A montadora japonesa não deixa por menos, é um SUV dos mais desejados e admirados do Brasil

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Toyota

Midas é um personagem da mitologia grega, mas também foi o rei de Frigia (hoje AnatóliaTurquia) de verdade. Na fantasia, tudo que ele tocava virava ouro, já na vida como ela é, apesar de ser muito rico vivia querendo aumentar suas posses e onde investia prosperava, era o Toque de Midas que hoje em dia virou metáfora de sucesso.


Durante uma semana eu pude avaliar um SUV da montadora que hoje leva esse toque especial onde resolve investir, a Toyota não coloca no mercado nada que não seja para fazer sucesso e seus admiradores agradecem. É o caso do RAV4 (Recreational Active Vehicle, 4 wheel drive) o SUV mais vendido do mundo, que foi lançado em 1994 no Japão onde é fabricado e hoje é encontrado no mundo todo.


Esta versão que eu avaliei é a única comercializada no Brasil, o RAV4 4x2 2.0 TOP é mais urbano, ideal para quem gosta de carro alto dentro da cidade, aquele mesmo que faz sucesso entre as mulheres, elas descem ou sobem sem o risco de estar usando saia e ficar em uma situação desconfortável. A parte mecânica conta com o motor Dual VVT-i 2.0L 16V só a gasolina, transmissão automática CVT de sete velocidades, controle de estabilidade (VSC), assistente de arranque em subidas (HAC), controle de tração (TRC), freios ABS com assistência à frenagem (BAS) e distribuição eletrônica (EBD).


O RAV4 4x2 2.0 TOP pode até assustar por causa do tamanho, mas não se engane: dirigir esse modelo não exige nenhum treinamento especial e você vai se sentir nas nuvens. Andando por ruas e avenidas de São Paulo, ele impõe respeito e mantém, em faixas mais estreitas, todos os motoboys distantes, tanto que o ponto cego logo se ilumina. Ele é muito dócil na troca das marchas, quase imperceptível, mudar de faixa ou mesmo executar manobras, seja em rotatórias ou estacionar de lado ou traseira não acarreta em nenhum problema, a visão é ampla e o conjunto de direção muito preciso, sem contar os espelhos grandes e a câmera de ré com linhas dinâmicas.


Um motor forte com um câmbio bem ajustado e falando ambos a mesma língua, só pode ter como resultado um ótimo custo/benefício quando se fala em economia. Andando com três passageiros, ar condicionado ligado e um calor desértico, segundo dados do computador de bordo, a média de consumo ficou em 10,5 km/l, um número muito bom pelo tamanho do carro.


Claro que fui para a estrada terminar de fazer as avaliações, pude notar um fato bem interessante: o Cruise Control em conjunto com o câmbio CVT que equipa alguns modelos da Toyota, quando ligado não faz o carro gastar mais, na verdade ajuda na economia e proporciona uma viagem muito mais tranqüila. Fiz um trajeto curto até Ribeirão Pires, para almoçar no restaurante Canoa Quebrada, que apesar do nome não tem lá muitos peixes no cardápio, mas o preço é justo, as porções honestas e fica perto de São Paulo, uns 50 km. O caminho é pela Via Anchieta em seu trecho de planalto, rodovia Caminho do Mar e finalmente a Rodovia Índio Tibiriçá leva diretamente para a cidade e ao restaurante. É um trecho de rodovias antigas que foram modernizadas, mas mantém aquele traçado antigo.


Na ida, o RAV4 4x2 2.0 TOP foi controlado no pedal, eu quis ver se as grandes variações de velocidade impactariam muito no consumo sem ajuda eletrônica, principalmente porque nas três a quantidade de radares é assustadora. O carro é sensacional, o silencio impera mesmo com tráfego pesado ao lado, ele tem muita eletrônica embarcada, a começar pelo sistema Smart Entry e o botão Push Start, painel em TFT colorido com sete funções, multimídia Toyota Play em tela de 7’’ sensível ao toque, com interface de acesso à internet (Wi-Fi), áudio AM, FM, CD player e MP3, leitor de DVD, conexões USB, AUX e Bluetooth®, seis alto-falantes, antena shark fin, GPS integrado, teto solar elétrico, ar condicionado dual zone automático entre outras coisinhas mais.


O sistema de suspensão, o controle de tração e o de estabilidade faz com que o comportamento do RAV4 4x2 2.0 TOP seja muito parecido com os sedãs da marca, ele é firme, está sempre colado no asfalto e não titubeia quando é preciso aumentar os giros para se fazer uma ultrapassagem. Com esse pacote e dirigindo no modo ECO, segundo dados do computador de bordo, a média de consumo ficou em 12,8 km/l sem ajuda eletrônica.


Na volta eu usei o Cruise Control, mesmo com as enormes variações de velocidades que são encontradas nas rodovias, o RAV4 4x2 2.0 TOP manteve uma média de consumo muito baixa, ficou em 12,5 km/l muito em função das retomadas onde o carro acelera fortemente, se tivesse como característica a retomada automática de forma gradual, talvez esse número fosse até maior que o controlado no pé.


O RAV4 4x2 2.0 TOP tem preço sugerido de R$ 149.990,00 com frete incluso, está no Ciclo Toyota, são cinco cores para escolher, 3 anos de garantia, revisões com preço fechado, assistência 24 horas, não tem opcionais mas conta com acessórios originais, Web agenda, Revisão expressa e a certeza que o toque de Midas é cada vez mais evidente lá pelos lados dos japoneses da Toyota.


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