Lewis Hamilton conquista a terceira vitória para a Mercedes nas três primeiras corridas da temporada, ele liderou desde a primeira curva
Texto e fotos: Pirelli
A maior parte dos pilotos fez duas paradas durante a 1000ª corrida da história da Fórmula 1, com os cinco primeiros adotando estratégias idênticas de Medio-hard-Medio. As temperaturas mais baixas que o esperado influenciaram no comportamento dos pneus durante a etapa.
Pontos chave
- As táticas estavam a flor da pele, cada uma das principais equipes monitorava a rival e ia reagindo de acordo com o que o adversário fazia.
- Depois de um sábado muito quente, as condições hoje estavam mais frias e mais nubladas, a temperatura do ar chegou a 21 graus e a da pista 29.
- Em cada parada, a Red Bull e Max Verstappen resolveram ousar e levaram seus rivais a fazer o mesmo. Os cinco primeiros do grid, que começaram com pneu Médio, também foram os cinco primeiros no final da corrida, mas em uma ordem diferente.
- Pierre Gasly, da Red Bull, foi o piloto mais bem classificado com o pneu soft, começando e terminando em sexto lugar depois de usar os três compostos junto com outros sete pilotos. Ele fez uma terceira parada faltando duas voltas para o final e colocou o pneu Soft para ganhar o ponto extra da volta mais rápida.
- Alex Albon, da Toro Rosso, marcou um ponto com o 10º lugar depois de largar do pit lane, ele parou apenas uma vez para trocar de Soft para Hard, essa foi também a mesma estratégia de Daniel Ricciardo da Renault.
Como cada composto se comportou
Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Hoje o dia foi mais frio que ontem, um fator que afetou o desempenho do pneu Hard e levou os líderes a colocar o Médio para melhorar o desempenho no final. A estratégia era um elemento chave da corrida, com todas as equipes monitorando umas as outras com cuidado e cronometrando suas paradas para neutralizar as jogadas dos rivais, teve até os dois carros da Mercedes parando no mesmo momento. A maioria dos pilotos parou duas vezes, vimos uma mistura interessante de estratégias de uma e duas paradas, assim como as três de Pierre Gasly, que colocou na última o pneu Soft para conquistar o ponto da volta mais rápida. Parabéns também a Alex Albon, que teve ontem uma situação infeliz e hoje conseguiu marcar um ponto”.
0 Comentários