Lewis Hamilton venceu na dobradinha da Mercedes em uma corrida dramática, Charles Leclerc que liderava teve problemas mecânicos no fim da prova

Texto e fotos: Pirelli

Os três primeiros colocados usaram diferentes estratégias de duas paradas, com isso aconteceu uma corrida emocionante que foi marcada por muita variação tática e com altos níveis de degradação do pneu.


Pontos chave
  • Antes do problema com a recuperação de energia da Ferrari, a vantagem de Leclerc era tal que ele conseguiu completar seu segundo pit stop sem perder a liderança, ele ainda levou o ponto pela volta mais rápida.
  • Sebastian Vettel terminou em quinto com três paradas nos boxes, a última por causa de um incidente.
  • Houve uma tensa batalha estratégica entre Mercedes e Ferrari, com ambas as equipes tentando se anular durante os pit stops.
  • Embora houvesse a possibilidade de várias estratégias, todos os pilotos começaram com o pneu Soft, menos Robert Kubica da Williams.
  • O único piloto a tentar uma única parada foi Daniel Ricciardo da Renault, mas ele abandonou faltando algumas voltas para o fim da corrida.
Como cada composto se comportou

Mario Isola - Gerente mundial de motorsport da Pirelli: “Como Lewis Hamilton disse, Charles Leclerc mereceu vencer hoje e seus problemas fizeram parte de um GP dramático e imprevisível onde a estratégia de pneus desempenhou um papel fundamental. Tanto a Ferrari quanto a Mercedes cronometraram suas paradas para uma tentar anular a outra, mas a vantagem de desempenho de Leclerc fez com que ele pudesse fazer sua segunda parada sem perder a liderança. Havia uma ampla gama de estratégias e só duas equipes executavam as mesmas para os dois pilotos. Fora os ponteiros, algumas performances merecem destaque como a de Lando Norris, que marcou seus primeiros pontos pela McLaren.”.

Stints por piloto