- Sebastian Vettel faz a pole com a ferrari usando P Zero Purple Ultrasoft, o composto mais comum na classificação;
- Com a pista muito molhada na sessão FP3, o treino serviu para secar o traçado;
- A estratégia de corrida depende das condições do tempo, um Pit Stop deve ser a escolha mais provável.
Texto e fotos: Pirelli
Um dia de clima misto em Hockenheim acrescentou mais pontos de interrogação a um circuito que as equipes não estão familiarizadas, a última corrida aconteceu em 2016 com uma especificação diferente de carros e pneus mais estreitos.
Depois do calor de ontem, esta manhã choveu muito e as temperaturas do asfalto caíram muito durante o FP3 e na classificação. Durante o Q1 e Q3 todos os pilotos usaram apenas pneus Ultrasoft, Max Verstappen (Red Bull) e Fernando Alonso (McLaren) foram os únicos a optar por uma estratégia diferente usando os Soft no início do Q2 até a sessão ser interrompida por uma bandeira vermelha faltando sete minutos para o encerramento. No fim, ambos marcaram seus melhores tempos com Ultrasoft, o que significa que todos os top 10 começarão com este composto amanhã, liderados por Sebastian Vettel da Ferrari, cujo tempo foi três segundos mais rápido que a pole em 2016. Com esse resultado, ele se torna o único piloto a conquistar o prêmio Pirelli Pole Position cinco vezes este ano.
Mario Isola, gerente mundial de Motorsport da Pirelli: "Todos os pilotos embarcaram na sessão de classificação de hoje sem o benefício dos dados representativos que normalmente são coletados no FP3 no sábado pela manhã por causa das condições muito úmidas da pista. Com a secagem do asfalto as equipes de ponta conseguiram um desempenho muito melhor do que o FP2, graças as temperaturas do asfalto 20 graus mais baixas que ontem. Nessas condições, o Ultrasoft P Zero Purple funcionou melhor, contribuindo para uma pole position com velocidade superior a 3 segundos em relação a 2016: um resultado notável, também dada a volta mais curta. A estratégia para a corrida dependerá em parte da degradação do Ultrasoft e das diferentes temperaturas possíveis, mas deve ser direcionada para um único pit stop. Todos os três compostos podem ser considerados na formulação da estratégia".
Como os pneus se comportaram hoje
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