A pista mais longa e mais épica do calendário
Texto e fotos: Pirelli
Inicialmente, pode parecer que os compostos selecionados para o Grande Prêmio da Bélgica (Médio, Soft e Supersoft) são um estágio mais duro que as escolhas feitas para a mesma corrida no ano passado (Soft, Supersoft e Ultrasoft). Mas não é o caso, uma vez que os compostos de 2018 são um nível mais macio que seus equivalentes em 2017. Assim, na verdade, a seleção é exatamente a mesma. A razão para manter a nomeação, mesmo com a performance superior dos carros deste ano, se deve às características únicas de Spa-Francorchamps. Apesar de ser a pista mais longa do ano, com curvas que fazem com que muita energia passe pelos pneus, os compostos selecionados no ano passado provaram ser a escolha correta para esse circuito épico.
Os três compostos selecionados
O circuito do ponto de vista do pneu
- Spa é muito conhecida por seu clima variável. A pista tem 7,004 quilômetros de extensão, o que faz com que possa estar chovendo em parte do circuito e seco em outra. Da mesma forma, pode fazer muito sol nessa época do ano.
- O estresse sobre os pneus vem de todas as direções em Spa. Há pressões laterais, longitudinais e verticais, uma vez que os pilotos lidam com as famosas descida e subida da Eau Rouge, com altas velocidades e cargas verticais extremas.
- Os pilotos fizeram uso total dos três compostos selecionados, com alguns escolhendo a mesma quantidade do composto mais duro (Médio) e do composto mais macio (Supersoft).
- No ano passado, a estratégia vencedora foi a de duas paradas, mas isso foi influenciado pela entrada tardia de um safety car (o que não é incomum em Spa), que propiciou um pit stop “livre”.
Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Houve uma interessante variação na escolha de pneus para Spa. As equipes fizeram seleções bem diferentes umas das outras. Isso pode levar a uma ampla variedade de estratégias, principalmente por Spa ser uma pista com boas oportunidades de ultrapassagens. Mas é muito difícil fazer previsões em Spa, especialmente no que se refere ao clima. Assim, as equipes terão que reagir às circunstâncias conforme elas se apresentarem. Para os pneus, não é uma corrida fácil. Apesar disso, fizemos uma nomeação de pneus agressiva no ano passado. A corrida mostrou que essa decisão foi acertada, então usaremos a mesma nomeação novamente, ainda que os compostos tenham outros nomes.”
Detalhes da pista
Pneus selecionados até o momento
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