A PACCAR dá um passo enorme em direção ao futuro e mostra que acredita no Brasil

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: PACCAR

Antigamente se dizia que os mineiros guardavam tanto dinheiro no colchão que quando resolviam tirar de lá dava para fundar um banco. Tem um pouco de verdade, desde o começo da história bancária brasileira, iniciada em 1808 com o Banco do Brasil, os mineiros fundaram muitos bancos, com o passar do tempo eles acabaram sendo comprados por outros maiores, e hoje, o que era dos filhos das Minas Gerais, já não é mais encontrado, nem os colchões.


O século XXI chegou com uma particularidade, todas as grandes empresas e instituições sempre buscam uma fusão ou venda, isso porque seus herdeiros preferem mesmo é aproveitar a vida boa que seus antepassados deixaram, criar algo novo só se tiver muita coragem. Eu fui convidado para ser testemunha deste ato de grande ousadia de quem chegou por aqui há 8 anos.


A PACCAR, empresa que nasceu em 1905 para produzir equipamentos ferroviários e madeireiros, se chamava Pacific Car e Foundry Company até 1972, abreviou tudo e mudou o nome, resolveu ser o ponto fora da curva. Eles chegaram ao Brasil em 2011 pela DAF e agora dão o maior passo investindo (desculpe o trocadilho) um caminhão de dinheiro na criação do seu braço financeiro: são 100 milhões de reais e de motivos para a PACCAR Financial fazer sucesso por essas bandas.


A PACCAR Financial é a mais nova opção de crédito para os clientes DAF na aquisição de produtos novos da marca, como no Brasil os caminhões são na grande maioria financiados, um banco de montadora que já conhece o cliente facilita muito a vida de quem precisa de dinheiro para iniciar ou atualizar a frota. Segundo João Petry, Diretor Geral da PACCAR Financial "a expectativa é que a chegada da PACCAR Financial contribua para o aumento no volume de vendas da DAF. Vamos utilizar toda a expertise do grupo PACCAR no segmento de financiamentos para oferecer serviços de qualidade, com foco nas necessidades específicas de nossos clientes. Dessa forma, esperamos que, em 2019, nossos negócios representem 20% do total de vendas da DAF no País”.


Neste primeiro momento de implantação do braço financeiro, cujas operações iniciaram em 10 de junho, somente as modalidades de CDC para os clientes finais e linhas de financiamento de estoque para os revendedores DAF (Floor Plan) estão em operação. Com taxas competitivas, a ideia é procurar todos os clientes da marca DAF e oferecer o novo serviço, tanto para caminhoneiros autônomos como para transportadoras. O FINAME estará disponível no segundo semestre de 2019, já Leasing para cliente final e Capital de Giro para concessionárias só a partir de 2020.


Perguntei ao João Petry “vocês pensam em criar um tipo de pacote completo, como já existe em montadoras de automóveis, que contempla financiamento, seguro, acessórios e revisões?”. Segundo ele “sim, já estamos nos preparando para a segunda fase do projeto, nele vamos incluir nos financiamentos a manutenção programada com revisões. Com relação ao seguro, a PACCAR Financial vai criar no futuro uma seguradora própria e também futuramente poderemos incluir no financiamento dos caminhões novos os acessórios e implementos, fechando assim um pacote completo”.


A demora de 2 anos e meio para ver realizado o sonho da PACCAR Financial é a prova de que a empresa acredita no Brasil, claro que são aguardadas as reformas estruturais que o país precisa para dar uma direção para quem está investindo por aqui, a instituição financeira do grupo, que detém as marcas DAF, Kenworth e Peterbilt, quer operar com capital próprio até 2023, justamente quando completarem 10 anos de operação nacional. Que assim seja!