O novo modelo de sete lugares tem câmbio fabricado em casa, sistema de som de primeira linha e surpreende no acabamento

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors

Foi-se o tempo em que os carros chineses eram pobres, tinham muita coisa de plástico, não se preocupavam com design nem com o conjunto mecânico e ainda por cima lembravam o comercial daquele leite em pó: desmancha sem bater.


Claro que tem conterrâneo que ainda insiste em entregar lixo em troca de dinheiro suado, na JAC Motors essa é uma página virada há muito tempo, a qualidade de seus automóveis vem melhorando muito de geração para geração. Desta vez eu fui gentilmente convidado para conhecer e avaliar o JAC T80, um SUV com 7 lugares que vai brigar em um segmento pouco explorado e com concorrentes bem mais caros.


É um carro de linhas muito interessantes que seguem o padrão dos irmãos que já chegaram (T6, T5, T40 e T50), ele também foi desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, Itália. Seu tamanho é generoso, ele tem 4,79 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,76 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos, 22 cm de altura do solo e bancos para 7 pessoas, a fileira central é basculante o que facilita o acesso aos dois lugares traseiros.


A parte mecânica do JAC T80 apresenta o motor 2.0 turboalimentado (com intercooler) de 210 cv e 300 Nm, o câmbio DCT (dupla embreagem), suspensão independente e freios a discos nas quatro rodas com ABS, BAS e BOS, rodas de liga leve aro 18” e a direção elétrica progressiva com três modos de condução: leve, normal e pesada.


Testar é preciso e lá fui eu e mais dois jornalistas em direção a Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo, em um percurso que contemplava um pequeno trecho urbano (tanto na ida quanto na volta) e uma maior parte em rodovia, são aproximadamente 100 km de descolamento em cada sentido. Na primeira parte da viagem eu fui como passageiro, tanto no banco do carona quanto na fileira central.


O JAC T80 é um carro muito confortável, as pernas ficam tranquilamente esticadas na frente e a generosa distancia da fileira central propicia ótima posição para viajar, o ar condicionado é muito bom com saídas para as fileiras traseiras, o sistema de som Premium Sound System Infinity (segundo Sergio Habib é o mesmo usado pela Jaguar) é muito bom, como também é ótimo e fácil de manejar o multimídia instalado e que espelha Android e iOS.


Trata-se de um carro moderno produzido pela JAC Motors, ele traz alguns itens de conforto e segurança no pacote de entrada que são opcionais nos concorrentes: chave Keyless, faróis com acendimento automático, luzes de conversão estática, sensor de chuva, câmera 360, Digital Active Info Display com tela de 12,3 polegadas e três opções temáticas, ar condicionado digital Dual Zone, bancos dianteiros com ajustes elétricos, o do motorista com memorização, resfriamento, aquecimento e massageador, a lista é grande.


Voltando pra casa, é hora de encarar o JAC T80 no banco do motorista. Talvez um senão é o fato de você não poder ajustar o volante em profundidade, certamente isso iria impactar no custo do carro, mas sempre é interessante principalmente para um modelo deste nível ter essa opção.


Na estrada ele é muito valente, o motor 2.0 e o torque pra lá de generoso não dão a impressão de se estar dirigindo um carro deste tamanho. As reações são rápidas e muito precisas, o câmbio com dupla embreagem traz conforto principalmente nas retomadas de velocidade, ele não fica “esguelando” toda vez que precisa fazer uma redução e retomar a velocidade anterior.


O banco é confortável e permite um encaixe muito bom, as informações no painel são de fácil acesso e o volante multifuncional permite comandar todas as funções sem precisar mesmo tirar as mãos do volante. O JAC T80 é outro nível de SUV, seus concorrentes são cascudos e sua previsão de vendas não é muito alta, espera-se negociar entre 50 e 60 unidades por mês.


O preço fechado para a versão de entrada é de R$ 139.900, existe outra com dois opcionais, o Infinity Premium Sound Sistem HI FI com 280 Watts RMS e 10 alto-falantes e o teto solar elétrico panorâmico duplo Command View por R$ 145.990. O JAC T80 já está nas 50 concessionárias para um Test Drive, são 6 anos de garantia, Assistência 24 Horas JAC Motors, Revisões com preços fechados, agendamentos de serviços On-Line, JAC Total Care e 4 cores para escolher, é outro nível de automóvel, é um chinês que não está aqui para te enganar, pense nisso!


Ficha Técnica
Itens
Modelo
JAC T80
Versão
2.0 Turbo Gasolina
Dimensões
Comp./ Larg. / Alt.(mm)
4.790 × 1.900 × 1.760
Entre eixos (mm)
2.750
Peso em ordem de marcha (kg)
1.775
Capacidade do porta-malas (L)
620 a 1.550
Capacidade do tanque de combustível (l)
64
Motorização
Tipo de motor
4 cilindros em linha, turbo + intercooler
Deslocamento volumétrico (cm3)
1.997
Diâmetro (mm)
85,0
Curso (mm)
88,0
Comando de válvulas
DOHC VVT 16V
Potência Máxima (cv/rpm)
210/5.000             
Torque Máximo (Nm/rpm)
300/1.800-4.000                                          
Taxa de compressão
9,5:1
Transmissão
Tipo DCT (dupla embreagem), com 6 marchas
Suspensões
Dianteira
Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira
Independente, tipo Multilink, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios

Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Rodas
Pneus
235/60 R18
Rodas
Em liga de alumínio 18"
Performance
Velocidade máxima
217 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h
9,2 segundos


Acessórios e segurança
Versão básica
  • Chave Keyless
  • Fechamento dos vidros com comando na chave
  • Rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores
  • Faróis com acendimento automático
  • Luzes diurnas de LED (DLR)
  • Faróis com regulagem elétrica de altura
  • Luzes de conversão estática
  • Sensor de chuva
  • Cruise Control
  • Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Computador de bordo
  • Volante multifuncional
  • Bancos em couro
  • Câmera de ré
  • Câmera 360
  • Freios com ABS, BAS e BOS
  • Assistente de partida em rampa (HSA – Hill Start Assist)
  • Controles eletrônicos de tração e estabilidade (TCS e ESP)
  • TPMS
  • Assentos Isofix
  • Vidros com acionamento elétrico e antiesmagamento
  • Retrovisores com acionamento elétrico e rebatimento
  • Painel Digital Active Info Display, com tela de 12,3 polegadas em LCD e três opções temáticas
  • Tela multimídia de 10 pol no console, com conectividade que inclui espelhamento com Android e iOS
  • Seis air bags (frontais, laterais e tipo “cortina”)
  • Direção elétrica progressiva com 3 modos de ajuste (leve, normal e pesada)
  • Freio de estacionamento elétrico
  • Ar condicionado digital Dual Zone
  • Rodas de liga aro 18
  • Bancos dianteiros com ajustes elétricos, sendo o do motorista com memorização, resfriamento, aquecimento e massageador
Opcionais
  • Infinity Premium Sound Sistem HI FI com 280 Watts RMS e 10 alto-falantes
  • Teto solar elétrico panorâmico duplo Command View