O evento "NĂ³s Somos o
TrĂ¢nsito" na 3M conscientiza sobre importĂ¢ncia da segurança viĂ¡ria
Texto: Eduardo Abbas / 3M
Fotos: 3M / Arquivo
A vida Ă© um sopro, cuidar de quem
amamos e respeitamos faz parte do instinto mais primitivo que trazemos de
nossos ancestrais desde o tempo das cavernas mas, e sempre existe um mas, por
algum motivo desconhecido, no sĂ©culo que mais evoluĂmos em tecnologia foi o
mesmo que regredimos em sentimentos e amor ao prĂ³ximo. As guerras sangrentas que ceifaram milhões de vidas hoje parecem insignificantes se compararmos com a
imensa quantidade de pessoas que sofrem algum tipo de ferimento ou morrem pela
simples falta de noĂ§Ă£o de que a mĂ¡quina Ă© mais forte que o homem, principalmente
se for um Homo Sapiens que estiver no comando.
Vivemos uma epidemia de dimensões
globais, o Brasil, segundo dados da OMS, Ă© o quarto paĂs do mundo com maior
nĂºmero de fatalidades no trĂ¢nsito, sĂ£o cerca de 45 mil mortes no paĂs de acordo
com o IPEA (2015) e os prejuĂzos
materiais chegam a mais de R$ 50 bilhões por ano sĂ³ por causa do trĂ¢nsito. Isso
falando apenas de uma parte do problema, existe ainda a perda de produĂ§Ă£o do
acidentado (43%), o aumento de custo e investimento na saĂºde para cuidar destes
casos, que muitas vezes deixam sequelas para o resto da vida.
O sinal de alerta tocou e empresas
conscientes resolveram investir em prevenĂ§Ă£o, a 3M do Brasil realizou o evento "NĂ³s Somos o TrĂ¢nsito", na sede em SumarĂ©-SP, e eu
gentilmente fui convidado para participar e conhecer mais profundamente esse
caos urbano. A empresa tem como principio aplicar a ciĂªncia para melhorar vidas
diariamente, conta com mais de 55 mil itens de produtos inovadores, tĂªm cinco
fĂ¡bricas instaladas no Estado de SĂ£o Paulo e 3.500 funcionĂ¡rios em todo grupo.
Mas um drama pessoal serviu de combustĂvel
para a empresa se empenhar fortemente na conscientizaĂ§Ă£o e prevenĂ§Ă£o dos chamados
acidentes, que se pararmos para pensar, na maioria das vezes nĂ£o podem assim
ser considerados, a interferĂªncia humana Ă© fundamental nestas ocorrĂªncias. Foi importante saber que Hernan Railef, diretor de
Segurança & GrĂ¡ficos da 3M, Ă© um
dos maiores incentivadores desta campanha anual chamada “Maio Amarelo”, ele viveu na pele o que Ă© perder parentes e amigos em acidentes
de trĂ¢nsito.
Para Hernan, “o investimento em segurança
nĂ£o Ă© desperdĂcio, Ă© necessĂ¡rio, gastar em prevenĂ§Ă£o garante que vocĂª vai
gastar muito menos em tratamento, inclusive psicolĂ³gico. Precisamos dar um
basta nessa guerra que faz suas vĂtimas silenciosamente”.
A programaĂ§Ă£o incluiu uma
palestra de José Aurélio Ramalho,
presidente do ObservatĂ³rio Nacional de
Segurança ViĂ¡ria, como parte da iniciativa permanente 3M Mobiliza, idĂ©ia que fez um alerta aos funcionĂ¡rios da empresa
sobre necessidade da mudança de atitude e conscientizaĂ§Ă£o para promoĂ§Ă£o da segurança
viĂ¡ria. Ele reforçou a importĂ¢ncia de deixar de lado o celular enquanto dirige,
ultrapassar um sinal vermelho, nĂ£o dar seta, ultrapassagem em local proibido e
andar sem cinto de segurança. "No
Brasil morre uma pessoa por acidente de trĂ¢nsito a cada 12 minutos e uma fica
sequelada a cada minuto. É preciso mudar nossa atitude para salvar vidas".
JĂ¡ Paula Abreu, gerente de negĂ³cios da divisĂ£o de Segurança no
TrĂ¢nsito da 3M, explicou que o
"3M Mobiliza" oferece um
programa de formaĂ§Ă£o e educaĂ§Ă£o para profissionais envolvidos com a segurança
no trĂ¢nsito, segundo ela "acreditamos
que um trĂ¢nsito mais seguro pode ser realidade no Brasil e que a tecnologia em
sinalizaĂ§Ă£o viĂ¡ria tem papel fundamental na contribuiĂ§Ă£o para a reduĂ§Ă£o dos
Ăndices de acidentes".
Em 2012, a 3M do Brasil se tornou uma Empresa Laço Amarelo. Isso significa que
conduz e apĂ³ia a realizaĂ§Ă£o de diversas ações de conscientizaĂ§Ă£o em prol de um
trĂ¢nsito seguro. Dentre os cinco pilares propostos pela ONU para atuaĂ§Ă£o, a 3M pode contribuir diretamente com dois
deles com seus conhecimentos e soluções: o de segurança na infraestrutura da
via e o de veĂculos. Contudo, tambĂ©m apĂ³ia os outros trĂªs pilares: o da
educaĂ§Ă£o dos usuĂ¡rios, o da gestĂ£o da segurança (fiscalizaĂ§Ă£o) e o do
atendimento Ă s vĂtimas.
O tema do trĂ¢nsito tambĂ©m Ă© foco
de atenĂ§Ă£o interna da 3M. Por isso,
seus funcionĂ¡rios nĂ£o ficam de fora. Desde 2015, a companhia realiza
ações institucionais do Maio Amarelo
para a conscientizaĂ§Ă£o sobre a importĂ¢ncia de uma conduta segura no trĂ¢nsito.
O mĂªs de maio jĂ¡ ficou para trĂ¡s, que ele sirva apenas como referencia e lembrança diĂ¡ria do que devemos
fazer para prevenir catĂ¡strofes como as que estamos vivendo nos dias de hoje. É incrĂvel como no sĂ©culo XXI os atuais habitantes do planeta ainda nĂ£o se deram
conta de que nossas ações geram reações, dependendo das nossas, as conseqĂ¼Ăªncias
podem ser boas ou mĂ¡s, Ă© sĂ³ escolher, ou vivemos para contar para os filhos e
netos ou vamos apenas ser uma lembrança em uma tarde fria de inverno. Sim,
temos escolhas!
0 ComentĂ¡rios