• Pista molhada durante o primeiro treino livre e a segunda sessão interrompida enquanto Sebastian Vettel é o mais rápido do dia pela Ferrari, com apenas pouco mais de uma hora de ação em pista seca;
  • Todos os cinco compostos disponíveis pela Pirelli foram utilizados hoje: Wet, Intermediate, Médio, Soft e Supersoft;
  • Condições instáveis do clima e atrasos tornam difícil coletar informações relevantes com o clima ainda incerto para o restante do fim de semana.
Texto e fotos: Pirelli

Condições de chuva e temperaturas baixas caracterizaram o primeiro treino livre do GP da Itália, em Monza, nesta sexta-feira, antes que o tempo melhorasse para a segunda sessão durante o período da tarde. Nela, no qual o piloto da Ferrari, Sebastian Vettel, foi o mais rápido usando o pneu P Zero Red Supersoft. Um longo atraso, no entanto, devido ao grande acidente de Marcus Ericsson no início do FP2, fez com que os pilotos tivessem apenas um pouco mais de uma hora de pista seca disponível para os testes. A condição variada do clima significou que toda a gama de pneus Pirelli disponível acabou sendo usada, com as equipes capazes de obter uma primeira leitura em todos os compostos. Com o funcionamento dos slicks limitados apenas ao período da tarde, é difícil dizer, exatamente, as taxas de desgaste e degradação – e como a diferença de desempenho entre os compostos – será.


Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Do ponto de vista da coleta de dados, não foi um dia fácil, já que os pilotos tiveram apenas uma hora mais ou menos parar correr em pista seca sem interrupções. Isto significa que as equipes tinham que ajustar suas estratégias e comprimir seus programas a fim de maximizar esse período de tempo, especialmente porque as condições esperadas para o fim de semana ainda são incertas. No FP1, as equipes foram capazes de trabalhar no ponto de cruzamento entre pneus para uso em pista molhada e seca, enquanto no FP2 fizeram alguns longos períodos de voltas em sequência, apesar do período de bandeira vermelha, para entender a diferença entre os compostos".

*Os números acima dão o total de quilômetros percorridos durante os dois treinos livres com todos os pilotos combinados.
** Por composto, todos os pilotos combinados.

Pressões mínimas para a largada e limites de cambagem