Um pouco de tudo com os pneus do meio de gama

Texto e fotos: Pirelli

Hockenheim, na Alemanha, era conhecida por ser uma pista de alta velocidade com retas enormes, mas a versão reduzida do traçado, inaugurada em 2002, é muito mais equilibrada com um pouco de tudo.


Como resultado, os pneus P Zero do meio da gama foram nomeados para este fim de semana: C2 como o Hard, C3 como o Médio e C4 como o Soft. Esta seleção é equivalente à do ano passado, quando os compostos Médio, Soft e Ultrasoft foram escolhidos.


Características da pista
  • Hockenheim não possui uma característica particular. A volta é uma mistura interessante de curvas e velocidades, com algumas seções rápidas, bem como o complexo do estádio que é mais lento e técnico chamado Motodrom: o favorito dos torcedores.
  • Não houve mudança significativa na pista ou asfalto este ano, que é médio em termos de energia carregada e abrasividade. A evolução da pista ao longo do fim de semana geralmente é bastante baixa.
  • Exigências laterais e longitudinais são basicamente iguais ao longo da volta, o que, em teoria, significa que não deve ser muito difícil encontrar o acerto certo para fazer com que os pneus funcionem adequadamente.
  • A chuva fez com que a estratégia fosse quase impossível de se prever no ano passado. O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, venceu com uma estratégia de uma parada nos boxes (o único entre os seis primeiros) mudando do Soft para o Ultrasoft. Houve, também, uma entrada do carro de segurança e Max Verstappen, da Red Bull, terminou a corrida em quarto lugar apesar de ter feito três paradas nos boxes. Historicamente, a probabilidade de o carro de segurança ser utilizado é de cerca de 50%.
  • Um novo recorde foi estabelecido no ano passado por Sebastian Vettel e sua Ferrari durante o treino classificatório, mas a volta mais rápida da corrida é de 2004, feita por Kimi Raikkonen, então na McLaren equipada com motor Mercedes.
Sets selecionados por piloto

Mario Isola, gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Hockenheim não é uma pista que as equipes estão historicamente completamente familiarizadas. Durante muitos anos alternou com Nurburgring e, em seguida, deixou o calendário, antes de retornar no ano passado. No entanto, não há nada sobre a pista que podemos chamar de surpresa, com as demandas e forças sobre os pneus sendo equilibradas. A exceção é a seção do estádio, chamada de Motodrom, que é um pouco mais travada, enquanto outra coisa que precisa ser levada em conta é a inclinação das curvas 12 e 13. O desgaste e a degradação são geralmente baixos então, no passado, já vimos alguns períodos entre trocas de pneus bem longos. Como vimos no ano passado, o clima é difícil de prever em Hockenheim nesta época do ano e isso certamente é um elemento chave que influencia a estratégia”.

Pneus selecionados até o momento