O novo SUV da montadora chinesa chega para ser o irmão mais parrudo do JAC T40

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: JAC Motors

Para um país que se diz República Socialista, governado só pelo Partido Comunista da China, eles têm uma consciência econômica e uma pressa em evoluir muito mais acelerada que outros muitos que se dizem democratas. Talvez por isso a melhora que eles apresentam nos produtos que lá são manufaturados seja tão rápida e surpreendente, se procurarmos nos livros de história vamos ler que todos os navegadores que iam para aquelas bandas procuravam especiarias para colocar na comida, hoje, por exemplo, a cidade de Shenzhen é onde 90% dos eletrônicos vendidos no mundo são fabricados!


Isso reflete muito nos carros que eles fabricam por lá, aliás, eles têm um mercado de 30 milhões de carros/ano (no Brasil devemos chegar próximos de 2,5 milhões este ano) que evoluem em todos os sentidos todos os anos. Eu fui convidado para conhecer a novidade que a JAC Motors começou a trazer para o Brasil em novembro, o SUV JAC T50 que chega com um número limitado de 300 unidades mensais por conta de sua enorme demanda em outros mercados, mas nada que prejudique a entrega, pode ter que se esperar um pouco.


Junto com o JAC T50, foram apresentadas algumas novidades que devem estar no mercado brasileiro em 2019, é o caso do SUV de luxo JAC T80 e da Pickup JAC, ambos devem dar as caras por aqui no primeiro semestre.


Pra não perder a passada e surfar na onda dos carros ecológicos, vai estar entre nós também o SUV elétrico JAC E40 (batizado iEV7S na China), ele tem autonomia de 300 km, 115 cv de potência, torque de 270 Nm e promete ser o elétrico mais barato do Brasil, será vendido por R$ 129.990.


Vamos falar da novidade que já está rodando nas nossas ruas! O JAC T50 é uma nova geração do T5, na verdade ele é um Facelift mais caprichado, ganhou uma motorização nova, acabamento superior e muita eletrônica. Por fora ele tem um design com linhas bem definidas da carroceria, grade em formato de trapézio, capô em forma de cunha, pára-choque com luzes de neblina, luzes diurnas de LED, rodas de liga de 16” e aerofólio na extremidade do teto.


A parte mecânica é derivada do JAC T40, o motor 1.6 só a gasolina é DVVT - Dual Variable Valve Timing, tem potência de 138 cv e 17,1 kgfm de torque, Start/Stop, câmbio CVT de 6 velocidades, faz de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos, tem discos ventilados na frente e na traseira e cálipers vermelhos nas quatro rodas.


Por dentro, o JAC T50 é um carro muito confortável, tem bancos com encaixe esportivo que proporcionam uma ótima posição tanto para o motorista quanto o carona, os equipamentos são de primeira linha e sua disposição bem estudada, tem um novo quadro de instrumentos, computador de bordo, volante multifuncional com comando do rádio, telefone, Cruise Control e funções do computador em um ambiente com superfícies pretas e soft touch.


Ele ainda tem regulagem de altura dos faróis, retrovisores externos elétricos com rebatimento, botão start/stop, chave sistema keyless, ar condicionado digital, kit multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas, câmera 360 graus, de ré e a JAC Connect Front Camera (frontal), Bluetooth, MP3, entrada USB, função “Carbit”, que permite conectar, espelhar e operar alguns modelos de smartphones (Android e IOS) ou tablet na tela HD de 8 polegadas.


Fiz o Test Drive dirigindo e como passageiro durante 209 km desde São Paulo até o restaurante Vila Paraíso na cidade de Joaquim Egidio, próximo a Campinas, com alguns trechos de cidade e a maior parte do tempo em rodovia.


Na parte urbana, ele é um carro que impõe respeito e tem uma dirigibilidade muito boa, seus sistemas e soluções mecânicas lembram muito a utilizada em sedãs, o JAC T50 ganha em altura sem abrir mão do conforto, mesmo dirigindo em ruas com lombadas ou asfalto pouco amigável, ele não muda a característica.


Já na rodovia a história é outra, ele é maior e mais pesado que o seu irmão JAC T40 e paga um pênalti no desempenho e consumo. O JAC T50 é muito firme e transmite muita segurança para quem dirige, segue os padrões atuais de não precisar tirar as mãos do volante para qualquer que seja a operação dentro do carro e isso já é muito bom.


Onde ele fica devendo é no ajuste de profundidade do volante, em viagens mais longas, aproximar do corpo em um setup diferente do banco sempre ajuda a preservar as costas.


A força do conjunto mecânico faz com que ele atinja rapidamente a velocidade da estrada e manter no pedal do acelerador é muito fácil. Usar o Cruise Control eu somente aconselho, assim como seu irmão, em grandes retas e com poucas intervenções até porque esse dispositivo neste modelo não é muito amigo da economia.


O JAC T50 reage rápido em situações de ultrapassagem ou retomada de velocidade, mas usa marchas mais baixas para compensar a diferença, isso acarreta em beber um pouco mais, segundo dados do computador de bordo, a média em rodovia ficou em 11,7 km/l, que não é de assustar pelo que ele oferece em conforto e segurança.


O novo SUV chega com preço fechado e duas opções de acabamento, o Pack 2 tem preço sugerido de R$ 83.990, o Pack 3 R$ 87.990. O JAC T50 já está nas 50 concessionárias da marca para agendar um Test Drive, têm 6 anos de garantia sem limite de quilometragem, Assistência 24 Horas JAC Motors, Revisões com preços fechados, agendamentos de serviços On-Line, JAC Total Care e 6 cores para escolher, vai brigar no segmento que mais cresce em um mercado que deve aumentar as vendas em mais de 10% no ano que vêm. Tomara!


Ficha Técnica
Itens
Modelo
JAC T50
Versão
1.6 16V DVVT Gasolina
Dimensões
Comp./ Larg. / Alt.(mm)
4.345 × 1.765 × 1.640
Entre eixos (mm)
2.560
Peso em ordem de marcha (kg)
1.220
Capacidade do porta-malas (L)
600
Capacidade do tanque de combustível (l)
42
Motorização
Tipo de motor
4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cm3)
1.590
Diâmetro (mm)
75,0
Curso (mm)
90,0
Comando de válvulas
DOHC 16V DVVT
Potência Máxima (cv/rpm)
138/6.000
Torque Máximo (Nm/rpm)
168/4.000 (Gasolina)
Taxa de compressão
10,5:1
Transmissão
Automática, tipo CVT, com 6 marchas virtuais
Suspensões
Dianteira
Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira
Semi-independente, eixo de torção, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios

Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Rodas
Pneus
205/55 R16
Rodas
Em liga de alumínio 16"
Performance
Velocidade máxima
198 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h
11,3 segundos


Itens de Série e Assessórios
Pack 2
  • Ar-condicionado digital e automático;
  • Vidros das quatro portas com antiesmagamento, trava central e retrovisores com acionamento elétrico e função one-touch para subir/descer os vidros;
  • Alarme antifurto;
  • HSA (Hill System Assist), ou Assistente de Partidas em Aclives;
  • ESP (Electronic Stability Program), ou Controle Eletrônico de Estabilidade;
  • TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada;
  • Sistema de freios com ABS, BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente) e BAS (assistente nas frenagens de pânico)
  • Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis;
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
  • Abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível;
  • Coluna de direção ajustável na altura;
  • Computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e cronômetro;
  • Faróis com regulagem elétrica de altura;
  • Banco traseiro bipartido 60/40;
  • Banco do motorista com ajuste de altura;
  • Bancos revestidos em couro ecológico;
  • Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
  • Chave “smart”, que proporciona o fechamento remoto dos vidros;
  • Faróis de neblina dianteiros e traseiro;
  • Luzes de conversão estática (cornering lights);
  • Rodas de liga leve aro 16;
  • Volante multifuncional;
  • Duas entradas USB;
  • Tomada 12V no console central e no porta-malas;
  • Direção com assistência elétrica e efeito progressivo.
Pack 3 (Pack 2 + dispositivos)
  • JAC Connect Front Camera (câmera frontal);
  • Câmera de imagem panorâmica 360 graus;
  • Câmera de ré;
  • Rebatimento elétrico dos retrovisores;
  • Função “follow me home”;
  • Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular);
  • Luzes diurnas em LED;
  • Rack no teto;
  • Volante revestido em couro;
  • Cruise control;
  • Kit multimídia com mirror link, tela de 8 polegadas e espelhamento de sistemas Android e IOS.