Nascido no Ceará para ser off-road raiz, o Troller T4 se apresenta com novidades para 2019

Texto: Eduardo Abbas
Fotos: Troller

Pode-se até tentar, mas quem nasceu para meter o pé na lama não se contenta com aquele asfalto Nutella que não traz nada de emoção para quem procura uma saudável vida no campo ou na praia, encarando desafios, até mesmo aqueles de subir paredes.


Off-Road não tem meio termo, ou é ou fica querendo ser, existem modelos que são até bem intencionados, mas existe o Troller, que coloca todo mundo no chinelo e acaba com a discussão. Eu fui gentilmente convidado pela Ford (sim, ela é a fabricante!) para conhecer a versão 2019 do T4 e um modelo conceito, ambos vão estar no Salão do Automóvel na semana que vêm, mas já tive a oportunidade de experimentar um pouco do doce veneno que esses viciantes carros proporcionam.


Tudo na verdade se resume a estrutura e mecânica fortes, a carroceria em moldada em compósito especial que é resistente ao impacto e corrosão, isso tudo depois e coberto com uma “casca”, a grosso modo e para você entender melhor, é como colocar as calças no Hulk.


A parte mecânica é composta pelo motor Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com 200 cv de potência, 470 Nm de torque, injeção a alta pressão, turbocompressor de geometria variável, transmissão manual de seis velocidades, comando eletrônico de tração (4X2, 4X4 High e 4X4 Low), diferencial traseiro autoblocante com sistema Trac-Lock, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e direção hidráulica. Esse conjunto permite ao Troller T4 superar com aclives de até 45 graus e atravessar áreas alagadas de até 800 milímetros de profundidade sem precisar do Snorkel.


E como se trata de um carro sem muita frescura, ele apresenta duas novidades até certo ponto “suaves” e que só ajudam a melhorar o que já é bom. A primeira diz respeito a aparência, são duas novas cores perolizadas (vermelho Toscana e cinza Moscou) que se juntam a outras sete que já fazem parte do portifólio.


A outra é a exclusiva central multimídia JBL Harmann CP100, com tela 6,5 polegadas sensível ao toque, nela está incluído rádio AM/FM, conexão Bluetooth, comandos de voz, entrada USB, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, têm dois pré-amplificadores de linha, câmera de ré opcional e pode receber atualizações via USB.


Mas ele é valente mesmo? Pois é, fizemos um Test Drive por uma trilha na região de Cabreúva, interior de São Paulo, onde subidas, descidas, barro e até um lago foram transpostos pelo Troller T4 sem muito esforço e sem susto para os ocupantes. A força do conjunto mecânico garante que você só vai ficar parado em apuros se realmente quiser.


A Troller vai apresentar também no Salão o conceito TX4, é uma visão futurista do Off-Road que alia uma série de combinações de cores e equipamentos para aventuras mais radicais.


O Troller T4 tem uma linha de acessórios originais com mais de 100 itens (snorkel, guincho, pára-choques de aço, pneus lameiros, estribos de aço, bagageiro, protetores, etc...), vem com rodas de alumínio de 17 polegadas e pneus 265/65 R 17, teto solar duplo, aerofólio traseiro, bagageiro com barras tranversais ajustáveis, estribos laterais integrados, faróis de neblina, espelhos retrovisores elétricos, pára-choque com pontas removíveis, protetor frontal integrado, computador de bordo com sete funções, ar condicionado automático, bancos ergonômicos, ufa, a lista continua e é bem grande.


O novo Troller T4 2019 tem preço sugerido de R$133.706 com pintura sólida e R$134.546 com pintura metálica ou perolizada, 3 anos de garantia, Assistência Troller e de quebra você ainda pode fazer parte da Copa Troller, o segundo maior rali de regularidade do Brasil e que tem espaço para todos. É para encarar, desafios são feitos para serem superados, motivo e carro você já têm!


Ficha Técnica