O off-road mais vendido do Brasil
Ă© uma Ă³tima surpresa e com preço muito convidativo
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Jeep
Vou falar esta semana de dois
automĂ³veis da Jeep, um que Ă© sucesso
de vendas e outro que estĂ¡ se tornando um clĂ¡ssico e vem melhorando sua
performance mĂªs apĂ³s mĂªs. Foram 14 dias de testes e mais 10 dias no fim de 2018
para ter certeza da avaliaĂ§Ă£o correta destes dois modelos.
Com os dados em mĂ£os vou começar com o Compass Limited 4X4, um off-road legĂtimo, que foi o SUV mais vendido de 2018, um carro que nĂ£o tem exagero no consumo de combustĂvel, no acabamento, no tamanho, enfim, Ă© tudo de bom mesmo.
Esta versĂ£o Ă© equipada com o mais que silencioso motor 2.0 MultiJet II Diesel, de 170 cv e 35,7 kgfm e a transmissĂ£o automĂ¡tica de nove velocidades. Trata-se de um exemplar produto que alia força e desempenho sem perder as caracterĂsticas principais de um fora de estrada.
Ele tem um pacote High Tech: controle de adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW), farol alto automĂ¡tico (AHB), aviso e prevenĂ§Ă£o de colisĂ£o frontal (FCWP), frenagem automĂ¡tica, partida remota, Park Assist, farĂ³is de xenĂ´nio, monitoramento de ponto cego e seletor automĂ¡tico para tipos de solo.
O Compass Limited 4X4 Ă© um excelente companheiro na cidade e um amigĂ£o na estrada. Andando por SĂ£o Paulo e regiĂ£o, encarando congestionamentos, entrando e saindo de vagas pouco generosas em shoppings, ele tem uma versatilidade para carro urbano muito diferente de seus concorrentes.
Ele nĂ£o Ă© lĂ¡ muito largo por fora e isso facilita manobras de trocas de faixas em ruas e avenidas, tem uma Ă³tima visĂ£o perifĂ©rica, o vidro traseiro fica devendo, mas a cĂ¢mera de rĂ© suprime essa deficiĂªncia, tem sensores por toda volta que permitem nĂ£o ser surpreendido por motoqueiros ou algum “Ă¡s no” volante, daqueles que trocam de faixa sem sinalizar e nem se preocupar com a aĂ§Ă£o de quem estĂ¡ na frente.
O motor Diesel de Ăºltima geraĂ§Ă£o Ă© muito silencioso e com respostas rĂ¡pidas, claro que ajudado pelo cĂ¢mbio muito bem equalizado, tanto que na cidade, em velocidades baixas, ele sempre estava em 5ª marcha e menos de 1.500 rpm. Com isso o impacto no consumo Ă© enorme, segundo dados do computador de bordo do Compass Limited 4X4, fiz a mĂ©dia de 10,3 km/l, com ar condicionado ligado e levando sempre trĂªs ou quatro pessoas.
É um carro muito sofisticado e tem luxo na medida certa, nada Ă© exagerado, o conforto inclui sistemas Android Auto e Apple Carplay na central multimĂdia, monitor de8,4 polegadas , ar condicionado
digital de duas zonas, bancos de couro com ajustes elétricos, abertura elétrica
da tampa do porta-malas e muito espaço interno. AliĂ¡s, o interior do Compass Limited 4X4 consegue ser muito
maior que vĂ¡rios SUVs maiores, pude
viajar com 4 adultos e nĂ£o houve em nenhum momento reclamaĂ§Ă£o da
posiĂ§Ă£o de sentar e a distĂ¢ncia das pernas tanto para o painel quanto para os
bancos. Optei por um trajeto em direĂ§Ă£o
ao interior paulista, o km 53 da Rodovia Castelo Branco, lĂ¡ existe o melhor
restaurante de cozinha portuguesa da regiĂ£o. O limite da estrada Ă©, em alguns
trechos 90 km/h ,
100 km/h
e 120 km/h
na maior parte do tempo, ele atinge a velocidade sem muito esforço e manter é algo muito,
mas muito fĂ¡cil.
O Compass Limited 4x4 Ă© um carro muito confortĂ¡vel na estrada, nĂ£o passa realmente a impressĂ£o da velocidade que se estĂ¡ trafegando, o silencio interno e a climatizaĂ§Ă£o permite que se converse e tranquilamente, o isolamento acĂºstico nĂ£o deixa que a cabine fique exposta ao barulho do motor (que praticamente nĂ£o existe) e ruĂdos externos. Tanto no pĂ© quanto no Cruise Control, o consumo de combustĂvel Ă© praticamente o mesmo, a diferença entre o uso da eletrĂ´nica ou nĂ£o Ă© na casa dos metros, com dados do computado de bordo, a bebedeira ficou em 13,6 km/l com o Cruise e 13,8 km/l controlando o acelerador manualmente.
VocĂª pode fazer um test drive no Compass Limited 4x4 nas concessionĂ¡rias da marca Jeep em todo o Brasil, ele tem preço sugerido de R$ 156.990,00, 7 cores para escolher, vĂ¡rios acessĂ³rios, kits e opcionais nas concessionĂ¡rias da marca, trĂªs anos de garantia e possibilidade de estender, revisĂ£o sob medida, assistĂªncia 24 horas os 365 dias do ano, Privilege Services e uma certeza, nĂ£o Ă© por acaso que o sucesso bateu na porta, devolver o carro depois do teste foi um tormento e momento de tristeza.
Com os dados em mĂ£os vou começar com o Compass Limited 4X4, um off-road legĂtimo, que foi o SUV mais vendido de 2018, um carro que nĂ£o tem exagero no consumo de combustĂvel, no acabamento, no tamanho, enfim, Ă© tudo de bom mesmo.
Esta versĂ£o Ă© equipada com o mais que silencioso motor 2.0 MultiJet II Diesel, de 170 cv e 35,7 kgfm e a transmissĂ£o automĂ¡tica de nove velocidades. Trata-se de um exemplar produto que alia força e desempenho sem perder as caracterĂsticas principais de um fora de estrada.
Ele tem um pacote High Tech: controle de adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW), farol alto automĂ¡tico (AHB), aviso e prevenĂ§Ă£o de colisĂ£o frontal (FCWP), frenagem automĂ¡tica, partida remota, Park Assist, farĂ³is de xenĂ´nio, monitoramento de ponto cego e seletor automĂ¡tico para tipos de solo.
O Compass Limited 4X4 Ă© um excelente companheiro na cidade e um amigĂ£o na estrada. Andando por SĂ£o Paulo e regiĂ£o, encarando congestionamentos, entrando e saindo de vagas pouco generosas em shoppings, ele tem uma versatilidade para carro urbano muito diferente de seus concorrentes.
Ele nĂ£o Ă© lĂ¡ muito largo por fora e isso facilita manobras de trocas de faixas em ruas e avenidas, tem uma Ă³tima visĂ£o perifĂ©rica, o vidro traseiro fica devendo, mas a cĂ¢mera de rĂ© suprime essa deficiĂªncia, tem sensores por toda volta que permitem nĂ£o ser surpreendido por motoqueiros ou algum “Ă¡s no” volante, daqueles que trocam de faixa sem sinalizar e nem se preocupar com a aĂ§Ă£o de quem estĂ¡ na frente.
O motor Diesel de Ăºltima geraĂ§Ă£o Ă© muito silencioso e com respostas rĂ¡pidas, claro que ajudado pelo cĂ¢mbio muito bem equalizado, tanto que na cidade, em velocidades baixas, ele sempre estava em 5ª marcha e menos de 1.500 rpm. Com isso o impacto no consumo Ă© enorme, segundo dados do computador de bordo do Compass Limited 4X4, fiz a mĂ©dia de 10,3 km/l, com ar condicionado ligado e levando sempre trĂªs ou quatro pessoas.
É um carro muito sofisticado e tem luxo na medida certa, nada Ă© exagerado, o conforto inclui sistemas Android Auto e Apple Carplay na central multimĂdia, monitor de
O Compass Limited 4x4 Ă© um carro muito confortĂ¡vel na estrada, nĂ£o passa realmente a impressĂ£o da velocidade que se estĂ¡ trafegando, o silencio interno e a climatizaĂ§Ă£o permite que se converse e tranquilamente, o isolamento acĂºstico nĂ£o deixa que a cabine fique exposta ao barulho do motor (que praticamente nĂ£o existe) e ruĂdos externos. Tanto no pĂ© quanto no Cruise Control, o consumo de combustĂvel Ă© praticamente o mesmo, a diferença entre o uso da eletrĂ´nica ou nĂ£o Ă© na casa dos metros, com dados do computado de bordo, a bebedeira ficou em 13,6 km/l com o Cruise e 13,8 km/l controlando o acelerador manualmente.
VocĂª pode fazer um test drive no Compass Limited 4x4 nas concessionĂ¡rias da marca Jeep em todo o Brasil, ele tem preço sugerido de R$ 156.990,00, 7 cores para escolher, vĂ¡rios acessĂ³rios, kits e opcionais nas concessionĂ¡rias da marca, trĂªs anos de garantia e possibilidade de estender, revisĂ£o sob medida, assistĂªncia 24 horas os 365 dias do ano, Privilege Services e uma certeza, nĂ£o Ă© por acaso que o sucesso bateu na porta, devolver o carro depois do teste foi um tormento e momento de tristeza.
Ficha TĂ©cnica
Itens Originais
- ABS
- Air bags dianteiros
- Ajuste do volante em altura e profundidade
- Alarme
- Alertas de limite de velocidade e manutenĂ§Ă£o programada
- Aletas para troca de marcha
- Apoia-braço com porta objetos
- Ar Condicionado automĂ¡tico dual zone
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco do passageiro rebatĂvel
- Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatĂvel
- Bancos revestidos parcialmente em couro
- Bolsa porta objetos atrĂ¡s dos bancos dianteiros
- Chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros - Keyless Enter 'n Go
- Cinto traseiro central de 3 pontos
- Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura
- Comandos do sistema de Ă¡udio e bluetooth no volante
- Computador de Bordo (distĂ¢ncia, consumo mĂ©dio, consumo instantĂ¢neo, autonomia, velocidade mĂ©dia e tempo de percurso)
- Controle de Estabilidade (ESC)
- Controle de TraĂ§Ă£o
- Controle de estabilidade para trailler (quando com engate Mopar)
- Controle eletrĂ´nico anti capotamento
- CĂ¢mera de estacionamento traseira
- DireĂ§Ă£o elĂ©trica
- Encosto cabeça traseiro central
- Espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico
- Estepe de uso emergencial
- FarĂ³is e Lanternas com assinatura em LED
- FarĂ³is e lanterna traseira de neblina
- Freio de estacionamento eletrĂ´nico
- Freios a disco nas 4 rodas
- Friso cromado por toda a extensĂ£o das janelas do veĂculo
- Ganchos de fixaĂ§Ă£o de carga no porta-malas
- Hill descent control
- Hill start assist
- IluminaĂ§Ă£o do porta-malas
- Isofix
- Limitador de velocidade
- Limpador e desembaçador dos vidros traseiros
- Luzes diurna (DRL)
- Maçanetas externas e retrovisores na cor do veĂculo
- Motor MJet 2.0 Diesel e cambio AT9
- Painel de instrumentos de 7" colorido e configurĂ¡vel
- Panic break assist
- Para sol com espelhos cortesia
- Pavimento do porta malas com revestimento duplo
- Piloto automĂ¡tico
- Porta objetos sob o assento do banco do passageiro
- Rack do teto na cor preta
- Repetidor lateral nos retrovisores
- Retrovisores externos elétricos
- Revestimento externo nas colunas das portas
- Rodas em liga aro 18" e pneus 225/55
- RĂ¡dio integrado ao painel com RDS e porta USB
- Seletor para 4 tipos de terreno (Selec-Terrain)
- Sensor de estacionamento traseiro
- Sistema de monitoramento de pressĂ£o dos pneus
- Sistema de Ă¡udio com 6 alto falantes , USB e Bluetooth
- Sistema de Ă¡udio com tela touch de 8.4'', Apple Carplay e Android Auto, e comando de voz
- Tapetes dianteiros e traseiros
- Tapetes em carpete
- Tomada 12V
- Tomada 12V no porta malas
- Travas elĂ©tricas nas portas e porta malas (travamento automĂ¡tico a 20km/h, trava de tampa do combustĂvel, indicador de portas abertas)
- TraĂ§Ă£o 4x4 Jeep Active Drive Low
- Vidros elétricos nas 4 portas com one touch
- Volante com acabamento em couro
- VĂ¡lvula antirrefluxo de combustĂvel
0 ComentĂ¡rios