• Tecnologia Ă© marco na Ă¡rea de segurança ativa;
  • Frenagem segura para carros e motocicletas;
  • Desenvolvimento contĂ­nuo gerou evoluĂ§Ă£o do sistema e funções adicionais;
  • Pioneirismo no Brasil: empresa jĂ¡ produziu mais de seis milhões de unidades no mercado nacional.

Texto e fotos: Bosch

A Bosch, uma lĂ­der mundial no fornecimento de tecnologia e serviços, comemora os 40 anos do inĂ­cio da produĂ§Ă£o em sĂ©rie do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS). A introduĂ§Ă£o do primeiro ABS do mundo em carros de passeio foi realizada pela empresa em 1978 e tornou-se um marco na Ă¡rea de segurança ativa. No entanto, as pesquisas da Bosch com foco em prevenir o travamento das rodas começaram muito antes – no inĂ­cio do sĂ©culo 20 – e a primeira patente do sistema foi registrada em 1936.


EvoluĂ§Ă£o e funções adicionais
O trabalho da engenharia da Bosch para simplificar a primeira versĂ£o do ABS seguiu ano apĂ³s ano. Em 1989, o design compacto da unidade de comando eletrĂ´nico permitiu que a mesma fosse montada diretamente no modulador hidrĂ¡ulico, o que diminuiu drasticamente o peso total do ABS geraĂ§Ă£o 2E.
Usando novas vĂ¡lvulas solenoides, foram desenvolvidas a geraĂ§Ă£o 5.0, em 1993, e nos anos seguintes as versões 5.3 e 5.7. Os principais benefĂ­cios novamente foram a reduĂ§Ă£o de peso e a incorporaĂ§Ă£o de funções adicionais, como a distribuiĂ§Ă£o eletrĂ´nica da pressĂ£o de frenagem, que substituiu a vĂ¡lvula mecĂ¢nica de corte da pressĂ£o hidrĂ¡ulica, anteriormente presente do eixo traseiro.
Em 2001, a Bosch iniciou a produĂ§Ă£o da geraĂ§Ă£o 8 do ABS, que foi modificada e melhorada por diversas vezes, possibilitando o surgimento de outras tecnologias, como o Sistema de Controle de TraĂ§Ă£o (TCS) e Programa de Estabilidade EletrĂ´nica (ESP®).
Atualmente a tecnologia estĂ¡ na geraĂ§Ă£o 9. Entre os diferenciais em relaĂ§Ă£o Ă  versĂ£o anterior estĂ£o: o sistema menor e mais leve, alĂ©m de apresentar maior capacidade de processamento e reduĂ§Ă£o da vibraĂ§Ă£o do pedal no momento da frenagem.


Linha de produĂ§Ă£o conectada
Os sistemas produzidos pela Bosch em todo o mundo sĂ£o fabricados com o mesmo padrĂ£o de qualidade por meio de uma rede internacional de desenvolvimento e fabricaĂ§Ă£o.
Isso significa que a produĂ§Ă£o de freios ABS nas 11 plantas da empresa ao redor do mundo, sendo uma delas em Campinas-SP, estĂ£o conectadas. Desta forma, as unidades fabris “se conversam” e qualquer ponto de melhoria identificado em uma planta Ă© transmitido diretamente a todas as outras. Esse processo traz uma melhoria contĂ­nua e reflete na qualidade da produĂ§Ă£o e na produtividade.


ABS no Brasil
Desde janeiro de 2014, 100% dos automĂ³veis novos vendidos no Brasil devem sair de fĂ¡brica equipados com freios ABS como item de sĂ©rie. Vale ressaltar, contudo, que em 2007 a Bosch jĂ¡ reforçava seu pioneirismo em oferecer tecnologias que visam proporcionar mais segurança e conforto aos motoristas brasileiros com a nacionalizaĂ§Ă£o do sistema. Desde entĂ£o, foram produzidos mais de seis milhões de unidades no paĂ­s.
De acordo com um estudo realizado pelo lnsurance lnstitute for Highway Safety (llHS), a utilizaĂ§Ă£o de freios ABS pode diminuir em atĂ© 37% o risco de acidentes fatais, jĂ¡ que impede o travamento das rodas em frenagens bruscas e permite que o motorista tenha total controle do volante e possa desviar de obstĂ¡culos.
O uso do ABS em motos tambĂ©m Ă© um passo importante no intuito de salvar vidas. No Brasil, a resoluĂ§Ă£o de 2014 do Conselho Nacional de TrĂ¢nsito (Contran) determinou o uso mandatĂ³rio do dispositivo nas duas rodas para motos com cilindrada maior ou igual a 300 cc e em pelo menos uma das rodas para veĂ­culos menores que 300 cc. Neste Ăºltimo caso, o fabricante pode optar ainda pelo Sistema de Freios Combinados (CBS - Combined Braking System). A adoĂ§Ă£o do sistema passou a ser realizada de forma escalonada desde o ano passado e, a partir de janeiro de 2019, 100% dos modelos comercializados no paĂ­s devem sair de fĂ¡brica seguindo a legislaĂ§Ă£o.

40 anos de ABS Bosch – linha do tempo
  • 1936: Bosch registra a patente para “o mecanismo que previne o travamento das rodas em veĂ­culo a motor”.
  • 1970: ProtĂ³tipo ABS 1 funcionou com todos as funções desejadas; contudo a durabilidade e confiança do sistema nĂ£o eram suficientes.
  • 1978: ProduĂ§Ă£o em sĂ©rie do primeiro sistema de frenagem antitravamento, ABS 2, em carros da Mercedes-Benz e, logo apĂ³s, da BMW.
  • 1981: Bosch fabrica o ABS nĂºmero 100 mil; o sistema passa a equipar tambĂ©m veĂ­culos comerciais.
  • 1985: ABS Bosch Ă© instalado nos veĂ­culos dos Estados Unidos pela primeira vez.
  • 1986: Um milhĂ£o de ABS produzidos pela Bosch.
  • 1987: Começa a produĂ§Ă£o em sĂ©rie do TCS - Sistema de Controle de TraĂ§Ă£o para carros de passeio.
  • 1988: Primeiro ABS para motocicletas Ă© lançado no mercado.
  • 1989: O ABS 2E Ă© o primeiro com a unidade de controle eletrĂ´nica montada diretamente no mĂ³dulo hidrĂ¡ulico (unidade integrada).
  • 1992: Bosch atinge a produĂ§Ă£o de 10 milhões de sistemas ABS.
  • 1993: ProduĂ§Ă£o em sĂ©rie do ABS 5.0 da Bosch.
  • 1995: ProduĂ§Ă£o em sĂ©rie do ABS 5.3 e do ABS para motocicletas. IntroduĂ§Ă£o do ESP® - Controle EletrĂ´nico de Estabilidade.
  • 1998: Bosch começa a produĂ§Ă£o do ABS 5.7.
  • 1999: 50 milhões de sistemas ABS Bosch.
  • 2001: ProduĂ§Ă£o em sĂ©rie do ABS 8.
  • 2003: 100 milhões de sistema ABS Bosch.
  • 2004: ABS Ă© equipamento de sĂ©rie em 15 paĂ­ses membros da UniĂ£o Europeia.
  • 2007: Primeira fĂ¡brica de freios ABS Ă© inaugurada no Brasil.
  • 2009: Bosch lança ABS geraĂ§Ă£o 9 para motocicletas.
  • 2014: Em Tochigi, no JapĂ£o, Bosch produz 1 milhĂ£o de ABS para motos. O ABS passa ser item obrigatĂ³rio em todos os carros zero quilĂ´metro no Brasil.
  • 2016: Bosch lança ABS geraĂ§Ă£o 10 para motocicletas.
  • 2017: ProduĂ§Ă£o nacional: 6 milhões de ABS produzidos no Brasil.
  • 2018: 40 anos do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS).