GP da China: mais de um segundo por volta entre os compostos Soft e Médio nos treinos livres

Texto e fotos: Pirelli


O que aprendemos com os treinos livres 1 e 2
  • As temperaturas estavam relativamente quentes em comparação aos anos anteriores, com a pista chegando a 33 graus durante o dia e a ambiente ficando em torno de 20 graus.
  • Isso contribuiu para o fato de que quase nenhuma granulação foi vista. A temperatura ambiente quente ajudou a manter os pneus dentro da janela de temperatura correta nas longas retas aqui, o que foi um fator importante.
  • A diferença de desempenho entre os pneus duros e médios é de cerca de 0,7 segundo, enquanto a diferença entre os médios e os macios é de cerca de 1,1 segundo.
  • Há alguma degradação no pneu macio, como esperado, de cerca de 0,2 segundo por volta até o momento.
  • Como de costume, o circuito estava bastante verde e escorregadio pela manhã, mas os carros foram um pouco mais rápidos do que os treinos livres do ano passado em ambas as sessões: pouco mais de 0s1 no TL2.
  • Espera-se que as condições de calor permaneçam para o dia da corrida, após um tempo um pouco mais frio amanhã, então os dados coletados hoje devem ser bastante representativos.
  • Um dos pilotos mais impressionados com o circuito de Xangai foi o campeão mundial de 1996, Damon Hill, que pilotou o Lotus 49 em uma demonstração que terminou na F1 Pirelli Hot Laps: parte das comemorações da milésima corrida da Fórmula 1.

Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: "O primeiro dia de ação aqui na China foi um ótimo começo para as comemorações de 1.000 corridas. O desempenho dos pneus foi positivo, considerando que estas são, de forma geral, as mesmas nomeações que fizemos no ano passado, mas uma combinação de clima mais quente e os novos compostos deste ano significaram que quase não vimos granulação. A diferença entre o médio e o macio é um pouco maior do que esperávamos e os compostos estão bem espaçados em termos de desempenho, o que deve fornecer um potencial para várias estratégias interessantes. Há um pouco de degradação no pneu macio, mas isso também é exatamente o que esperamos e queremos com o pneu mais macio disponível aqui".

*Os números acima dão o total de quilômetros percorridos durante os dois treinos livres com todos os pilotos combinados.
** Por composto, todos os pilotos combinados.

Pressões mínimas para a largada e limites de cambagem