Repórter Tour vai à Serra da Mantiqueira com o Creta Prestige para explorar São Francisco Xavier e a pousada A Rosa e o Rei

Texto e fotos: Adolfo Stulman


Vale a pena conhecer a tranquila São Francisco Xavier se você gosta de percorrer trilhas, fazer escaladas, praticar o rapel e se aventurar por corredeiras de rios em permanente contato com a natureza. Encravado na Serra da Mantiqueira, o pequeno distrito fica a 55 quilômetros ao norte do município de São Jose dos Campos do qual faz parte. O principal atrativo local é o Pico do Selado com 2.082 metros de altitude ao lado da Pedra Partida e da Redonda, além da Pedra da Onça onde fica o mirante e a rampa de voo livre.


Considerado como Área de Proteção Ambiental Federal, São Xico (como é chamado por seus moradores) é também uma APA estadual. Com pouco mais de 4 mil habitantes, o distrito cresceu sua população com o turismo de aventura e pela chegada de artistas, arquitetos, esportistas e os que curtem a boa gastronomia. Nos últimos anos, novas galerias, livrarias, bares e restaurantes foram abertos e o número de pousadas se multiplicou para receber os visitantes que, em sua maioria, são do Vale do Paraíba e da cidade de São Paulo.


Pousada a Rosa e o Rei
Entre as diversas pousadas, chalés para alugar e outros tipos de hospedagem, o destaque fica por conta da bela A Rosa e o Rei. Instalada dentro da APA que preserva parte da Serra da Mantiqueira, ela fica a 1.150 metros de altitude o que garante um belo visual das montanhas. A pousada é dividida em dois espaços: o Horizonte com nove chalés superaconchegantes e o Espaço da Mata com seis chalés. A maioria deles possui ofurô interno e um deck exclusivo para cada quarto. Outras unidades possuem banheira com hidromassagem, uma terceira cama opcional ou ainda uma pequena copa com utensílios e aparelhos eletrodomésticos.


Destinada para casais, ela aceita hóspedes a partir dos 15 anos de idade. Os animais também são bem-vindos. A pousada é completa com restaurante de excelente qualidade, adega com rótulos de vinhos Premium, bar à beira da piscina, sauna seca e ducha, banheira de hidro no spa, equipamentos para a prática de exercícios, duas salas de massagem, uma para pedilúvio e outra onde pode se contratar seções de yoga, pilates e reflexologia.


Para os que preferem as trilhas existe a opção de cavalgadas e caminhadas no entorno, mas o grande atrativo da pousada são as duas cachoeiras de uso exclusivo para os hóspedes que impressionam pela força das suas águas: a Rosa e o Rei, a maior delas. Uma estadia nessa pousada é altamente recomendada para quem quer relaxar e recarregar as energias num ambiente sofisticado e de muito bom gosto na decoração e em todos os detalhes.

Hyundai Creta Prestige
Para percorrer os quase 170 quilômetros que separam a cidade de São Paulo até São Francisco Xavier passamos por São José dos Campos e Monteiro Lobato a bordo do modelo Creta Prestige 2.0 da Hyundai. Equipado com motor de alumínio NU 2.0 Dual CVVT com 166 cavalos de potência, o SUV da montadora coreana entrega potência de sobra. Nas estradas de asfalto ou de terra que encontramos pelo caminho ele se comportou de forma segura, inclusive mantendo boa estabilidade nas curvas mais fechadas feitas em alta velocidade.


Por ser o top de linha ele vem bem equipado. Possui tela touchscreen de 7 polegadas com central multimídia blueNav e sistema Google Android Auto e Apple CarPlay; piloto automático no volante; banco do motorista com ventilação e sistema Stop&Go de parada e partida do motor. Seu porta malas com 431 litros de capacidade tem assoalho em dois níveis que pode ser ampliado pelos bancos bipartidos e rebatíveis. Uma série de itens de segurança como 6 airbags equipam o veículo que tem linhas modernas e agressivas formando um conjunto visualmente bonito.


O único ponto negativo do modelo é o alto consumo de combustível, sendo até compreensível para um motor flex 2.0 com transmissão automática de seis velocidades que carrega 1,4 toneladas de peso.