O evento "NĂ³s Somos o TrĂ¢nsito" na 3M conscientiza sobre importĂ¢ncia da segurança viĂ¡ria

Texto: Eduardo Abbas / 3M
Fotos: 3M / Arquivo

A vida Ă© um sopro, cuidar de quem amamos e respeitamos faz parte do instinto mais primitivo que trazemos de nossos ancestrais desde o tempo das cavernas mas, e sempre existe um mas, por algum motivo desconhecido, no sĂ©culo que mais evoluĂ­mos em tecnologia foi o mesmo que regredimos em sentimentos e amor ao prĂ³ximo. As guerras sangrentas que ceifaram milhões de vidas hoje parecem insignificantes se compararmos com a imensa quantidade de pessoas que sofrem algum tipo de ferimento ou morrem pela simples falta de noĂ§Ă£o de que a mĂ¡quina Ă© mais forte que o homem, principalmente se for um Homo Sapiens que estiver no comando.


Vivemos uma epidemia de dimensões globais, o Brasil, segundo dados da OMS, Ă© o quarto paĂ­s do mundo com maior nĂºmero de fatalidades no trĂ¢nsito, sĂ£o cerca de 45 mil mortes no paĂ­s de acordo com o IPEA (2015) e os prejuĂ­zos materiais chegam a mais de R$ 50 bilhões por ano sĂ³ por causa do trĂ¢nsito. Isso falando apenas de uma parte do problema, existe ainda a perda de produĂ§Ă£o do acidentado (43%), o aumento de custo e investimento na saĂºde para cuidar destes casos, que muitas vezes deixam sequelas para o resto da vida.


O sinal de alerta tocou e empresas conscientes resolveram investir em prevenĂ§Ă£o, a 3M do Brasil realizou o evento "NĂ³s Somos o TrĂ¢nsito", na sede em SumarĂ©-SP, e eu gentilmente fui convidado para participar e conhecer mais profundamente esse caos urbano. A empresa tem como principio aplicar a ciĂªncia para melhorar vidas diariamente, conta com mais de 55 mil itens de produtos inovadores, tĂªm cinco fĂ¡bricas instaladas no Estado de SĂ£o Paulo e 3.500 funcionĂ¡rios em todo grupo.


Mas um drama pessoal serviu de combustĂ­vel para a empresa se empenhar fortemente na conscientizaĂ§Ă£o e prevenĂ§Ă£o dos chamados acidentes, que se pararmos para pensar, na maioria das vezes nĂ£o podem assim ser considerados, a interferĂªncia humana Ă© fundamental nestas ocorrĂªncias. Foi importante saber que Hernan Railef, diretor de Segurança & GrĂ¡ficos da 3M, Ă© um dos maiores incentivadores desta campanha anual chamada “Maio Amarelo”, ele viveu na pele o que Ă© perder parentes e amigos em acidentes de trĂ¢nsito.


Para Hernan, “o investimento em segurança nĂ£o Ă© desperdĂ­cio, Ă© necessĂ¡rio, gastar em prevenĂ§Ă£o garante que vocĂª vai gastar muito menos em tratamento, inclusive psicolĂ³gico. Precisamos dar um basta nessa guerra que faz suas vĂ­timas silenciosamente”.


A programaĂ§Ă£o incluiu uma palestra de JosĂ© AurĂ©lio Ramalho, presidente do ObservatĂ³rio Nacional de Segurança ViĂ¡ria, como parte da iniciativa permanente 3M Mobiliza, idĂ©ia que fez um alerta aos funcionĂ¡rios da empresa sobre necessidade da mudança de atitude e conscientizaĂ§Ă£o para promoĂ§Ă£o da segurança viĂ¡ria. Ele reforçou a importĂ¢ncia de deixar de lado o celular enquanto dirige, ultrapassar um sinal vermelho, nĂ£o dar seta, ultrapassagem em local proibido e andar sem cinto de segurança. "No Brasil morre uma pessoa por acidente de trĂ¢nsito a cada 12 minutos e uma fica sequelada a cada minuto. É preciso mudar nossa atitude para salvar vidas".


JĂ¡ Paula Abreu, gerente de negĂ³cios da divisĂ£o de Segurança no TrĂ¢nsito da 3M, explicou que o "3M Mobiliza" oferece um programa de formaĂ§Ă£o e educaĂ§Ă£o para profissionais envolvidos com a segurança no trĂ¢nsito, segundo ela "acreditamos que um trĂ¢nsito mais seguro pode ser realidade no Brasil e que a tecnologia em sinalizaĂ§Ă£o viĂ¡ria tem papel fundamental na contribuiĂ§Ă£o para a reduĂ§Ă£o dos Ă­ndices de acidentes".


Em 2012, a 3M do Brasil se tornou uma Empresa Laço Amarelo.  Isso significa que conduz e apĂ³ia a realizaĂ§Ă£o de diversas ações de conscientizaĂ§Ă£o em prol de um trĂ¢nsito seguro. Dentre os cinco pilares propostos pela ONU para atuaĂ§Ă£o, a 3M pode contribuir diretamente com dois deles com seus conhecimentos e soluções: o de segurança na infraestrutura da via e o de veĂ­culos. Contudo, tambĂ©m apĂ³ia os outros trĂªs pilares: o da educaĂ§Ă£o dos usuĂ¡rios, o da gestĂ£o da segurança (fiscalizaĂ§Ă£o) e o do atendimento Ă s vĂ­timas.


O tema do trĂ¢nsito tambĂ©m Ă© foco de atenĂ§Ă£o interna da 3M. Por isso, seus funcionĂ¡rios nĂ£o ficam de fora. Desde 2015, a companhia realiza ações institucionais do Maio Amarelo para a conscientizaĂ§Ă£o sobre a importĂ¢ncia de uma conduta segura no trĂ¢nsito.


O mĂªs de maio jĂ¡ ficou para trĂ¡s, que ele sirva apenas como referencia e lembrança diĂ¡ria do que devemos fazer para prevenir catĂ¡strofes como as que estamos vivendo nos dias de hoje. É incrĂ­vel como no sĂ©culo XXI os atuais habitantes do planeta ainda nĂ£o se deram conta de que nossas ações geram reações, dependendo das nossas, as conseqĂ¼Ăªncias podem ser boas ou mĂ¡s, Ă© sĂ³ escolher, ou vivemos para contar para os filhos e netos ou vamos apenas ser uma lembrança em uma tarde fria de inverno. Sim, temos escolhas!