Algumas das melhores experiências gastronômicas da Nova Zelândia estão no novo guia Ultimate Eatlist do Lonely Planet

Texto e fotos: Tourism New Zealand

Em seu novo guia Ultimate Eatlist, a renomada publicação de viagens Lonely Planet lista o crayfish - uma variação da lagosta e especialidade neozelandesa – como a sétima melhor experiência gastronômica do mundo, à frente da pizza em Nápoles, na Itália. No total, a Nova Zelândia aparece seis vezes na lista, que ranqueia 500 experiências gastronômica em todo o mundo.


Além do crayfish, estão: whitebait fritters, bolinho de peixe (54ª posição); hangi, refeição típica do povo Maori na qual a comida é cozida em um buraco dentro da terra (304ª); o Festival de Comida Selvagem de Hokitika (346ª); o mel de manuka (438ª); e a pavlova neozelandesa, que aparece na mesma posição da australiana (429ª).

Saiba onde encontrar as 6 melhores experiências gastronômicas na Nova Zelândia


Crayfish - Kaikoura recebeu este nome por causa do crayfish e é a escolha mais óbvia na hora de experimentar esta delícia local. Procure pela Kaikoura Seafood BBQ, uma van estacionada à beira-mar que serve o crayfish exatamente como deve ser: cozido na hora, acompanhado de limão, uma porção de pão e manteiga.


Whitebait fritters - Durante a temporada, podem ser encontradas em toda a Nova Zelândia. No entanto, nenhuma é melhor do que a da Curly Tree Whitebait, na Costa Oeste da Ilha Sul.


Hangi – O hangi é o tradicional método de cozinhar dos Maoris, o povo indígena da Nova Zelândia. Carnes de porco, frango ou carneiro são cozidas junto com vegetais como repolho, batata e kumara, a versão local da batata doce. A comida é cozida em cestos que são colocados em pedras quentes, cobertas por um pano molhado e por terra, que mantém o calor ao redor da comida. O resultado é uma refeição com sabor defumado que faz jus à ideia de que coisas boas levam tempo. Para um autêntico hangi, visite a Nativ Connectionz, em Whakatane.


Festival de Comida Selvagem de Hokitika – O Hokitika Wildfoods Festival é uma celebração anual das comidas mais estranhas (e deliciosas) da Nova Zelândia. Experimente os huhu grubs (larvas de besouros), caracóis e as chamadas mountain oysters, apelido dado aos testículos de ovelha. Um festival fantástico para os foodies mais aventureiros.


Mel de manuka – Muito saudável, o mel de manuka é um souvenir muito popular entre os visitantes da Nova Zelândia. Conheça a Comvita, na região de Bay of Plenty, para ver como o mel é feito e experimentá-lo.


Pavlova – Os australianos dirão se tratar de uma especialidade deles, mas os neozelandeses discordam. A pavlova feita de marshmallow e merengue, coberta por creme e frequentemente enfeitada com pedaços de kiwi e morango, é uma das melhores receitas do país. É possível comprá-la em qualquer supermercado neozelandês.