• O piloto da Mercedes Lewis Hamilton vence em Monza com estratégia de uma parada para troca de Supersoft – Soft;
  • Uma parada também para a maioria dos pilotos, só Vettel foi uma das exceções com duas paradas após o acidente na primeira volta.
Texto e fotos: Pirelli

Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio da Itália depois de partir da 3ª posição no grid com uma estratégia de uma parada e um bom gerenciamento dos pneus. O piloto da Mercedes começou com o Supersoft (o composto usado também por Raikkonen para obter a volta mais rápida na história da Fórmula 1 na classificação) antes de passar para o Soft na volta 28.


Depois de um contato com Sebastian Vettel nos primeiros segundos da corrida, Hamilton terminou a primeira volta na segunda posição atrás de Kimi Raikkonen, fazendo um primeiro stint mais longo que o finlandês que apostou nos pneus macios na 20ª volta. Após o pit stop, Hamilton é devolvido atrás em Raikkonen mas ele conseguiu tirar o melhor dos pneus e ultrapassa-lo nas últimas voltas, enquanto o piloto da Ferrari teve um dos pneus mais desgastados. Vettel, que na primeira volta caiu para último conseguiu se recuperar e chegar na 4ª posição graças a uma estratégia Supersoft - Soft -Supersoft em duas paradas. Depois da chuva na sexta-feira e no sábado, a corrida foi realizada em condições secas, com temperaturas mais altas do que nos últimos dias, o que acrescentou outro elemento a estratégia.


Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: “Hoje as equipes correram em condições completamente diferentes em relação ao restante do fim de semana, com temperaturas ambiente e do asfalto mais altas. Como resultado, eles precisaram manter uma abordagem flexível em relação à estratégia, dada a falta de dados representativos em condições secas. A mais utilizada foi a que teve uma parada, com um manejo correto dos pneus e apesar das cargas as quais estão sujeitos nesta pista. Lewis Hamilton conseguiu administrar melhor suas passagens, fazendo seu único pit stop depois dos rivais diretos e superando Raikkonen nos estágios finais da corrida”.

Comportamento dos pneus durante a corrida


Stints por piloto


Resultados e Campeonatos