Convidamos você a visitar os lugares relacionados com a singular arquitetura de secessão de Dušan Jurkovič, que este ano faria 150 anos
Texto e fotos: Escritório de Turismo da República Tcheca
As obras do arquiteto eslovaco Dušan Jurkovič destacam-se à primeira vista. Por suas cores marcantes, mosaicos e elementos cerâmicos, você saberá que é um trabalho desse arquiteto. Todas as suas obras têm um estilo peculiar que reflete uma grande influência da arquitetura popular.
Visitando o spa Luhačovice
Para encontrar as obras do arquiteto Dušan Jurkovič (1868-1947), primeiro de tudo, você deve visitar a maior cidade - spa na Morávia, que é Luhačovice. Precisamente aqui Jurkovič assumiu a tarefa de compor a concepção urbana geral do balneário e ele mesmo também elaborou os projetos para 14 trabalhos. Nem todos foram preservados, no entanto, os principais podem ser vistos, com toda a sua beleza original.
Primeiro, Jurkovic começou a reconstruir a casa de Jan (agora a casa de Jurkovič) que hoje está entre os lugares mais procurados pelos hóspedes para seus tratamentos durante a estadia no balneário. A cozinha foi reconstruída em um chalé chamado Chaloupka, onde o piso térreo de alvenaria foi combinado com a superestrutura de madeira com varandas e telhado com clarabóias e frontões quebrados.
Enquanto caminhar pela cidade, não deixe de visitar as villas Jestrabi e Valaská, Slunecni lázně ou Hudebni pavilion (sala de música) no parque do balneário.
Obras de madeira e o singular caminho da cruz
Você quer ver uma verdadeira jóia? Visite Pustevny, nas montanhas Moravskoslezské Beskydy perto Radhošťa, 1.018 metros acima do nível do mar. Pustevny é caracterizado por construções de madeira no estilo popular no final do século 19, de acordo com o projeto Dušan Jurkovič. Libušín e Maměnka são os mais conhecidos. Ambos foram construídos em 1898. São obras feitas de troncos de madeira no estilo de secessão, com ricas decorações tão características da região de Valaca e da arquitetura popular eslava em geral. O Libušín, infelizmente, foi destruído por um incêndio que eclodiu em março de 2014 e agora está em reconstrução.
Em Rožnov pod Radhoštěm você pode andar ao longo do caminho onde você vai saber porque o arquiteto Dušan Jurkovič tem o apelido de "poeta de madeira". A parte do caminho que se refere a Jurkovič irá levá-lo para Karlův kopec (a colina de Carlos) onde o mirante Jurkovič está localizado. O famoso arquiteto projetou no ano de 1896; no entanto, o mirante foi construído 116 anos depois. A altura do ponto de vista é de 32 metros e a plataforma de visualização mais alta é de 19 metros.
Graças a Dušan Jurkovič, o local de peregrinação Svatý Hostýn destaca-se pela sua forma única de cruz. Esta estrada faz fronteira com treze capelas de madeira, decoradas de maneira extraordinária a nordeste da Basílica de Nossa Senhora da Assunção.
Conheça a aldeia de Jurkovič
Em Nové Město nad Metují há também uma obra de Jurkovič. O palácio foi erguido em 1501 e reconstruído várias vezes, a última delas por Dušan Jurkovič no período 1909 - 1915. O antigo pátio agropecuário foi reconstruído no parque floral e o jardim adjacente com seus terraços foi submetido a reconstrução total. Para facilitar o acesso do terraço superior ao parque floral com uma fonte, Dušan Jurkovič ordenou a construção de uma ponte de madeira com telhado no lugar da velha ponte. Agora parece uma ponte fabulosa.
Na rua Jana Nečase, em Brno-ovabovřesky, você encontrará algo único. Desde 1906 aqui está a villa Dušan Jurkovič que constitui um dos monumentos mais marcantes da arquitetura de secessão em Brno. Hoje a vila é administrada pela Galeria Morávia. Aqui você pode ver, entre outras coisas, a exposição permanente de Dušan Jurkovič chamada O Arquiteto e sua Casa. Até 28 de outubro de 2018 você pode ver a exposição chamada Na pele de Dušan Jurkovič.
0 Comentários