• O piloto da Ferrari Kimi Raikkonen venceu o GP dos EUA, foram três estratégias diferentes nas três primeiras posições;
  • Max Verstappen usa uma excelente estratégia para largar em 18º e chegar em segundo;
  • A maioria dos pilotos optou por uma única parada, mas duas e três paradas também foram usadas.
Texto e fotos: Pirelli

Kimi Raikkonen, da Ferrari, venceu o Grande Premio Pirelli United States Grand Prix, com os três primeiros colocados chegando com menos de três segundos de diferença e usando três estratégias de pneus muito diferentes.


Enquanto Raikkonen venceu a corrida partindo do segundo lugar do grid, usando uma estratégia Ultrasoft / Soft, Lewis Hamilton foi o único dos primeiros a fazer duas paradas. Ele começou a corrida com Supersoft, fez uma parada antecipada na 11ª volta sob um Safety Car virtual para pneus Soft. Mas depois de se esforçar para recuperar a liderança, ele foi forçado a parar novamente para colocar mais um jogo de Soft a 20 voltas do final, o que lhe custou a conquista antecipada do campeonato. No entanto, outra estratégia foi usada por Max Verstappen, da Red Bull, que largou em 18º no grid e conseguiu chegar no segundo lugar ao final da corrida. Isso graças a escolha de largar com o composto Soft, ele trocou pelo Supersoft, que era mais rápido, mais perto do final da corrida.


Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Parabéns ao Kimi Raikkonen por uma vitória brilhante, depois de ter controlado um dos GPs mais disputados dos últimos anos, onde a estratégia de pneus desempenhou um papel importante. Havia quatro estratégias diferentes nos quatro primeiros colocados, com a corrida também influenciada pela parada antecipada de Lewis Hamilton sob o Safety Car virtual, já que sua equipe optou por adotar a tática oposta a de Raikkonen. Isso colocou Hamilton em uma estratégia muito diferente para aqueles ao seu redor, que culminou em um final extremamente emocionante. Com a corrida a seco limitada na sexta-feira, as equipes não tiveram uma visão completa sobre desgaste e degradação de pneus, o que, sem dúvida, contribuiu para a excitação e a imprevisibilidade de hoje. Apesar desta desvantagem, todos os três compostos tiveram um desempenho forte e muito consistente”.

Comportamento dos pneus durante a corrida

Stints por piloto