Companhia iniciou as atividades em 1919 com um escritĂ³rio no Rio de Janeiro

Texto e fotos: Goodyear


Em 2019, a Goodyear completa 100 anos de presença no Brasil. O pontapĂ© inicial das comemorações aconteceu durante o SalĂ£o Internacional do AutomĂ³vel de SĂ£o Paulo, em dezembro, no qual a Goodyear participou como o pneu oficial, lançando o logotipo comemorativo do centenĂ¡rio e trazendo dois pneus conceito ao Brasil, o Eagle 360 Urban e o Oxygene.


A histĂ³ria da companhia no paĂ­s começou em 1919, com um escritĂ³rio de vendas no Rio de Janeiro e um armazĂ©m que comercializava pneus importados. Vinte anos mais tarde, em 1939, a Goodyear inaugurava sua primeira unidade industrial no Brasil, em SĂ£o Paulo, no bairro do Belenzinho, para a fabricaĂ§Ă£o de pneus e saltos de sapatos. JĂ¡ em 1943, iniciou a produĂ§Ă£o de pneus de aviĂ£o, e no ano seguinte, mangueiras e correias.


Em 1954, a Goodyear lançou o famoso pneu PapalĂ©guas, que em cinco dĂ©cadas conquistou vĂ¡rias gerações de profissionais do transporte. A demanda pelo novo composto foi tĂ£o bem aceita pelo pĂºblico, que foi necessĂ¡rio criar uma Ă¡rea destinada ao atendimento de fabricantes em 1957. No mesmo perĂ­odo, a Goodyear jĂ¡ chegava Ă  produĂ§Ă£o de 8 milhões de pneus no paĂ­s.
A chegada dos pneus radiais
Os pneus radiais desembarcaram no mercado oferecendo menor resistĂªncia ao rolamento, maior segurança, conforto e dirigibilidade. Pela sua tecnologia de carcaça, as laterais dos modelos radiais flexionam muito mais que as dos pneus diagonais, gerando, com isso, um rodar macio e absorvendo perfeitamente impactos e oscilações das vias de rolamento. Em 1977, a Goodyear inovou ao lançar no mercado brasileiro os seus primeiros pneus radiais para automĂ³veis. Em 1978, foi a vez dos pneus radiais de aço para caminhões e Ă´nibus. JĂ¡ na dĂ©cada de 1980 foi lançado o primeiro pneu radial de aço para veĂ­culos de passeio no Brasil, o Grand Prix S. Outros modelos emblemĂ¡ticos da marca no PaĂ­s foram o Aquatred, lançando em 1997, que permitia melhor dirigibilidade combinada a um desenho inovador de escoamento de Ă¡gua, e o Wrangler, em 1985, voltado Ă  prĂ¡tica off-road. Hoje a Goodyear oferece um portfolio completo de pneus para todas as necessidades.

Desenvolvimento para o interior de SĂ£o Paulo
Em 1973, a Goodyear fez histĂ³ria ao inaugurar, em Americana, a sua maior fĂ¡brica de pneus na AmĂ©rica Latina e uma das plantas mais modernas da Goodyear no mundo. Operando em sua capacidade total de produĂ§Ă£o, a unidade passou ao longo de sua histĂ³ria por diversos processos de expansĂ£o e modernizaĂ§Ă£o, que resultaram em crescimento significativo da produtividade, reduĂ§Ă£o de desperdĂ­cios e incorporaĂ§Ă£o de tecnologias. Alguns exemplos sĂ£o o programa de gestĂ£o de Recursos HĂ­dricos, que permite a reutilizaĂ§Ă£o de 73% da Ă¡gua captada para a produĂ§Ă£o de pneus, e o sistema de cogeraĂ§Ă£o de energia com gĂ¡s natural, visando Ă  autossuficiĂªncia em 60% de energia e 100% de vapor usados no processo produtivo da planta. Na mesma Ă¡rea da fĂ¡brica de Americana, foi inaugurado em 2001 o principal Campo de Provas da Goodyear na AmĂ©rica Latina. Com 382.000 metros quadrados, a pista de testes Ă© considerada uma das mais modernas da Goodyear do mundo.
No local, sĂ£o feitas pesquisas, desenvolvimentos e testes de pneus para todas as aplicações de veĂ­culos de passeio, caminhonetes, caminhões e Ă´nibus. Outro momento importante para o crescimento da regiĂ£o e da Goodyear aconteceu em 2000, quando foi inaugurada em Santa BĂ¡rbara D'Oeste (SP) a linha de produĂ§Ă£o de materiais de recauchutados com tecnologia de Ăºltima geraĂ§Ă£o. Na unidade sĂ£o fabricadas uma linha completa de bandas prĂ©-curadas, para vulcanizaĂ§Ă£o na carcaça dos pneus, e cordões de borracha, usados para preencher furos e danos estruturais do pneu que serĂ¡ recapado.

Blimp Goodyear tomando conta dos ares
O ano de 1998 foi marcado pelo inĂ­cio da utilizaĂ§Ă£o do dirigĂ­vel Spirit of America no Brasil. Quase uma dĂ©cada depois, em 2007, a marca iniciou um processo de renovaĂ§Ă£o de imagem e introduziu o slogan "Viva nas Asas da Goodyear". Os dirigĂ­veis sĂ£o uma tradiĂ§Ă£o da Goodyear hĂ¡ mais de 90 anos, e percorrem mais de 200 mil milhas por ano em todo o mundo. O primeiro dirigĂ­vel, da empresa, batizado de Akron, foi construĂ­do em 1912. Nao Ă  toa, o blimp Goodyear, como tambĂ©m Ă© chamado, foi escolhido como elemento principal do logotipo que marca os 100 anos de Brasil.

Um sĂ©culo construindo histĂ³rias
A vida Ă© um conjunto de histĂ³rias. Cada histĂ³ria Ă© uma viagem que começa em um lugar para chegar a outro, e alcançar o destino nada mais Ă© do que ter um novo ponto de partida para realizar sonhos. Por essa razĂ£o, na Goodyear, inovamos criando tecnologias para acompanhar nossos consumidores em todos os seus caminhos e viagens na direĂ§Ă£o de seus sonhos. HĂ¡ 100 anos no Brasil, a Goodyear conta com a mais completa linha de pneus do PaĂ­s e reĂºne modelos dos mais variados segmentos, sempre com produtos pensados nas principais necessidades do motorista e nas diversas situações de uso. O resultado de estar tĂ£o presente na vida dos brasileiros vem de uma das caracterĂ­sticas da Goodyear, a vocaĂ§Ă£o para o pioneirismo e inovaĂ§Ă£o, que resultaram na sua posiĂ§Ă£o de liderança tecnolĂ³gica a partir do investimento em pesquisa e desenvolvimento, capacidade tĂ©cnica e treinamento de suas equipes e revendedores.


A Goodyear tem um elevado padrĂ£o de qualidade, tecnologia e inovaĂ§Ă£o em todos os seus produtos. Cada modelo tem caracterĂ­sticas de acordo com as necessidades do pĂºblico ao qual se destina. O Wrangler, por exemplo, Ă© conhecido pela sua versatilidade e capacidade off-road. JĂ¡ a linha Eagle Ă© focada em modelos esportivos. O EfficientGrip Ă© um pneu elaborado para oferecer alta performance, tanto em pisos molhados como secos, com um elevado grau de segurança e excelente traĂ§Ă£o. No caso do Assurance, o foco estĂ¡ na durabilidade e economia para carros compactos, enquanto o Direction Ă© elaborado para aqueles que procuram conveniĂªncia. Por fim, a linha Cargo Ă© focada nos motoristas que buscam total custo-benefĂ­cio.


AlĂ©m de estar presente nos automĂ³veis, a Goodyear tambĂ©m estĂ¡ nos veĂ­culos pesados, caminhões, Ă´nibus e aviões. Entre as principais caracterĂ­sticas oferecidas pela Goodyear para a linha comercial estĂ¡ a entrega do melhor custo por quilĂ´metro durante a vida total do pneu. Os produtos estĂ£o direcionados para atender veĂ­culos que atuam nos setores rodoviĂ¡rio, regional, regional severo, urbano, misto e fora da estrada. JĂ¡ nos ares, a Goodyear se destaca no Brasil por ser fornecedora das principais companhias aĂ©reas do PaĂ­s e por estar presente hĂ¡ 60 anos em projetos estratĂ©gicos da Embraer.