Nascido no Ceará para ser
off-road raiz, o Troller T4 se apresenta com novidades para 2019
Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Troller
Pode-se até tentar, mas quem
nasceu para meter o pé na lama não se contenta com aquele asfalto Nutella que
não traz nada de emoção para quem procura uma saudável vida no campo ou na
praia, encarando desafios, até mesmo aqueles de subir paredes.
Off-Road não tem meio termo, ou é
ou fica querendo ser, existem modelos que são até bem intencionados, mas existe
o Troller, que coloca todo mundo no
chinelo e acaba com a discussão. Eu fui gentilmente convidado pela Ford (sim, ela é a fabricante!) para
conhecer a versão 2019 do T4 e um
modelo conceito, ambos vão estar no Salão
do Automóvel na semana que vêm, mas já tive a oportunidade de experimentar
um pouco do doce veneno que esses viciantes carros proporcionam.
Tudo na verdade se resume a
estrutura e mecânica fortes, a carroceria em moldada em compósito especial que
é resistente ao impacto e corrosão, isso tudo depois e coberto com uma “casca”, a grosso modo e para você
entender melhor, é como colocar as calças no Hulk.
A parte mecânica é composta pelo motor
Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com 200 cv de potência, 470 Nm de
torque, injeção a alta pressão, turbocompressor de geometria variável, transmissão
manual de seis velocidades, comando eletrônico de tração (4X2, 4X4 High e 4X4
Low), diferencial traseiro autoblocante com sistema Trac-Lock, freio a disco
nas quatro rodas com ABS e EBD e direção hidráulica. Esse conjunto permite ao Troller T4 superar com aclives de até
45 graus e atravessar áreas alagadas de até 800 milímetros de
profundidade sem precisar do Snorkel.
E como se trata de um carro sem
muita frescura, ele apresenta duas novidades até certo ponto “suaves” e que só ajudam a melhorar o que
já é bom. A primeira diz respeito a aparência, são duas novas cores perolizadas
(vermelho Toscana e cinza Moscou) que se juntam a outras sete que já fazem
parte do portifólio.
A outra é a exclusiva central
multimídia JBL Harmann CP100, com tela 6,5 polegadas
sensível ao toque, nela está incluído rádio AM/FM, conexão Bluetooth, comandos
de voz, entrada USB, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, têm dois
pré-amplificadores de linha, câmera de ré opcional e pode receber atualizações
via USB.
Mas ele é valente mesmo? Pois é,
fizemos um Test Drive por uma trilha na região de Cabreúva, interior de São Paulo,
onde subidas, descidas, barro e até um lago foram transpostos pelo Troller T4 sem muito esforço e sem
susto para os ocupantes. A força do conjunto mecânico garante que você só vai
ficar parado em apuros se realmente quiser.
A Troller vai apresentar também no Salão o conceito TX4, é uma visão futurista do Off-Road
que alia uma série de combinações de cores e equipamentos para aventuras mais
radicais.
O Troller T4 tem uma linha de acessórios originais com mais de 100 itens (snorkel,
guincho, pára-choques de aço, pneus lameiros, estribos de aço, bagageiro, protetores,
etc...), vem com rodas de alumínio de 17 polegadas e pneus
265/65 R 17, teto solar duplo, aerofólio traseiro, bagageiro com barras
tranversais ajustáveis, estribos laterais integrados, faróis de neblina, espelhos
retrovisores elétricos, pára-choque com pontas removíveis, protetor frontal
integrado, computador de bordo com sete funções, ar condicionado automático,
bancos ergonômicos, ufa, a lista continua e é bem grande.
O novo Troller T4 2019 tem preço sugerido de R$133.706 com pintura sólida
e R$134.546 com pintura metálica ou perolizada, 3 anos de garantia, Assistência
Troller e de quebra você ainda pode
fazer parte da Copa Troller, o
segundo maior rali de regularidade do Brasil e que tem espaço para todos. É para
encarar, desafios são feitos para serem superados, motivo e carro você já têm!
Ficha Técnica
0 Comentários