tem muita eletrĂ´nica de segurança embarcada: freio eletrĂ´nico (EPB), assistente de subidas (HAC), farĂ³is de neblina dianteiros de LED, controle eletrĂ´nico de traĂ§Ă£o (TRC) e estabilidade (VSC), sete airbags, cintos de segurança dianteiros e traseiros de trĂªs pontos. As ultrapassagens sĂ£o firmes e seguras, nĂ£o existe “refugar” no dicionĂ¡rio dele, mesmo usando o controle de velocidade, o consumo de combustĂvel pouco se altera, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em Ă³timos 12,4 km/l.
O Camry XLE tem preço sugerido de R$ 206.200,00, 3 anos de garantia, 7 cores externas e duas internas para escolher, estĂ¡ no Ciclo Toyota, revisões com preço fechado, assistĂªncia 24 horas, acessĂ³rios originais, RevisĂ£o Expressa e a confiança que os japoneses da Toyota sempre vĂ£o fazer melhor, seja aqui, nos Estado Unidos ou em qualquer lugar do planeta Terra.
Ficha TĂ©cnica
MotorizaĂ§Ă£o
|
Camry 2018 XLE
|
|
Motor
|
3.5L
V6 24V
|
|
CombustĂvel
|
Gasolina
|
|
PotĂªncia (cv/rpm)
|
310
/ 6.600
|
|
Torque (kgf.m/rpm)
|
37
/ 4.700
|
|
Cilindrada (cm3)
|
3.456
|
|
DiĂ¢metro x curso do pistĂ£o (mm)
|
94,0
x 83,0
|
|
Taxa de compressĂ£o
|
11,8:1
|
|
TransmissĂ£o
|
||
Tipo/especificaĂ§Ă£o
|
AutomĂ¡tica de 8 velocidades com modo
sequencial
|
|
SuspensĂ£o
|
||
Dianteira
|
Independente, tipo McPherson, com
barras
|
|
estabilizadoras
|
||
Traseira
|
Independente, tipo Double Wishbone, com
barras
|
|
estabilizadoras
|
||
TraĂ§Ă£o
|
||
Tipo
|
Dianteira
|
|
DireĂ§Ă£o
|
||
Tipo
|
Eletroassistida Progressiva (EPS)
|
|
Freios
|
||
Dianteiros
|
Discos
ventilados com ABS, EBD e BAS
|
|
Traseiros
|
Discos
sĂ³lidos com ABS, EBD, BAS
|
|
Pneus e Rodas
|
||
Pneus
|
235
/ 45
|
|
Rodas
|
Liga Leve 18"
|
|
(estepe tipo Ground Tire)
|
||
Dimensões e Capacidades
|
||
Comprimento (mm)
|
4.885
|
|
Largura (mm)
|
1.840
|
|
Altura (mm)
|
1.455
|
|
Entre-eixos (mm)
|
2.825
|
|
VĂ£o livre do solo (mm)
|
150
|
|
Peso bruto (Kg)
|
2.100
|
|
Capacidade do porta-malas (L)
|
593
|
|
Capacidade do tanque (L)
|
60
|
Equipamentos
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