A participação da Honda no Salão do Automóvel de São Paulo evidencia a vocação da fabricante em criar soluções para expandir e melhorar o potencial de vida das pessoas

Texto e fotos: Honda

Ao completar 70 anos de existência no mundo, a empresa aproveita o maior evento do setor automotivo da América Latina, que acontece de 8 a 18 de novembro, no São Paulo Expo, na capital paulista, para demonstrar uma gama diversificada de inovações.


Entre as principais atrações para o mercado brasileiro estão o novo Honda Accord, sedan equipado com um inédito motor 2.0 turbo de 256 cavalos, elevada performance e altíssima eficiência energética, que representa o máximo de refinamento da marca. O modelo introduz no mercado brasileiro o consagrado pacote de tecnologia avançada de segurança e assistência ao condutor, o Honda SENSING.


A empresa também apresenta o recém lançado HR-V 2019, que chegou ainda mais completo, refinado e tecnológico, mantendo os pontos fortes como espaço interno, versatilidade, segurança e alta qualidade construtiva. A partir de 2019, complementa a linha o HR-V Touring, equipado, pela primeira vez no Brasil e alinhado aos principais mercados, com o motor 1.5 turbo.
Os modelos Civic, Civic Si, Fit, City, WR-V e CR-V completam a exposição dos automóveis da marca comercializados no Brasil.


O NeuV é um conceito puramente elétrico e autônomo, que utiliza inteligência artificial para proporcionar uma experiência prazerosa e segura a bordo. Ele é equipado com o Honda Automated Network Assistant (HANA), um assistente pessoal, que aprende os hábitos dos motoristas a partir da detecção de suas emoções.


O Urban EV Concept, um conceito também elétrico, se mostra ideal para o ecossistema das cidades. Ele apresenta o estado da arte em tecnologia, com funções interativas de comunicação que permitem uma conexão mais divertida com as pessoas. O modelo tem previsão de início de vendas na Europa, a partir de 2019, e no Japão, em 2020.


Outro destaque é o protótipo CR-V Hybrid, que será o primeiro SUV híbrido da marca na Europa. A tecnologia Honda i-MMD (Intelligent Multi-Mode Drive) é composta de um motor 2.0 i-VTEC de quatro cilindros a gasolina, ciclo Atkinson, que funciona tanto para propulsão como para fornecimento de energia elétrica, e dois motores elétricos -  um para propulsão e outro para geração, separados. Com essa combinação, o sistema pode rodar em três modos de uso: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive, selecionados automaticamente de forma a obter a melhor eficiência energética possível. O modo EV Drive permite o uso 100% elétrico e zero emissão de poluentes. Já o modo híbrido, o motor a gasolina faz o papel de um gerador de energia, que alimenta o motor elétrico, enquanto o excesso de energia produzido é convertido em carga para o sistema de baterias de íons de lítio. Já no modo Engine Drive, o motor transmite diretamente para as rodas tendo ainda a possibilidade de uma potência adicional fornecida pelo motor elétrico.