Baku é o mais longo e também o circuito de rua mais rápido no calendário da Fórmula 1, graças a longas retas que formam a maior parte da pista de 6.003 metros de extensão
Isso significa que esta é a segunda maior da temporada, atrás, apenas, de Spa-Francorchamps, na Bélgica. No entanto, enquanto as velocidades são elevadas, a pista é estreita, combinação que causou alguns incidentes no passado.
Assim como foi o caso na última rodada da categoria na China, a Pirelli leva para a pista os pneus C2, como duro, C3, como o médio e o C4, como o macio. Definição bem do meio da gama disponível para a temporada 2019 da Fórmula 1.
Características da pista
- Baku é conhecida como a 'cidade dos ventos"– que possui um efeito grande sobre a aerodinâmica dos carros. No passado, houve altas temperaturas na pista, mas clima frio também. É uma corrida difícil de prever.
- As longas retas têm o efeito de esfriar os pneus dianteiros em particular – um pouco como a China – o que pode aumentar o risco de bloqueio da frente.
- No ano passado a corrida foi vencida com uma estratégia de duas paradas, mas isso foi influenciado por duas entradas do carro de segurança. A ativação do veículo, na verdade, aconteceu nas últimas duas das três provas realizadas no Azerbaijão até hoje. Isso significa que as estratégias precisam ser flexíveis.
- Como é sempre o caso em um circuito de rua, a superfície tende a ser 'verde' e escorregadia no início das atividades, com a aderência sendo afetada por detalhes da pista como as linhas brancas e outras alterações da superfície. A degradação é geralmente baixa nesta pista lisa.
- Outro fator que afeta os níveis de aderência é o fato de que existem pontos de luz e sombras ao longo do circuito, que está no centro da cidade e rodeado por edifícios altos. Isto significa que a temperatura do asfalto pode variar entre diferentes partes do circuito. A corrida começa às 16:10, horário local, assim as temperaturas podem cair muito rapidamente.
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