O modelo de luxo da montadora japonesa dĂ¡ muita dor de cabeça para os europeus sem imaginaĂ§Ă£o

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

É um espetĂ¡culo, mas tambĂ©m Ă© de se esperar que os japoneses quando resolvem fazer algo bem feito, eles fazem muito bem feito. Isso se aplica perfeitamente aos carros de luxo que fazem parte do line-up da montadora e que resolveram dar as caras por aqui, nĂ£o para fazer volume, mas para mostrar que sim, eles sĂ£o capazes de muito mais.


Durante uma semana eu pude usar sem abusar do Camry XLE, um sedĂ£ importado dos Estados Unidos, onde ele Ă© montado na unidade da Toyota de Georgetown, Kentucky, e que traz tudo de mais moderno em relaĂ§Ă£o a conforto e desempenho, aquela dor de cabeça que os carros japoneses dĂ£o aos seus concorrentes nativos.


A oitava geraĂ§Ă£o chega com linhas mais agressivas, projetadas para o desempenho aerodinĂ¢mico, com pĂ¡ra-lamas mais largos, grade de formato fino, farĂ³is em harmonia com o capĂ´ e centro de gravidade mais baixos e o desenho mais arredondado com vincos fortes, proporcionam uma melhoria no fluxo de ar, ele ganhou muito em beleza e aerodinĂ¢mica.


É um carro bonito e que chama muito a atenĂ§Ă£o na rua, claro, mas se mantĂ©m discreto mesmo com uma parte mecĂ¢nica de muito respeito. O Camry XLE estĂ¡ equipado com o motor V6 3.5L DOHC de 24 vĂ¡lvulas com novo sistema VVT-iW, injeĂ§Ă£o direta D-4S que gera potĂªncia de 310 cv, torque de 37,7 kgf.m e sĂ³ pode ser abastecido com gasolina. A transmissĂ£o automĂ¡tica Ă© de oito velocidades com novo conversor de torque, sistema de suspensĂ£o dianteira do tipo MacPherson e traseira do tipo Double Wishbone que utilizam amortecedores recĂ©m-desenvolvidos para manipulaĂ§Ă£o dinĂ¢mica e estabilidade.


É um senhor automĂ³vel, dirigir na cidade Ă© um prazer sem comparaĂ§Ă£o, mesmo para mim que nĂ£o sou muito fĂ£ de carros sedĂ£. A percepĂ§Ă£o Ă© que se estĂ¡ em um modelo menor tamanha Ă© a agilidade que o Camry XLE tem quando se precisa mudar de faixa em avenidas com larguras reduzidas. A equalizaĂ§Ă£o entre motor e cĂ¢mbio faz com que ele rode em marchas altas e rotações baixas, o que garante um consumo de combustĂ­vel baixo pelo tamanho e peso, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia na cidade ficou em 8,5 km/l, levando trĂªs pessoas e com o ar condicionado ligado.


As manobras sĂ£o facilitadas graças aos apĂªndices eletrĂ´nicos que ele carrega, mesmo com seu tamanho generoso, o Camry XLE nĂ£o tem pontos cegos, seu interior tem muito conforto e elegĂ¢ncia, o painel de instrumentos possui iluminaĂ§Ă£o em LED, o sistema de Ă¡udio e controles de temperatura estĂ£o em uma disposiĂ§Ă£o integrada, os bancos da frente foram remodelados, a idĂ©ia Ă© que o motorista movimente apenas e tĂ£o somente a cabeça, sem a necessidade de fazer contorcionismos quando se estaciona em uma vaga de shopping.


Na estrada ele Ă© um grande devorador de asfalto, com um motor muito nervoso e transmissĂ£o precisa, viajar se torna uma aventura prazerosa. Fiz um percurso de ida e volta no Rodoanel Mario Covas, sĂ£o pouco mais de 100 km entre as rodovias Anchieta e Raposo Tavares, com velocidade limite de 100km/h em um traçado moderno e sem muitas surpresas. Logo o Camry XLE atinge a velocidade da estrada, a tranqĂ¼ilidade e o silencio na tocada firme e constante fazem dele um automĂ³vel de nĂ­vel muito superior.


Ele tem muita eletrĂ´nica de segurança embarcada: freio eletrĂ´nico (EPB), assistente de subidas (HAC), farĂ³is de neblina dianteiros de LED, controle eletrĂ´nico de traĂ§Ă£o (TRC) e estabilidade (VSC), sete airbags, cintos de segurança dianteiros e traseiros de trĂªs pontos. As ultrapassagens sĂ£o firmes e seguras, nĂ£o existe “refugar” no dicionĂ¡rio dele, mesmo usando o controle de velocidade, o consumo de combustĂ­vel pouco se altera, segundo dados do computador de bordo, a mĂ©dia ficou em Ă³timos 12,4 km/l.



O Camry XLE tem preço sugerido de R$ 206.200,00, 3 anos de garantia, 7 cores externas e duas internas para escolher, estĂ¡ no Ciclo Toyota, revisões com preço fechado, assistĂªncia 24 horas, acessĂ³rios originais, RevisĂ£o Expressa e a confiança que os japoneses da Toyota sempre vĂ£o fazer melhor, seja aqui, nos Estado Unidos ou em qualquer lugar do planeta Terra.


Ficha TĂ©cnica

MotorizaĂ§Ă£o
Camry 2018 XLE
Motor
3.5L V6 24V


CombustĂ­vel
Gasolina


PotĂªncia (cv/rpm)
310 / 6.600


Torque (kgf.m/rpm)
37 / 4.700


Cilindrada (cm3)
3.456


DiĂ¢metro x curso do pistĂ£o (mm)
94,0 x 83,0


Taxa de compressĂ£o
11,8:1


TransmissĂ£o

Tipo/especificaĂ§Ă£o
AutomĂ¡tica de 8 velocidades com modo sequencial


SuspensĂ£o

Dianteira
Independente, tipo McPherson, com barras
estabilizadoras



Traseira
Independente, tipo Double Wishbone, com barras
estabilizadoras



TraĂ§Ă£o

Tipo
Dianteira


DireĂ§Ă£o

Tipo
Eletroassistida Progressiva (EPS)


Freios

Dianteiros
Discos ventilados com ABS, EBD e BAS


Traseiros
Discos sĂ³lidos com ABS, EBD, BAS


Pneus e Rodas

Pneus
235 / 45


Rodas
Liga Leve 18"
(estepe tipo Ground Tire)



Dimensões e Capacidades

Comprimento (mm)
4.885


Largura (mm)
1.840


Altura (mm)
1.455


Entre-eixos (mm)
2.825


VĂ£o livre do solo (mm)
150


Peso bruto (Kg)
2.100


Capacidade do porta-malas (L)
593


Capacidade do tanque (L)
60


Equipamentos