• Lançamento oficial será feito ainda no primeiro semestre de 201, pré-venda começará hoje, 25 de janeiro;
  • Uma das grandes apostas da JAC Motors do Brasil, o iEV 40 terá capacidade total de energia da bateria de 40 kWh;
  • O modelo atesta a vanguarda tecnológica da JAC Motors no Brasil: o primeiro SUV com propulsão 100% elétrica do país possui autonomia de 300 km (norma NEDC) e acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos;
  • Além de todos os itens já constantes nos demais SUV´s da marca, o iEV 40 terá bancos em couro, kit multimídia com tela de LCD de 8 polegadas, câmera 360 graus, freios regenerativos, i-pedal, alerta sonoro para pedestres e diversos outros itens exclusivos.
Texto e fotos: JAC Motors

A JAC Motors está lançando o iEV 40, primeiro modelo com propulsão 100% elétrica da marca no Brasil. Trazido da China, mercado que representa mais da metade de todos os modelos elétricos do mundo, o JAC iEV 40 foi responsável pela venda de 43 mil unidades em 2018 naquele país. Esse volume é maior, por exemplo, do que o do campeão de vendas do mercado europeu no ano passado, que não passou de 40 mil unidades vendidas.


Para ser vendido por aqui, o Grupo SHC, representante da JAC Motors no Brasil, escolheu, entre diversas configurações de capacidade de carga de bateria e equipamentos, a mais completa; a mais equipada; a de maior autonomia. O preço anunciado será de R$ 139.990 e a pré-venda começará hoje, 25 de janeiro, em toda a rede JAC Motors. As primeiras unidades chegarão às mãos dos compradores ainda no primeiro semestre.


O carro elétrico da JAC Motors se distinguirá rapidamente da concorrência por diversos aspectos, tanto relacionados ao desempenho e ao baixo consumo bem como à vasta lista de equipamentos de série. “O JAC iEV 40 terá todos os equipamentos que um carro desta faixa de preços pode ter. O grande trunfo do modelo será o sistema de propulsão elétrica, que é extremamente silencioso e econômico, proporciona emissão zero de poluentes e necessita de somente 8 horas para ser recarregado numa tomada comum de 220 volts”, garante Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.


Dotado de bateria que acumula capacidade máxima de 40 kWh, o JAC iEV 40 terá autonomia de 300 km, de acordo com o ciclo europeu (NEDC). Para recarregá-lo, o proprietário irá conectá-lo a uma tomada elétrica de 220 volts e aguardará 8 horas. Mas há a opção de “abastecê-lo” no modo rápido: você obterá 80% da carga em apenas 1 hora, desde que se adquira um equipamento próprio.


O consumo é equivalente ao de um chuveiro elétrico de boa qualidade. “Encher o tanque” – na verdade, recarregar a bateria – custa entre R$ 14 e R$ 18, dependendo do custo da energia elétrica na sua cidade e permite rodar 300 km de acordo com a norma NEDC. Diante da comparação com qualquer modelo movido a motor por combustão (gasolina ou etanol), o JAC iEV 40 tem um custo seis vezes menor por km rodado, além de preservar o meio ambiente com emissão zero de poluentes.



Por adotar recursos que o colocam na vanguarda da tecnologia automotiva, o JAC iEV 40 vai proporcionar uma experiência única ao ser conduzido. Três exemplos chamam a atenção: os freios regenerativos garantem a recuperação da energia capturada nas frenagens e sua conversão em eletricidade (recarregando as baterias e aumentando a autonomia instantânea). Já o alerta sonoro para pedestres consiste em “anunciar” a presença do carro no trânsito, com um cuidado especial em favor de deficientes auditivos e visuais. Por fim, o i-pedal, que, ajustado pelo motorista, pode intensificar a ação do “freio-motor”. Funciona assim: quando regulado para o modo ECO, o motorista praticamente não usa mais o pedal de freio. Cada vez que ele tirar o pé do acelerador, o carro já diminui instantaneamente a velocidade, poupando todo o conjunto de freios e até triplicando a vida útil de pastilhas e discos.


Com 5 anos de garantia total, incluindo as baterias, o JAC iEV 40 vai oferecer diversas outras vantagens ao seu proprietário, como o pagamento do IPVA reduzido ou até mesmo um “passe livre” em cidades que adotam o rodízio urbano de veículos, como São Paulo. Equipado com o mais recheado pacote de equipamentos e acessórios do mercado nacional, como ABS, EBD, TPMS, assistente de partida em rampa, ar-condicionado com função automática, rodas de liga, kit multimídia com tela de 8 pol, o JAC iEV 40 oferecerá absolutamente todos os itens de série que um carro desta faixa de preços está acostumado. Mas irá além: no pacote tecnológico exibido pelo modelo, há a possibilidade de monitoramento do veículo por telemetria. “A JAC Motors terá uma central de atendimento para realizar diversas assistências à distância ao cliente. A central acompanha sua localização (mediante autorização do usuário) evitando totalmente o furto do seu iEV40. Além disso, nossa central monitora o nível da carga da bateria orientando o motorista quando estiver abaixo do recomendável”, explica Habib.


O modelo também exibirá recursos de vanguarda para facilitar a vida do usuário. Um aplicativo exclusivo do JAC iEV 40 para smartphone da JAC Motors possibilita ao motorista a verificação da porcentagem de carga da bateria, autonomia, situação de recarga durante o carregamento, além do sistema de rastreamento e telemetria com diagnóstico à distância. O dispositivo torna possível o controle elétrico dos vidros, a abertura das portas e o acionamento do ar condicionado: um carro na palma da sua mão.