Leclerc larga na pole com Soft e seus rivais diretos com Médio

Texto e fotos: Pirelli

Charles Leclerc, garantiu a pole position com o pneu de composto Soft no Red Bull Ring, na Áustria, a frente de Lewis Hamilton e Max Verstappen.


Ele foi recebeu o segundo Pirelli Pole Position Award das mãos de Lukas Lauda, filho do tricampeão Niki Lauda, que faleceu no final de maio e está sendo lembrado por uma série de homenagens durante GP da Áustria.

Possíveis estratégias de corrida
A estratégia ideal para as 71 voltas do GP da Áustria é a de uma parada. A mais rápida é começar com o Médio por 14 a 20 voltas e depois o Hard até o final. Três do Top 10 provavelmente farão isso, eles definiram seu melhor tempo no Q2  com Médio.


A segunda estratégia mais rápida é muito próxima em termos de ritmo, começar com o soft por 12 a 16 voltas e mudar para o Hard. Duas trocas é definitivamente mais lenta e deve ser evitada, a menos que as circunstâncias de corrida a tornem necessária, nesse caso, várias combinações são possíveis usando todos os compostos, com um tempo de corrida muito similar.


Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Já vimos uma divisão interessante das estratégias, as Mercedes e Max Verstappen começando a corrida amanhã com o pneu Médio, enquanto a Ferrari e os outros no top 10 do grid começarão com o Soft, a forma como essas estratégias vão ser usadas será a chave para a corrida. Não houve granulação no Soft até o momento, parece ser um pneu mais eficaz do que em Paul Ricard na semana passada, no entanto, a interrupção no treino livre de ontem pode significar que as equipes não conseguiram coletar um conjunto completo de dados, o que é outra variável interessante. As temperaturas da pista estavam novamente muito quentes hoje e esperamos o mesmo amanhã, mas houve menos vento forte que causou alguns problemas para alguns pilotos na sexta-feira”.

Jogos de pneus disponíveis para a corrida