• Maior potência: até 4% a mais;
  • Redução de emissões;
  • Flexibilidade geomêtrica e remodelação do design do filtro: ocupa até 50% menos espaço;
  • Filtragem profunda: graças a media inovadora patenteada do Grupo UFI Filters.
Texto e fotos: UFI Filters

Com exibição na  Automec 2019, UFI Filters, líder em tecnologia de filtragem e gerenciamento térmico, apresenta tecnologia revolucinária na filtragem do ar do motor: UFI MULTITUBE. Este sistema patenteado destaca-se pela sua estrutura tubular, que substitui o tradicional filtro do painel, garantindo maior desempenho de filtragem e maior potência do motor em um espaço reduzido. UFI MULTITUBE introduz tecnologia de ponta no Mercado de equipamentos originais, primeiro para o Porsche GT2RS e, em breve, para outras aplicações de alto volume, tanto italianas quanto internacionais. A tecnologia deve se espalhar rapidamente por todo o mercado de OEM, seguida pelo mercado de reposição.


O que torna a tecnologia de filtragem revolucionária é a flexibilidade geométrica específica do cartucho UFI MULTITUBE, cuja estrutura permite que os tubos sejam posicionados em paralelo, série ou de acordo com diferentes geometrias, além de diferentes diâmetros e comprimentos, de acordo com os requisitos de espaço do motor. A nova tecnologia do Grupo UFI oferece modularidade e um design flexível para atender às necessidades específicas dos fabricantes de automóveis, adaptando-se ao modelo do veículo e otimizando o espaço dentro do compartimento do motor. Os recursos inovadores do UFI MULTITUBE, também incluem a reformulação do filtro. Apesar de manter o desempenho da filtragem  significativamente – mais de 99,5% - em um espaço mais confinado, a empresa reduziu o volume em até 50% em comparação com um filtro de painel tradicional. Isto é particulamente vantajoso para carros híbridos, onde o espaço no compartimento do motor é especialmente limitado devido a presença de um dispositivo elétrico em adição ao sistema mecânico.
Graças à sua estrutura geométrica o UFI MULTITUBE oferece melhor dinâmica de fluidos, garantindo fluxo linear em termos de passagem do ar. Isso reduz a resistência e minimiza a perda de pressão e energia, garantindo a disponibilidade de potência extra, minimizando simultaneamente as emissões nocivas e o consumo de combustível. Testes realizados em laboratório externo em um Audi 1.4 TFSI confirmam um aumento na potência em até 4% em relação à saída do ar padrão, desempenho máximo que excede o do tipo do painel tradicional. Este é o resultado de um novo conceito em filtragem profunda onde o fluxo do ar passa do exterior para o interior através da estrutura que compreende um ou mais tubos. Outra característica revolucionária do UFI MULTITUBE envolve os materiais específicos do cartucho de media filtragem profunda, que é composto de fibras hidrofóbicas puras que mantêm toda a funcionalidade durante todo o ciclo de vida do produto, contrastando com os produtos tradicionais em celulose plissada têm capacidade de filtragem significativamente reduzidas. Isso se deve a deformação de materiais que, com a inevitável absorção de umidade, causam perda de pressão do fluxo do ar, o que por sua vez, afeta negativamente a potência do motor. Luca Betti, Diretor da Unidade de Negócios do Aftermarket do Grupo UFI Filters afirma:: “UFI MULTITUBE representa um marco no mundo da tecnologia de filtragem. Graças à sua modularidade, pode adaptar-se às diferentes necessidades dos fabricantes de automóveis, tanto para motores tradicionais como também para oferecer muitos desenvolvimentos possíveis para aplicações híbridas. Trata-se de uma inovação de ponta que oferecerá ao mercado de reposição a exclusividade de um produto patenteado, a qualidade e o desempenho exclusivo de um sistema que somente a UFI Filters pode fornecer e também um produto fácil de substituir graças ao acoplamento de liberação rápida da caixa do ar".